segunda-feira, 28 de junho de 2021

AS NOTAS DA ESTÍRIA.

     A F1 nessa temporada de 2021, nos proporciona uma surpresa com o excelente rendimento da Red Bull, muito por conta da exuberante capacidade de Max Verstappen de extrair ao máximo o potencial de seu bólido.

    A Mercedes acusou o golpe, já é consenso que a equipe prateada não é a mais rápida atualmente, mas a diferença é muito pequena, fosse Verstappen outro piloto, talvez Hamilton estivesse na frente do campeonato.

    Na etapa de ontem, tivemos muitos destaques que veremos a seguir e algumas frustações que merecem nota. A primeira, Pierre Gasly, que logo na segunda reta, após um toque de Leclerc, teve a sua corrida abreviada, desperdiçando a chance de arrumar bons pontos no campeonato. Outra crueldade do destino foi o abandono de Russell, que fazia uma bela prova, na zona de pontos até que os problemas em sua Williams começaram. Para encerrar, o desempenho ruim de Daniel Ricciardo, que vai tendo enormes dificuldades com a sua Mclaren, a o contrário de Norris, um dos destaques do ano.

Max largou na frente e assim se manteve até o fim.


Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo desempenho na etapa da Estíria, disputada em Red Bull Ring.

1 – Verstappen – 9,5

Pole, largada segura e vitória. Comandou a corrida com maturidade e competência. É um dos grandes nomes do ano e parece prontíssimo para quebrar a sequência de títulos de Lewis Hamilton.

2 – Hamilton – 9,0

Fez o que pode, forçou tudo que o carro oferecia, de quebra ganhou o ponto extra da volta mais rápida da prova. Vem minimizando os prejuízos, esperando um vacilo da Max para pegar a ponta da tabela novamente, ou quem sabe, uma reação da Mercedes.

3 – Bottas – 8,0

Fez um bom fim de semana, conquistou um bom e importante pódio, de ruim em sua atuação só a pataguada nos boxes que lhe rendeu uma punição.

4 – Pérez – 7,5

Por uma volta não conquistou o pódio, chegou a abrir a asa móvel na reta de chegada, com melhores pneus, mas sem tempo de um ataque em cima de Bottas. Resultado razoável do mexicano, com um gostinho de que poderia mais.

5 – Norris – 7,5

Um dos grandes nomes da prova, se colocou em quarto no grid, foi consistente na corrida, soube gerir bem o problema que teve no seu carro e vem se tornando um dos grandes nomes do ano.

6 – Sainz – 8,0

Se o espanhol largou em apenas em décimo segundo lugar, decepcionando um pouco, fez uma prova muito madura e consistente, obtendo um bom sexto lugar e provando que a Ferrari fez bem em buscar um piloto pronto como ele para fazer dupla com o jovem Leclerc.

7 – Leclerc – 8,0

Foi muito bem na qualificação, mas errou na primeira volta, se precipitando, na corrida foi agressivo aos extremo para se recuperar, algumas vezes até arriscando mais do que deveria, mas ao fim da corrida, conseguiu mitigar bem o prejuízo.

8 – Stroll – 7,5

Fez uma primeira parte de corrida bem interessante, depois perdeu um pouco de rendimento, mas ainda assim marcou importantes pontos e chegou a frente de Vettel, que vinha em uma crescente dentro da equipe.

9 – Alonso – 7,0

Com toda a sua experiência e talento, vai levando seu carro aos pontos, marcando seu território. Pela terceira vez seguida chega a frente de Ocon, que dessa vez, nem pontuar conseguiu.

10 – Tsunoda – 6,0

O veloz, agressivo e desbocado piloto japonês obteve um ponto precioso para si e a equipe, mas mesmo assim seus resultados ficam muito aquém dos obtidos por Gasly.

    No próximo domingo a F1 regressa à pista para o GP da Áustria, no mesmo traçado de Red Bull Ring. Salvo alguma surpresa, como a chuva por exemplo, os resultados dessa semana devem ser parecidos com o da próxima. Trocar os compostos de pneus me parece muito pouco para mudar a relação de forças, mas fica valendo a expectativa  que algo novo aconteça.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...