Leclerc faz a pole position, mas compromete a corrida com seu acidente.
A Ferrari arrisca, não troca o
câmbio, porém momentos antes da largada a equipe detecta problemas no eixo do
câmbio e o piloto monegasco nem consegue alinhar, deixando a posição de honra
vazia. Uma frustração imensa para Leclerc, a torcida local e os tifosi
espalhados pelo mundo.
Na largada Verstappen consegue se
defender de Bottas e se mantém na liderança, as posições no pelotão da frente
se mantém inalteradas, mudanças só no pelotão intermediário, Alonso pula para o
décimo quarto lugar, enquanto que Ricciardo caí para o décimo terceiro posto.
Verstappen se joga para a linha interna e mantém a liderança. As dez primeiras voltas mostram Bottas,
conseguindo acompanhar de pertinho Max Verstappen, a diferença entre eles fica
sempre em torno de um segundo.
Com quinze giros completos,
Verstappen crava a volta mais rápida até aquele momento, conseguindo se desgarrar
um pouquinho de Bottas, levando a diferença para dois segundos. Um pouco mais
atrás Pérez começa a atacar Vettel, mas ultrapassar é impossível em Mônaco.
Após vinte das setenta e oito
voltas previstas, a corrida entra em compasso de espera, ninguém quer arriscar
parar nos boxes e voltar no tráfego.
Com vinte e cinco voltas, Bottas
sofre com os pneus começa a perder ritmo e começa a ter a companhia de Sainz em
seu encalço. A Ferrari comprovando com Sainz que realmente tinha um carro capaz
de vencer com Leclerc.
Com trinta voltas completadas
Lewis Hamilton inaugura a janela de paradas e coloca pneus duros, o inglês
consegue voltar com pista livre. Bottas para nos boxes no giro seguinte e a corrida
termina para o finlandês, a equipe não consegue tirar o pneu do carro, um
problema inusitado, mas que custa a corrida. As paradas continuam, Gasly
consegue voltar a frente de Hamilton e na volta seguinte é a vez de Vettel dar
o pulo do gato, ganhando as posições de Hamilton e Gasly. A Red Bull mantém
seus carros na pista.
Na volta trinta e quatro o líder
vai aos boxes e retorna em segundo, a frente de Pérez, que vai aos boxes na
volta seguinte, voltando em quarto, se recuperando bem na corrida, minimizando
seu prejuízo.
Na passagem da volta trinta e
oito, as posições se estabilizam, Hamilton em sétimo, com um baita prejuízo,
tem de na pista, mitigar seu prejuízo. Norris em terceiro na prova comprova o
bom momento da Mclaren, administrando um boa vantagem para Pérez.
Após quarenta e cinco voltas
completadas, Sainz começa a se aproximar de Verstappen. Mais atrás Ricciardo,
correndo de maneira discreta aparece pressionando Raikkonen na disputa da
décima segunda posição, no momento em que Verstappen chega para dar uma volta
em ambos.
Faltando vinte voltas para o
final da corrida, Stroll vai aos boxes e retorna ainda em oitavo, coroando o
bom fim de semana da equipe inglesa que penava no campeonato até o momento.
Com quinze giros para o fim,
Perez chega em Norris para disputarem a terceira posição, para manter o pódio o
inglês vai ter de se provar. De quebra, Pérez tem a volta mais rápida da
corrida. O último piloto a ir aos boxes é Tsunoda, voltando no modesto décimo
sexto lugar. Um par de voltas depois, Hamilton vai aos boxes para tentar ganhar
o ponto extra, coragem do inglês de ir aos boxes depois do que ocorreu com Bottas.
Com apenas sete voltas restando,
Hamilton faz a melhor volta da corrida, ganhando um pontinho precioso na
disputa contra Verstappen
Com todo cuidado e carinho, Max
Verstappen cruza a linha em primeiro lugar, de quebra, pela primeira vez na
carreira ganha em Mônaco e assume a liderança de um campeonato da F1. Com o
abandono de Bottas, a corrida apenas razoável de Hamilton e a bela recuperação
de Pérez, a Red Bull também assume a liderança dos construtores. Carlos Sainz
leva a Ferrari ao melhor resultado do ano com o segundo lugar, o espanhol
mostra seu valor, o único dissabor é pensar no que Leclerc poderia ter feito se
tivesse largado. Fechando o pódio, Norris, pilotando de maneira impecável,
mostrando que a atuação em Barcelona foi uma exceção. A vitória de Verstappen e sua comemoração efusiva.
A F1 pega fogo, uma campeonato
disputado ponto a ponto entre Red Bull e Mercedes (149x148 pontos), Verstappen e Hamilton (105x101 pontos). Além disso a Mclaren e
Ferrari se mostram equipes capazes de disputarem na frente em certas
circunstâncias. Uma temporada muito melhor do que a prevista. Daqui a duas
semanas a F1 vai para o Azerbaijão, mais uma corrida de rua, mas com uma reta
gigantesca, que sempre proporciona altas emoções. |
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