domingo, 10 de outubro de 2021

DE AVISO PRÉVIO, BOTTAS VENCE NA TURQUIA.

    Depois de muitas incertezas sobre a realização do GP ou não, a F1 desembarca na Turquia para mais uma etapa do melhor campeonato dos últimos tempos. A sexta feira foi agitada no circuito de Istambul Park, tanto dentro quanto fora das pistas. O domínio da Mercedes foi vasto dentro das pistas, porém a equipe decide trocar componentes de seu motor e o inglês irá perder dez posições no grid de largada. Também nas pistas a Red Bull entra com uma pintura festiva em agradecimento a parceria com Honda, uma bela livery que seria exibida no GP do Japão, mas com o cancelamento decidiram colocar no GP da Turquia que substituí a etapa japonesa. Fora da pista, a compra de 80% das ações da Alfa Romeo por Michael Andretti. Com a entrada dos americanos, mudanças devem acontecer na equipe satélite da Ferrari, até mesmo a possibilidade da vinda de um piloto americano para a vaga em aberto.

O belo carro da Red Bull para homenagear a Honda.


    No sábado, o Q1 foi bem agitado por conta da garoa que caía a molhava a pista, os pilotos ficavam o tempo todo na pista buscando o melhor tempo já que as condições se alteravam minuto a minuto, apesar de ninguém utilizar os pneus intermediários, alguns pilotos sofrem um pouco com os pneus suaves. Destaques para Bottas, muito rápido na classificação, Hamilton que deve conseguir se recuperar facilmente na corrida, Verstappen que se recuperou bem após uma sexta feira difícil e Mick Schumacher que conseguiu avançar para o Q2. O destaque negativo foi a eliminação de Ricciardo, que não se encontra com a Mclaren.

    No Q2 não havia mais garoa, apesar da pista úmida, os pilotos vão para a pista com pneus médios, novamente se destaca Lewis, totalmente absoluto na liderança, Gasly em quarto muito bem foi um dos destaques e além de ambos Alonso também chama a atenção, mesmo sendo atrapalhado em sua volta fechou o Q2 em quinto.

    No Q3 a pista melhora um pouco mais, a Mercedes mostra todo o seu poder de fogo e Lewis Hamilton faz a primeira posição e o recorde do circuito. Bottas fica em segundo e fica com a pole position por conta da punição de Hamilton. Max Verstappen se aproxima das Mercedes, mas fica em terceiro. Leclerc, que estava apagado o fim de semana fica em quarto, seguido por Gasly e Fernando Alonso, fechando os seis primeiros.

    De maneira um pouco surpreendente o domingo em Istambul tem uma leve chuva, que molha a pista e bagunça as expectativas iniciais. Todos os pilotos optam por pneus intermediários na largada.

    Quando as luzes se apagam e a corrida começa Bottas se mantém na frente, seguido por Verstappen e Leclerc. Alonso acaba sendo tocado, roda, mas retorna para pista no meio do pelotão. Hamilton após uma volta, fecha na nona posição.


Largada e corrida com pista molhada equilibra as disputas.


    Na terceira volta, alguns carros já buscam partes mais molhadas da pista para manterem a temperatura ideal dos pneus. Alonso que havia perdido muitas posições acaba acertando Mick Schumacher e o faz o piloto alemão rodar. Tsunoda segura Hamilton da maneira que pode para impedir o avanço do inglês,

    Após oito das cinquenta e oitos voltas, Hamilton enquadra Tsunoda e por fora, maneira espetacular, Hamilton ultrapassa o japonês. Na volta seguinte, sem muitas dificuldades, Hamilton ultrapassa Stroll e vai para sétimo. Quem se destaca nesse momento é Carlos Sainz, que largou em penúltimo, vai enfileirando ultrapassagens e aparece no décimo primeiro lugar.

    Voando, Hamilton ultrapassa Norris e crava a melhor volta da prova até o momento. Rapidamente, volta a volta, Hamilton vai se aproximando de Gasly, que foi punido com cinco segundos pela direção de prova devido ao incidente com Alonso.

    No giro catorze, sem muita resistência, Hamilton ultrapassa Gasly e parte para a perseguição à Pérez. Na frente, Bottas abre distância para Verstappen, que realmente não tem um bom desempenho.

    A pista começa a secar, os tempos começam a abaixar um pouco, Verstappen começa a reagir e a tirar um pouco a diferença para Bottas, mas o finlandês reage. Mais atrás Sainz que já havia ultrapassado Vettel, ultrapassa Tsunoda e avança para o nono lugar.

Sainz foi um dos destaques da corrida.



    Com os pneus desgastados, as equipes ficam indecisas se chamam ou não os pilotos para os boxes. A Mclaren resolve chamar Ricciardo, que estava em décimo sétimo para colocar pneus intermediários novos e testar a parada para ver se a mesma compensa.

    Quem surpreendente também é Leclerc, estava discreto em terceiro, mas começa e baixar seus tempos, inclusive com melhor volta e se aproxima de Verstappen. Sobre Ricciardo, a tática de parar aparentemente não funcionou e o drama das equipes continua. No rádio, Sainz já pensa em fazer um pit stop para colocar pneus de pista seca.

    Com metade da corrida completada, Hamilton chega em Pérez para brigarem pela quarta posição. Na frente, Bottas começa a acelerar, abrindo mais distância e se garantir a frente quando parar nos boxes.

    Na passagem da volta trinta e dois Alonso para nos boxes, paga a sua punição de cinco segundos pelo toque em Mick Schumacher e retorna para a pista. Hamilton enquadra Pérez, buscando uma posição de ataque. O mexicano faz valer sua renovação de contratado e segura o heptacampeão no braço, recuperando a posição perdida na freada da reta principal.

    Enquanto a briga entre Hamilton e Pérez ocorre, Norris para no boxe e coloca intermediários. Faltando vinte e duas voltas para o final, Verstappen para no box, volta a frente de Pérez. Na volta seguinte, Sainz para nos boxes, perde muito tempo nos boxes com o pit, mas volta entre os dez primeiros. Os pilotos começam a parar.

    Com vinte giros para o fim, Bottas para no boxe junto com ele Pérez. Leclerc fica na pista e lidera. Vettel arrisca e coloca pneus de pista seca, que fracassa miseravelmente. Na volta seguinte, Leclerc erra e perde tempo. Hamilton também fica na pista.

    O drama aumenta com quinze voltas para o final, Hamilton e Leclerc ainda ficam na pista e acreditam que podem levar até o final sem troca. Botats vai chegando do piloto da Ferrari.

    Com onze voltas para o fim, Bottas supera Leclerc e assume a liderança. Mesmo com dificuldades, Verstappen vai se aproximando do piloto monegasco. Leclerc ao fim da volta vai para os boxes.  Leclerc volta imediatamente a frente de Pérez. E agora, somente Hamilton fica na pista com os mesmos pneus na terceira posição.

    No pelotão intermediário, Sainz supera Ocon e de quebra faz a volta mais rápida. A Mercedes após discussão chama Hamilton para os boxes a sete voltas do fim. Pela briga do terceiro lugar, Pérez faz bonita ultrapassagem sobre Leclerc. Um par de voltas depois, Hamilton enquadra o monegasco e parte para o ataque.

Pérez por fora supera Leclerc e vai para o pódio.


    Quem surpreende é Gasly, que chega rapidamente em Hamilton, e traz consigo Norris. A vida do inglês se complica no finalzinho da corrida. Faltando três giros para o fim, o francês até esboça um ataque, mas Hamilton se defende e depois consegue abrir.

    Com uma atuação fantástica, Valtteri Bottas cruza a linha de chegada e de quebra faz a volta mais rápida da prova, coroando uma atuação exuberante de um piloto muitas vezes injustiçado. Verstappen mesmo com dificuldades fecha o dia em segundo e recupera a liderança do campeonato. Fechando o pódio, Sérgio Pérez, finalmente voltando a ter papel relevante na temporada. Para os amigos internautas, Carlos Sainz foi o piloto do dia, de maneira merecida.


Bottas não esconde a felicidade após a vitória.


    É isso, daqui a duas semanas a F1 desembarca para correr nos Estado Unidos, com a disputa frenética pelo título chegando em seus derradeiros momentos. E amanhã, as notas dadas aos pilotos pelo desempenho na corrida.  

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