domingo, 27 de junho de 2021

MAX DOMINA A ESTÍRIA.

     A F1 desembarca na Áustria para o GP da Estíria, a primeira etapa das duas que serão disputadas no traçado de Red Bull Ring. Mesmo com público reduzido, o ambiente da F1 já fica diferente, a atmosfera fica mais viva, mais divertida.

    Nos treinos livres, a Red Bull com Max Verstappen liderou as duas primeiras sessões, mas no terceiro treino livre, Hamilton mostrou força e ficou na frente do grid, mostrando força. A corrida ainda poderia ter surpresas, pois a meteorologia previa 90% de chances de chuva para o domingo.

    No Q1, domínio de Hamilton. Como destaque negativo da sessão foi a eliminação da Alpine de Ocon, que havia começado tão bem a temporada, mas que passa por uma fase ruim nas últimas etapas. No Q2, Max e Lewis vão de pneus médios, enquanto os outros passam a rodar com os pneus macios. Verstappen faz um tempo muito bom em relação a Lewis. Os destaques desse Q2 foram Norris e Gasly fazendo P2 e P3 respectivamente. Nessa sessão, o líder foi Pérez, muito por conta dos pneus macios.

    Q3, hora da verdade, Verstappen na primeira tentativa é o primeiro piloto a baixar para a casa de 1.03 a volta. Hamilton já na sua segunda tentativa, consegue melhorar seu próprio tempo, mas fica atrás do holandês. O inglês ainda iria para um terceira tentativa, contudo errando não conseguiu avançar na grelha de tempos. A surpresa é Bottas, pulando para o segundo lugar, deixando Hamilton para terceiro, seguido por Norris, Pérez e Gasly. Vale lembrar que por conta de uma rodada dentro dos boxes no segundo treino livre, Bottas irá largar em quinto. O que se pode destacar nessa qualificação é a inconformidade de Lewis com seu resultado, sentido o golpe de não conseguir acompanhar Max nesse momento do campeonato.

A presepada de Bottas lhe custa uma punição de 3 posições. 


    O domingo, contrariando a meteorologia, amanhece com céu, um dia lindo e agradável para corrida. Na largada, Verstappen permanece em primeiro, seguido por Hamilton. Norris e Pérez durante toda a volta ficam diversas vezes lado a lado, mas o inglês prevalece. Mais atrás, Leclerc, Gasly, Latifi e Giovinazzi se envolvem em acidentes e toques, sendo fim de prova para o francês, uma pena. No caso do piloto da Alpha Tauri, o bico da Ferrari de Leclerc ao tocar seu pneu traseiro, mas nesse ponto, com aquela velocidade, o bico age como uma lâmina, furando imediatamente o pneu do francês. Leclerc e Latifi vão aos boxes e voltam nas últimas duas posições.


Max larga bem e domina a corrida.


Para Gasly a corrida acaba na segunda reta.


    Após cinco, das setenta e uma voltas, os cinco primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Norris, Pérez e Bottas. Se destacavam nesse início, Alonso em sétimo e Russell em oitavo.

    Na volta oito, Tsunoda, Sainz e outros começam a ultrapassar Ricciardo que apresenta problemas.

    Na passagem da décima volta, Pérez finalmente ultrapassa Norris e pula para o terceiro lugar. Na volta seguinte, também apresentando problemas de rendimento, Norris perde a posição para Bottas.

    Com vinte voltas completadas, Max começa a abrir uma vantagem constante para Hamilton. Norris vai perdendo terreno gradualmente para Lance Stroll, outro destaque da corrida, que lidera um pelotão composto por Alonso, Russell, Tsunoda, Sainz e Vettel.  Se na frente a corrida permanece sem alterações, nesse pelotão intermediário a corrida é bem animada.

    Na volta vinte e sete, Pérez e Russell vão aos boxes, na volta seguinte Bottas e Tsunoda. Bottas volta a frente de Pérez que fez um pit stop ruim, mas não tão quanto Russell que ficou vários segundos parados, comprometendo a sua corrida.

    No giro vinte e nove, Hamilton vai aos boxes. Na volta seguinte Verstappen, que volta a frente. Os dois pilotos vão trocando voltas rápidas, contudo, Lewis na média vai tirando a diferença aos poucos.

    Um pouco mais da metade da volta completada, Pérez começa a se aproximar de Bottas, no pelotão de trás, Russell com problemas abandona, o piloto inglês fazia uma corrida excelente pela Williams, com chances reais de pontuar.

    Após quarenta s e sete voltas, Leclerc, um dos destaques da corrida PPR conta de sua recuperação, ultrapassa Giovinazzi e assume a décima primeira posição, partindo para cima de Vettel. Um par de voltas depois, Leclerc ultrapassa o alemão tetracampeão do mundo.

    Faltando vinte voltas para o final da corrida, a diferença entre Max e Lewis chegava a sete segundos. Um pouco mais atrás, Bottas se mantinha a mais de um segundo de Pérez.

    De surpresa, Pérez vai aos boxes faltando dezesseis segundos. Mais atrás, após um embate feroz, Leclerc ultrapassa Tsunoda e sobre para o nono lugar. Mais uma volta e Leclerc ultrapassa por fora Alonso, com direito a um toquinho.

   

Apesar do erro na largada, Leclerc foi brilhante na corrida e foi o piloto do dia.

  Faltando quatorze giros, Pérez, com pneus novos faz a volta mais rápida, tira o ponto de Hamilton e começa a caçada a Bottas. Leclerc, possuído pelo espírito do ragatanga, parte para cima Stroll, o sétimo colocado. Mais um par de voltas e Leclerc supera Stroll.

    Com apenas duas voltas para o final, Lewis para e volta para buscar o ponto extra.

    Verstappen cruza a linha de chegada em primeiro, com toda a tranquilidade do mundo. Hamilton cruza em segundo e faz a volta mais rápida da corrida. Bottas, chega em terceiro com Pérez colado, mais uma volta e o mexicano teria dado o bote. Norris fecha o top 5.


Max e o sorriso de quem está por cima da carne seca no momento.

    A corrida comprova a força da Red Bull, com um Max pronto para buscar esse título. Hamilton e a Mercedes se mostram um pouco abaixo, mas nada definido no ano pois teremos ainda mais 15 etapas e férias, tempo para quem sabe, a Mercedes se ajustar.    

    Amanhã a nota dada dos pilotos pelo desempenho nessa corrida.

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