quarta-feira, 13 de outubro de 2021

NOTAS DA TURQUIA.

 

A etapa da F1 em Istambul Park trouxe muita emoção, muito por conta do drama dos pilotos se entravam nos boxes ou não para a troca de pneus. No fim, a etapa corou uma atuação espetacular de Bottas, que provavelmente teve nessa etapa a sua última vitória na Fórmula. Além disso, Esteban Ocon alcançou uma marca relevante, há mais de 24 anos um piloto da F1 não completava uma corrida sem pit stop, a última vez havia sido com Mika Salo, em 1997 no GP de Mônaco.

A disputa no campeonato mundial de pilotos segue em aberto, entre os principais postulantes a vantagem é de Max Verstappen com 262,5 pontos e 7 vitórias contra 256,5 e 5 vitórias de Hamilton. Já no campeonato de construtores, a vantagem é da Mercedes, até com relativa folga com seus 433,5 pontos contra 397,5 da Red Bull. A próxima etapa será daqui a dez dias em Austin, nos EUA, mais uma pista que, em tese, favorece a Mercedes.

Mas, vamos ao que interessa, as notas dadas aos pilotos pelo desempenho na corrida da Turquia.

 

1º. Bottas – 9,5

Fez o hat trick, pole position devido a punição de Hamilton, vitória e volta mais rápida. Uma de suas atuações mais convincentes, quiçá a melhor de sua carreira. Seu desempenho, apesar de modesto algumas vezes, é constante e graças a ele (quem diria), a Mercedes tem uma vantagem a mais no mundial de construtores. Mostrou quem tem lenha para queimar e vai ser útil para a Alfa Romeo, que deverá sofrer uma reestruturação na próxima temporada coma a chegada da Andretti na direção. Também chegou a 10 vitórias na categoria, um número que o coloca entre os 35 maiores vencedores da história.


 

Bottas, talvez a sua melhor corrida na F1.


2º. Verstappen – 8,0

Fez uma atuação muito boa, nada espetacular, mas o suficiente para se garantir em segundo em uma pista desfavorável aos seu carro. Sofreu após o pit stop, mas soube levar o carro sem riscos.

 

3º. Pérez – 8,0

Apesar de sempre largar mais atrás, e isso atrapalha a sua corrida e rendimento, Pérez se recuperou muito bem e finalmente conseguiu fazer o papel de escudeiro, segurando Hamilton. De quebra o mexicano ainda fez duas lindas ultrapassagens, uma sobre Hamilton por dentro no final da reta principal e uma por fora sobre Leclerc na reta oposta.

 

4º. Leclerc – 7,5

Fez uma classificação muito boa, vinha bem na corrida, mas demorou demais a ir aos boxes e perdeu a oportunidade de ir ao pódio. Ainda assim, conseguiu um resultado muito bom para a equipe de Maranello.

 

5º. Hamilton – 7,5

Fez uma corrida digna de um postulante ao título, foi se recuperando e brigando com os adversários com inteligência, mas no fim cometeu o mesmo erro de Leclerc, demorou parar nos boxes e perdeu a chance de ir ao pódio. Resmungou que gostaria de ir até o fim sem pit stop, mas a chance de ter um estouro de pneu e abandonar a prova, comprometendo e muito suas chances de título, não valiam o risco e a equipe acertou em pará-lo. Fosse a penúltima ou última etapa, que estivesse ali a chance de decisão de título, talvez o risco valesse, mas com 150 pontos em jogo, obviamente a cautela era a decisão mais sábia.

 

6º. Gasly – 7,5

Muito bem o fim de semana inteiro, sobra no carro da Alpha Tauri, ainda conseguiu pressionar Hamilton ao fim da corrida. É um baita piloto, que precisa urgentemente de um carro melhor.

 

7º. Norris – 6,0

Discreto o fim de semana inteiro, se comparado ao seu companheiro de equipe até que foi bem, mas já é sabido que a Mclaren e o próprio Norris são capazes de corridas melhores.

 

8º. Sainz – 7,5

Saiu de penúltimo para oitavo, fez uma corrida muito boa, agressiva e foi coroado como o piloto do dia. Sem dúvida um dos destaques da corrida.

 

9º. Stroll – 7,0

Conseguiu ir bem melhor do que seu companheiro de equipe, um tetracampeão na F1. Foi bem na classificação e fez uma corrida sem sustos.

 

10º. Ocon – 6,5

Completar uma corrida sem parar é um ato de coragem e talento em conservar a borracha, mesmo em um fim de semana fraco, Ocon conseguiu reunir essas duas qualidades e obter um pontinho na etapa.


O pneus super desgastado de Ocon, na iminência de estourar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...