sábado, 19 de junho de 2021

DTM 2021, UMA NOVA ERA COMEÇA.

    A espetacular DTM, com mudanças radicais em seu regulamento, agora no formato GT3, inicia a sua temporada no templo de Monza para a primeira corrida do ano. Muita coisa nova, muitas caras novas, mas a velha qualidade de um das categorias mais competitivas e charmosas do mundo.

    Na pole dessa primeira etapa, o estreante Vincent Abril da Haupt Racing Team é o pole, tendo ao seu lado o já veterano Daniel Juncadella da GruppeM Racing, ambos pilotando um carro da Mercedes. O grid que também conta com duas mulheres e o ex-F1, Alexander Albon são outros atrativos para a categoria.

    A largada em movimento Abril, os pilotos se respeitam e ninguém se acidenta na complicada chicane. Ao fim da volta, o suíço Phillip Ellis abandona com problemas. Ao fim da segunda volta, o americano Dev Gore é rodado e a bandeira amarela é acionada. Nesse momento, os quatro primeiros eram carros da Mercedes, com a Ferrari de Lawson em quinto e o Audi de Müller em sexto.


Largada sempre tensa em Monza, porém emocionante.


    A corrida se reinicia na volta quatro, com 44 minutos no cronômetro, lembrando que são 50 minutos de corrida ao todo.

    Na volta seis, alguns pilotos antecipam o pit stop obrigatório, Müller, Rockenfeller e a piloto Sophia Flörsch, que era a última colocada no momento.

    Alexander Albon é um dos pilotos que se destaca no início de prova, brigando para avançar no grid, mesmo quando erra, o tailandês não se bate e volta a lutar por posições. No oitavo giro, outro pilotos também vão aos boxes. As estratégias se mostram variadas e algumas equipes demonstram enorme dificuldade para a troca dos pneus.

    Após a ida aos boxes, Wittman e Rockenfeller fazem um embate lindo pela décima primeira posição, com muita agressividade, Rockenfeller chega a ultrapassar Wittman, que consegue se recuperar e dar o troco. É muito interessante de ver o embate entre o BMW e a Lamborghini, dois carros tão diferentes.

    No décimo giro, Liam Lawson para e consegue voltar a pista sem tráfego, na volta seguinte é a vez de Albon, mas o piloto retorna disputando posição com Nico Müller e Arjun Maini. Mais uma volta e é a vez do líder ir aos pits. Ao retorna a pista, volta disputando a posição com Lawson, que com pneus mais aquecidos, consegue concretizar a ultrapassagem na freada da primeira chicane.

    Albon e Van Der Linder fazem uma disputa muito bonita, em uma volta o holandês prevalece, na seguinte o tailandês dá o troco, outra disputa interessante entre Ferrari e Audi.

    A corrida chega a sua metade, Albon luta contra Müller, ultrapassa e traz consigo Juncadella, que acaba pegando a brita, perde alguns décimos e não concretiza a ultrapassagem sobre Müller. O furioso Juncadella, pisca os faróis atrás de Müller, fica duas voltas tentando a ultrapassagem, sendo fechado de todas as formas, aí a paciência do espanhol acabou, mergulhou na segunda chicane, os dois se tocam e Müller acaba rodando.

    Agora, com 19 voltas completadas a corrida se encaminha para a sua parte final. Albon continua a sua saga de recuperação, na frente, Lawson vai ganahndo posições dos pilotos que ainda não pararam e estão com pneus mais gastos.

    Com apenas oito minutos no cronômetro, o então líder Maximilian Buhk vai aos boxes, Lawson assume a liderança, seguido por Abril e Götz, outro estreante na categoria.

    Nas voltas finais, Buhk  que retornou a pistas com pneus novos, parte para o ataque em cima de Wittman e Müller, ultrapassando a ambos e assumindo o sétimo posto. Na frente, Götz aperta a pressão sobre Abril, que utiliza de um traçado defensivo para segurar o ímpeto do adversário.


Nas voltas finais a imagem dos três primeiros: Lawson, Abril e Juncadella.


    Liam Lawson, cruza a linha de chegada em primeiro coma  sua Ferrari, seguido das Mercedes de Abril e Götz. Menção super honrosa ao quarto colocado, Alex Albon, o tailandês saiu do décimo quarto lugar para o quarto na corrida, uma recuperação sensacional e mostrando a força da Ferrari. Fechando o top 5, Juncadella, também de Mercedes.  Domingo, a bateria dois em Monza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...