terça-feira, 25 de maio de 2021

NOTAS DE MÔNACO.

 

    A corrida de Mônaco, quinta etapa do mundial, trouxe vida a um campeonato que começava a se desenhar um passeio de cruzeiro para a Mercedes e Lewis Hamilton. Com a vitória no GP monegasco, Verstappen não só assume a liderança no campeonato mundial, como também a Red Bull, é a primeira equipe  a fazer frente a Mercedes na era dos motores híbridos. Um campeonato emocionante, com dois pilotos talentosos, representando duas equipes, lutando ponto a ponto pelo título.

1º. Verstappen – 9,0

    Max ganhou de bandeja a primeira posição no grid com o problema no carro de Leclerc, largou bem, se defendendo de Bottas e depois imprimiu um ritmo rápido e constante que lhe deu assegurou a primeira posição sem muitos sustos. Assume a liderança do mundial e se mostra pronto para usurpar o trono de Lewis Hamilton.

2º. Sainz – 8,5

    A Ferrari tinha uma chance real de vitória com Leclerc, que pôs tudo a perder com o acidente. Sainz apesar de um pouco mais lento na classificação, foi seguro, rápido, não cometeu erros e conseguiu levar a equipe ao segundo lugar. Vai se consolidando na equipe e mostrando que foi até o momento a melhor contratação de uma equipe no ano.

3º. Norris – 8,5

    O garoto simplesmente deu uma volta em seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, que venceu em Mônaco em 2018. Mais um pódio e com os infortúnios de Leclerc e Bottas, subiu no mundial para o terceiro lugar. A nova geração vai pedindo passagem.

O terceiro pódio mais jovem da F1 em média de idade. 


4º. Pérez – 8,0

    Mais uma classificação pavorosa do mexicano, porém faz mais uma bela corrida de recuperação com uma tática inteligente de retardar o pit stop e pegar pista limpa, de quebra conseguiu (finalmente) tirar pontos de Lewis Hamilton a favor de seu companheiro de equipe.

5º. Vettel – 9,0

    O alemão resolveu fazer na pista mais complicada do ano fazer a sua melhor corrida, levando a Aston Martin a um bom quinto lugar, e mais do que isso, Vettel não se mostrou apático, foi inteligente na estratégia ganhando as posições de Hamilton e Gasly, com quem travou um duelo roda a roda após as saídas dos boxes. Foi coroado como o piloto do dia pelo internauta, merecidamente.

6º. Gasly – 8,0

    Voltou a correr sozinho pela Alpha Tauri, tira leite de pedra do carro da marca de roupas. Seu companheiro de equipe amargou um décimo sexto lugar, muito atrás do desempenho do francês de pé pesado. Merecia pelo ano passado e por esse ano uma chance em uma equipe de ponta.

7º. Hamilton – 3,5

    Corrida muito discreta do atual campeão. Desempenho bem abaixo do de Bottas na classificação e na corrida, além de ter optado por uma estratégia errada que lhe fez perder posições. No fim, a corrida pode servir de alerta ao inglês que não pode se acomodar em momento algum e que qualquer erro pode custar o campeonato. Pelo menos fez a volta mais rápida e ganhou o pontinho extra.

8º. Stroll – 7,5

    Levando o carro aos pontos, com um bom desempenho, nada brilhante, mas eficiente.

9º. Ocon – 7,0

    Se consolida como o piloto número um da Alpine, mais uma corrida a frente de Alonso, marcando pontos importantes para a equipe.

10º. Giovinazzi – 7,5    

    Um dos destaques da prova apesar do aparente discreto décimo lugar. Com o modesto carro da Alfa Romeo, ficou a frente de Ricciardo, Raikkonen e Alonso, com méritos, pois nenhum deles se acidentou ou teve problemas na corrida. Vai crescendo e amadurecendo e em breve pode fazer por merecer um lugar em equipes de ponta.

    Daqui a dois fins de semana, a F1 desembarca nas ruas de Baku, no Azerbaijão para mais um capítulo do duelo Verstappen x Hamilton, e ali também poderemos observar o quão grande ou casual foi o crescimento da Ferrari no campeonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...