sábado, 17 de julho de 2021

A SPRINT CLASSIFICAÇÃO.

     O maravilhoso circo da F1 desembarca na velha e conhecida Silverstone, na Inglaterra, para mais uma etapa do mundial 2021. A corrida, nesse palco mítico, responsável pela primeira corrida da F1 na história, trará uma novidade, a Sprint Classificação, ou como alguns apelidaram, o Q4.

    Como funcionará essa novidade?

    A F1, em finais de semana específicos como esse da Inglaterra, irá ter o primeiro livre normalmente, porém ao invés do segundo treino livre de sexta feira, ocorrerá a classificação com o Q1, Q2 e Q3, como acontece normalmente. Aí no sábado a novidade. De manhã os segundo treino livre, à tarde, a corrida sprint, com aproximadamente cem quilômetros de distância, o resultado dessa corrida define o grid de largada para a corrida de domingo, além disso o primeiro colocado irá ganhar 3 pontos, o segundo colocado dois pontos e o terceiro obtém um pontinho. Domingo de manhã os pilotos descansam e a corrida normal acontece no período da tarde.

    Agora sobre o que ocorreu no fim de semana antes da corrida.

    Na sexta feira, Verstappen deu um verdadeiro show, dominando completamente a sessão, deixando Hamilton para trás. Aliás, o inglês acusou o golpe, pois estava esperançoso que poderia fazer da Inglaterra o ponto de virada no campeonato.

    No período da tarde as Mercedes mostraram suas cartas, aceleraram e se colocaram à frente. Max Verstappen teve de se virar e tirar leite de pedra para ficar próximo de Hamilton. Assim, o grid para a Sprint Classificação ficou assim: Hamilton, Verstappen, Bottas, Leclerc, Pérez e Norris nas primeiras posições. A euforia de Hamilton criava uma expectativa de um embate mais equilibrado entre Verstappen e ele.


Hamilton e Mercedes mostram força de reação.

Lewis deixa exposta sua satisfação com o resultado.


    Na Sprint Classificação, logo na largada, Verstappen ultrapassa Hamilton, se defende bem na sequência e depois passa a dominar a mini-corrida. Quem se destaca é Fernando Alonso, largando de décimo primeiro, fez uma primeira volta antológica, digna de Senna em Donington no ano de 1993, o espanhol pulou para sexto, ultrapassando Sainz, Ricciardo, Russell, Vettel, Norris e Pérez.


Max larga bem e assume a liderança.


    Na segunda curva, Russell toca o carro de Sainz, que acaba saindo da pista, perdendo todas as posições. O espanhol parte para uma corrida de recuperação.

    Após algumas voltas, as Mclaren passam a pressionar Alonso que vai perdendo rendimento e perde a quinta posição para Norris e mais algumas voltas à frente, perde para Riccardo a sexta posição. Nas voltas finais, apesar de ser pressionado por Vettel, Alonso consegue fechar o dia em sétimo.  

    Pérez, que vinha em um modesto sétimo lugar erra e bate de leve no muro, caindo para último e acabando com a sua classificação. Péssimo resultado do mexicano que devido a inconstância tem a vida ameaçada na Red Bull.

Pérez erra sozinho e complica demais o seu fim de semana.


    Por fim, a ordem oficial da corrida de domingo fica assim nas dez primeiras posições: Max Verstappen, Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Charles Leclerc, Lando Norris, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, George Russell e Esteban Ocon. Menção honrosa para Carlos Sainz que após cair para último chegou em décimo primeiro, após uma linda ultrapassagem sobre Gasly já no finalzinho da sprint classificação.

    Devido ao alto desgaste dos pneus é possível que as equipes optem por pneus duros para a corrida de amanhã, que promete também muitas emoções já que as Mercedes realmente melhoraram e terão condições de igualdade contra a Red Bull de Max Verstappen.

Verstappen recebe os louros da "vitória".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...