domingo, 23 de maio de 2021

A PRIMEIRA VEZ DUAS VEZES. O GRANDE DIA DE VERSTAPPEN.

    Glamour. Charme. Ostentação. Beleza. Palavras que podem descrever o glorioso circuito de rua do Principado de Mônaco. A F1 por conta da Covid-19, esteve ausente em 2020, mas em 2021 as equipes voltam a esse palco histórico, amado por uns, odiado por outros, mas por bem ou pelo mal, faz parte da F1.

O belo carro da Mclaren com pintura retrô.

    Nos treinos livres a surpresa ficou por conta da Ferrari, mostrando-se capaz de se colocar no meio da disputa entre Red Bull e Mercedes. Quem ficou de fora da classificação por ter batido no terceiro treino livre foi o alemão Mick Schumacher, destruindo o seu carro da Haas.

Mick Schumacher destruiu seu carro e ficou de fora da Classificação.

    Na qualificação, Alonso decepciona e é limado do Q1. Vettel ficou na bacia das almas, se salvou e depois conseguiu até ir ao Q3. No Q2, Ricciardo não se classifica e também decepciona, pois Norris se coloca sempre entre os cinco primeiros. Giovinazzi é uma das surpresas e vai ao Q3 com  a modesta Alfa Romeo. No Q3, seis carros da Ferrari, Red Bull e Mercedes, mais Norris da Mclaren, se colocam em condições de brigarem pelas primeiras posições. Leclerc, correndo em casa, mostra uma força extra na disputa, lidera a primeira tentativa de volta rápida. Na tentativa final, Leclerc estampa o muro quebrando a suspensão, causa a bandeira vermelha e encerra a classificação. Se conseguisse consertar o carro seria o pole position, senão a posição de honra ficaria com Max Verstappen. Na terceira posição, Bottas. Em quarto Carlos Sainz, mostrando a força da Ferrari para a corrida. Em sétimo o líder do campeonato Lewis Hamilton, esse sim se mostrando um pouquinho perdido na classificação.   


Leclerc faz a pole position, mas compromete a corrida com seu acidente.

    A Ferrari arrisca, não troca o câmbio, porém momentos antes da largada a equipe detecta problemas no eixo do câmbio e o piloto monegasco nem consegue alinhar, deixando a posição de honra vazia. Uma frustração imensa para Leclerc, a torcida local e os tifosi espalhados pelo mundo.

    Na largada Verstappen consegue se defender de Bottas e se mantém na liderança, as posições no pelotão da frente se mantém inalteradas, mudanças só no pelotão intermediário, Alonso pula para o décimo quarto lugar, enquanto que Ricciardo caí para o décimo terceiro posto.


 
Verstappen se joga para a linha interna e mantém a liderança.

    As dez primeiras voltas mostram Bottas, conseguindo acompanhar de pertinho Max Verstappen, a diferença entre eles fica sempre em torno de um segundo.

    Com quinze giros completos, Verstappen crava a volta mais rápida até aquele momento, conseguindo se desgarrar um pouquinho de Bottas, levando a diferença para dois segundos. Um pouco mais atrás Pérez começa a atacar Vettel, mas ultrapassar é impossível em Mônaco.

    Após vinte das setenta e oito voltas previstas, a corrida entra em compasso de espera, ninguém quer arriscar parar nos boxes e voltar no tráfego.

    Com vinte e cinco voltas, Bottas sofre com os pneus começa a perder ritmo e começa a ter a companhia de Sainz em seu encalço. A Ferrari comprovando com Sainz que realmente tinha um carro capaz de vencer com Leclerc.

    Com trinta voltas completadas Lewis Hamilton inaugura a janela de paradas e coloca pneus duros, o inglês consegue voltar com pista livre. Bottas para nos boxes no giro seguinte e a corrida termina para o finlandês, a equipe não consegue tirar o pneu do carro, um problema inusitado, mas que custa a corrida. As paradas continuam, Gasly consegue voltar a frente de Hamilton e na volta seguinte é a vez de Vettel dar o pulo do gato, ganhando as posições de Hamilton e Gasly. A Red Bull mantém seus carros na pista.

    Na volta trinta e quatro o líder vai aos boxes e retorna em segundo, a frente de Pérez, que vai aos boxes na volta seguinte, voltando em quarto, se recuperando bem na corrida, minimizando seu prejuízo.

   Na passagem da volta trinta e oito, as posições se estabilizam, Hamilton em sétimo, com um baita prejuízo, tem de na pista, mitigar seu prejuízo. Norris em terceiro na prova comprova o bom momento da Mclaren, administrando um boa vantagem para Pérez.

    Após quarenta e cinco voltas completadas, Sainz começa a se aproximar de Verstappen. Mais atrás Ricciardo, correndo de maneira discreta aparece pressionando Raikkonen na disputa da décima segunda posição, no momento em que Verstappen chega para dar uma volta em ambos.

    Faltando vinte voltas para o final da corrida, Stroll vai aos boxes e retorna ainda em oitavo, coroando o bom fim de semana da equipe inglesa que penava no campeonato até o momento.

    Com quinze giros para o fim, Perez chega em Norris para disputarem a terceira posição, para manter o pódio o inglês vai ter de se provar. De quebra, Pérez tem a volta mais rápida da corrida. O último piloto a ir aos boxes é Tsunoda, voltando no modesto décimo sexto lugar. Um par de voltas depois, Hamilton vai aos boxes para tentar ganhar o ponto extra, coragem do inglês de ir aos boxes depois do que ocorreu com Bottas.

    Com apenas sete voltas restando, Hamilton faz a melhor volta da corrida, ganhando um pontinho precioso na disputa contra Verstappen

    Com todo cuidado e carinho, Max Verstappen cruza a linha em primeiro lugar, de quebra, pela primeira vez na carreira ganha em Mônaco e assume a liderança de um campeonato da F1. Com o abandono de Bottas, a corrida apenas razoável de Hamilton e a bela recuperação de Pérez, a Red Bull também assume a liderança dos construtores. Carlos Sainz leva a Ferrari ao melhor resultado do ano com o segundo lugar, o espanhol mostra seu valor, o único dissabor é pensar no que Leclerc poderia ter feito se tivesse largado. Fechando o pódio, Norris, pilotando de maneira impecável, mostrando que a atuação em Barcelona foi uma exceção.

A vitória de Verstappen e sua comemoração efusiva.


    A F1 pega fogo, uma campeonato disputado ponto a ponto entre Red Bull e Mercedes (149x148 pontos), Verstappen e Hamilton  (105x101 pontos). Além disso a Mclaren e Ferrari se mostram equipes capazes de disputarem na frente em certas circunstâncias. Uma temporada muito melhor do que a prevista. Daqui a duas semanas a F1 vai para o Azerbaijão, mais uma corrida de rua, mas com uma reta gigantesca, que sempre proporciona altas emoções.



 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...