domingo, 24 de outubro de 2021

O HOLANDÊS MAIS RÁPIDO DO OESTE.

    O campeonato da F1 chega a sua fase derradeira, com seis etapas restantes, duas claramente favoráveis em teoria a Red Bull, duas favoráveis a Mercedes e duas incógnitas que serão dos GP's estreantes.
    Nos treinos, a temperatura entre Max e Hamilton subiu por conta de uma ultrapassagem, Max ficou indignado com Lewis e apontou efusivamente que era ele quem liderava o pelotão. O retrospecto extremamente vencedor da Mercedes se mostraria nas tomadas de tempo livre, mas na qualificação, Verstappen fez uma pole position inquestionável, seguido por Hamilton, Pérez e Leclerc. Bottas, punido por conta da troca de componentes perdeu cinco posições e sairia de nono colocado.

No primeiro capítulo da disputa, Max saí na frente.



    Na largada, Lewis tracionou melhor e assumiu a liderança, Max chega a sair do traçado rapidamente e só não perde o lugar por conta da camaradagem de Pérez. Apesar do pega entre Lewis e Max, não houve nenhuma tentativa concreta de ultrapassagem, aí a Red Bull parte para a estratégia e antecipa pit de Verstappen. O holandês faz a sua parte com maestria e quando Lewis para no giro catorze, é ultrapassado e fica mais de seis segundos atrás.

Lewis pula para a liderança na largada.



    Atrás o pega entre Alonso e as Alfa Romeo anima o pelotão intermediário, mas no fim o espanhol abandonaria a corrida por conta de problemas, assim como seu companheiro de equipe, Esteban Ocon. 
Voltando a disputa que realmente importa, Lewis começa a se aproximar de Max, que ao ver o rival a menos de três segundos, resolve parar nos boxes novamente. A Mercedes volta a manter Hamilton na pista, contando que com pneus mais novos o inglês voltasse com mais ação e ganhasse a corrida. A estratégia não era ruim, mas foi pouco ousada, Lewis retorna a pista faltando apenas dezoito voltas, mas com pneus duros, talvez pudesse ter colocado os pneus médios novos. 
    A perseguição começa e faltando dez giros para o fim a diferença é menor do que três segundos, contudo Verstappen tira forças da fraqueza, imprime um ritmo forte e no limite do seu carro, consegue evitar um ataque direto de Hamilton e cruza a linha de chegada em primeiro, seguido por Lewis com um pouco mais de um segundo de diferença entre eles. Pérez, bem mais atrás fecha o pódio. O resultado se prova espetacular para Max que abre treze pontos de vantagem para Hamilton, mas agora faltando apenas cinco etapas para o fim da temporada. Para a Red Bull o resultado também é bom pois consegue descontar preciosos pontos da Mercedes pelo título de construtores.
    
Max e a comemoração de uma vitória dura.



    Esse resultado significa que Lewis irá perder o campeonato? Claro que não, mas com certeza coloca as pretensões do inglês com um nível de dificuldade muito maior do que nos anos anteriores, diria até maior do que quando disputava contra Rosberg pois ambos tinham o mesmo equipamento e o talento do inglês era indubitavelmente maior do que o do alemão. Já Max, se mostra um piloto ainda mais rápido, com um carro em alguns momentos melhor do que o do inglês. 

    Amanhã as notas dos dez primeiros colocados na corrida, até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...