segunda-feira, 7 de junho de 2021

AS NOTAS DO SINISTRO, MUITO SINISTRO GP DO AZERBAIJÃO.

     A etapa da F1 no Azerbaijão guardou surpresas totalmente inesperadas, reviravoltas e no fim da corrida conturbada, alguns pilotos demonstraram grande força mental e talento para se destacarem. Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo seu desempenho na sinistra prova de Baku.

Todos felizes e sorridentes no pódio.


1º. Pérez – 8,5

    Andou forte o fim de semana inteira. Deu um pouco de azar no Q3, largando de sexto, mas se mostrou tão rápido quanto Verstappen na corrida. Quando a oportunidade de vencer surgiu, não a desperdiçou. Ao fim da corrida, foi revelado que tinha problemas hidráulicos no carro e por isso, parou o carro logo após completar a linha de chegada.

2º. Vettel – 9,0

    Largou em décimo primeiro, ficou frustrado com o fim do Q2 pois tinha um rápido competitivo. Mas talvez seu grande mérito tenha sido aproveitar o fato de poder escolher os pneus médios para largar e retardar o pit stop. A estratégia deu certo pois voltou em sexto, na pista passou para quinto, ganhou a posição de Stroll, Verstappen e Hamilton que bateram ou erraram, chegando a um impressionante segundo lugar. Resultado tão brilhante quanto qualquer vitória que teve na carreira, e mais uma vez nesse ano foi escolhido o piloto do dia. Após o começo horroroso, vem mostrando uma sensível melhora na temporada.

3º. Gasly – 8,0

    O francês largou em quarto, andou sempre entre os cinco primeiros na corrida, com o modesto carro da Alpha Tauri, e após um briga ferrenha com Leclerc nas voltas finais, obteve a fórceps o pódio. É, desde o ano passado, um dos grandes nomes do grid e merece muito uma chance em um carro de ponta.

4º. Leclerc – 7,5

    Fez a pole position com um pouco de sorte é verdade, mas com muito talento também. Logicamente o carro da Ferrari ainda está longe do nível das Red Bull e Mercedes, mas vem sempre trazendo pontos e resultados expressivos para a equipe, talvez tenha faltado o pódio para coroar o fim de semana, mas ainda assim, o saldo foi positivo.

5º. Norris – 7,5

    Comete pequenos erros que não deveria cometer, por conta disso largou em nono ao invés de sexto, ficou no pelotão da bagunça, mas com muita velocidade e talento foi escalando vagarosamente o grid. Extraí tudo que o carro pode oferecer e se tivesse mais um par de voltas, poderia até brigar pelo pódio.

6º. Alonso - 7,0

    Alonso avançou ao Q3, mas estava discreto na corrida. Foi se recuperando aos poucos mas seu grande momento foi nas voltas finais, ultrapassando brilhantemente Tsunoda para conquistar o sexto lugar. Apesar de não aparentar ser tão rápido quanto antigamente, o espanhol mostra que ainda têm muita lenha para queimar.

7º.Tsunoda – 7,0

    O japonês nervoso foi bem na classificação e na corrida, mas seu comportamento destemperado, somado a inexperiência, o fazem não tirar o máximo de seu bólido. O resultado pode ser considerado positivo, mas suas atuações ficam aquém esperado se comparado aos de Gasly.

8º. Sainz – 6,5

    Errou demais o fim de semana inteiro, inclusive na corrida, inclusive passando reto no castelinho e tendo de colocar a ré. Conquistou posições na relargada e somou preciosos pontos.

9º. Ricciardo – 6,0

    Super discreto mais uma vez, tanto na classificação quanto na corrida. Se comparado com Norris, suas atuações ficam ainda mais opacas e inexpressivas. Pontuar é o mínimo esperado pelo carro que tem, mas precisa melhorar pois outros que também trocaram de equipe já estão conseguindo melhorar seus desempenhos, como Pérez, Sainz, Alonso e Vettel.

10º. Raikkonen – 7,0

    Seu primeiro ponto no ano com a modesta Alfa Romeo. Graças a sua experiência conseguiu esse feito. Pouco para quem já foi campeão do mundo, mas muito para a equipe que está no momento.

E aí, onde estavam Bottas, Hamilton e Verstappen? O finlandês, em uma atuação pífia ficou em décimo segundo. Hamilton jogou fora o segundo lugar e quiçá a vitória com seu erro e fechou em décimo quinto. Vestappen, que liderava com folga e fez a volta mais rápida da prova, por um infortúnio, teve o pneu furado faltando cinco voltas para o fim e bateu.

Max revoltado com o pneu que lhe tirou a vitória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...