domingo, 26 de setembro de 2021

CEM VEZES HAMILTON NO TOPO DO PÓDIO.

 A F1 desembarca na Rússia para um GP que é certo de ter vitória da Mercedes. Em todas as edições, apenas a Mercedes venceu, com Hamilton, Bottas e Rosberg. É a corrida perfeita para Hamilton retomar a liderança do mundial e abrir vantagem na tabela. Antes de qualquer classificação, Verstappen e a Red Bull decidem trocar os componentes do carro e, por conta disso, o holandês vai largar do fundo do grid. A Mercedes e a Ferrari optam pela mesma coisa, com Bottas e Leclerc respectivamente.

A classificação nas ruas de Sochi ocorre com chuva, mas tanto o Q1, quanto o Q2 ocorrem dentro da normalidade, com os pilotos correndo com pneus intermediários. Chamou a atenção apenas as eliminações de Vettel e Gasly, que vinham bem até então. A primeira metade do Q3 ocorria normalmente, com o domínio absoluto das Mercedes, porém Russell resolve colocar os pneus slick e ir para pista, na volta seguinte outros acompanham a decisão e também calçam os pneus slick. Com o frio e a umidade, a primeira volta rápida dos pilotos é ruim, já a segunda os tempos se aproximam daqueles que estavam com intermediários, na terceira e última tentativa Russell faz a pole provisória, mostrando que sua teoria estava certa. A alegria de Russel dura pouco, logo em seguida Carlos Sainz assume a posição de honra, contudo, com a bandeira quadriculada acionada, Lando Norris leva a Mclaren e faz a pole position, a primeira da equipe na temporada e a primeira do jovem piloto inglês na carreira. Desde 2004, no GP do Brasil, não havia uma Mclaren, uma Ferrari e uma Williams nas três primeiras posições de largada. 

Norris: desempenho sensacional e pole position.

E o Hamilton? O inglês heptacampeão ao entrar nos boxes acerta o muro de leve, porém quebra a asa e demora a voltar a pista, quando tentava fazer a sua única volta rápida, Lewis erra, escapa de traseira e bate de leve no muro. A corrida que se encaminhava para um passeio, se complicava para o atual campeão.

Hamilton sofre demais na pista molhada.


Na largada, Norris vai muito bem, Sainz tenta roubar a ponta, parece que iria perder a freada, mas consegue se manter na pista e rouba a ponta.  Hamilton larga com cuidado e perde posições. Outro que largou muito bem foi Lance Stroll, pulando para o quarto lugar.

Após quatro das cinquenta e três voltas, Verstappen era décimo quinto, logo atrás de Bottas. Na frente, Sainz imprime um ritmo forte e vai abrindo na frente.

No sétimo giro, Verstappen surpreende Bottas preso no trânsito e ultrapassa o finlandês. Um par de voltas depois, Verstappen ultrapassa Gasly e o coloca entre ele e Bottas. Na frente, Norris chega em Sainz e tenta fazer a primeira investida.

Na passagem da volta onze, Leclerc e Vettel brigam ferozmente, Max chegam em ambos, Leclerc erra e Max o ultrapassa. Na frente, Norris volta a atacar Sainz ferozmente. O que chama a atenção é a manutenção do terceiro lugar de Russell, segurando um pelotão que termina com Pérez, o sétimo.

Na volta treze, Stroll vai aos boxes e retorna no pelotão que termina com Bottas. Max sofre para ultrapassar Vettel. Na frente, Norris ultrapassa Sainz. Russel na volta seguinte vai aos boxes, mais um com pneus macios para. Para azar de Russell, ele perde a posição para Stroll. Ao mesmo tempo Verstappen ultrapassa Vettel e passa a ter pista livre. Mais uma volta e Sainz vai aos boxes. Sainz consegue voltar a frente de Stroll, mas por pouco.

Com dezesseis voltas completadas, Leclerc passa a pressionar Verstappen, a Ferrari de fato tem um carro bom para essa corrida. Após a primeira rodada de pit stop, Norris é o líder, com uma boa vantagem para Ricciardo, que segura Hamilton. Verstappen aparece em sexto e responde Leclerc fazendo a melhor volta da prova.

Pressionado, Hamilton parte para o ataque em cima de Ricciardo. A diferença para Verstappen, que era de quase dez segundos, caí para menos de seis, em poucas voltas o piloto da Red Bull iria chegar no pelotão do inglês.

Com vinte voltas, Verstappen chega em Alonso, o espanhol força o ritmo para evitar o ataque e se aproxima de Pérez, que está colado em Hamilton. Enquanto a galera se mata, Norris abre doze segundos de vantagem.

Com vinte e três voltas, Ricciardo vai aos boxes, a parada é ruim, perde uns três segundos a mais do que deveria e retorna bem atrás no grid. Hamilton assume o segundo lugar, trazendo Pérez, que tem atrás de si Alonso, Verstappen e Leclerc que chega no pelotão.

Com pista livre, Hamilton faz a volta mais rápida da prova, mas em seguida é a vez de Ricciardo roubar a volta mais rápida. Lewis precisa abrir uma diferença para voltar com pista livre. Com vinte e sete voltas, metade da volta, Hamilton e Verstappen vão aos boxes. Hamilton volta em nono, atrás de Sainz e a frente de Ricciardo, já Verstappen, volta em décimo primeiro, atrás de Russell e Ricciardo.

No giro vinte e oito voltas, Norris para nos boxes, a parada é razoável, mas tranquila e volta em quarto, mas virtualmente primeiro pois os outros à frente ainda irão parar. Pérez é o líder. Atrás, Verstappen ultrapassa Russell, assume o décimo lugar. Na frente, Hamilton enquadra e ultrapassa Sainz. Mais uma volta e o inglês ultrapassa Gasly, abrindo caminho e agora vai a caça de Norris. A confusão toda fica para Max.

Com vinte e uma voltas para o fim, Hamilton faz volta mais rápida atrás de volta mais rápida, tirando quase um segundo por volta em relação a Norris. Verstappen supera Stroll e pula para nono. Finalmente Gasly vai aos boxes, deixando a briga franca e aberta entre Sainz, Ricciardo e Verstappen.

Restando dezessete voltas, Leclerc vai aos boxes, perde alguns segundos preciosos e retorna a frente de Bottas. Na volta seguinte, Pérez e Alonso vão aos boxes, o pit de Pérez é horroroso, com quase nove segundos de duração, comprometendo de vez a corrida do espanhol.

Faltando apenas quinze voltas, Alonso de pneus novos ultrapassa Verstappen, talvez a Red Bull tenha errado em chamar o holandês junto de Hamilton pois ele estava com um ritmo muito bom de pneus duros. Pérez parte para cima de Ricciardo, recuperar na pista o tempo perdido.

Com apenas dez voltas restando, Hamilton finalmente chega em Norris para brigar pela posição. Para aumentar o drama, alguns pilotos relatam pingos d’água, mas nada grave no momento. Mais um par de voltas e a chuva, bem levinha chega na pista.

Com sete voltas, Norris escapa e volta para a pista desesperado, a parte na pista em que estavam apresentava muita água.

Com apenas cinco voltas a chuva caí, Max é um dos primeiros a parar nos boxes e colocar os pneus intermediários, Bottas também. Norris, Hamilton e Pérez fazem mais uma volta na chuva e os outros pilotos param nos boxes. Faltando quatro, Norris e Hamilton ignoram as ordens de equipe e partem para mais uma volta, mais atrás Max vai abrindo caminho e ganhando posições. Com três voltas, Hamilton para, Norris briga com a equipe e permanece. Ainda na mesma volta Norris erra, sem condições de ficar na pista com pneus slick e joga fora não só a vitória, mas o pódio.

Norris aposta alto e perde tudo.

Lewis Hamilton, cruza a linha de chegada em primeiro lugar, mais do que isso, retoma a liderança do campeonato mundial, e ainda mais, é o primeiro piloto na história da F1 a completar cem vitórias, um recorde absoluto. Max chega em segundo, minimizando ao máximo o prejuízo. Carlos Sainz, coroando uma atuação muito boa, chega em terceiro, seguido de Ricciardo e de Bottas, outro beneficiado pela chuva. Quem se deu muito mal foi Leclerc, outro que insistiu nos pneus slick e acabou fora da zona de pontos.

Depois de tanto lutar, Hamilton vence a corrida.


Algumas ponderações devem ser feitas: a primeira, Norris se tivesse parado junto de Hamilton venceria, assim como se não chovesse também venceria, arriscou e perdeu tudo. Segunda ponderação, Verstappen a cinco voltas do fim, fazia seis pontos e Hamilton dezoito, ao fim da corrida, Max fez dezoito e Hamilton vinte e cinco, apesar da vitória a diferença entre eles foi menor.

É isso, a F1, com uma temporada memorável, consegue trazer corridas espetaculares, até mesmo em Sochi, uma pista de rua de ultrapassagem complicada. A temporada segue em dez de outubro, para o GP da Turquia, que em teoria, favorece a Mercedes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...