domingo, 2 de maio de 2021

HAMILTON VENCE E CONVENCE NA TERRINHA.

    A F1, em uma temporada muito equilibrada chega em Portugal, para mais etapa da categoria no maravilhoso circuito de Algarve. Além de um traçado desafiador e belíssimo, a pista tem um asfalto complicado pois é liso, escorregadio, mas por conta das fortes freadas e curvas de raio longo, também gasta bastante borracha. Um pequeno desafio a mais aos pilotos.  

    Nos treinos classificatórios a Mercedes se mostrou um pouco melhor do que a Red Bull, apesar disso, Max por muito pouco, se não tivesse excedido os limites de pista, teria sido o pole position. Hamilton chegou pertinho da centésima pole da carreira, mas não foi dessa vez, o líder do campeonato teve de se contentar com a segunda posição. O finlandês Valtteri Bottas, por míseros sete milésimos, conquista a pole, mostrando serviço em uma temporada que será crucial em sua carreira. As decepções ficaram por conta de Alonso, que aparenta nos treinos livres ter um carro rápido. O espanhol largou em décimo terceiro. A outra decepção foi Daniel Ricciardo, que nem ao Q2 passou, enquanto seu companheiro de equipe brigava pela primeiras posições.

    A corrida começa com Bottas se mantendo a frente, seguido por Hamilton e Verstappen. Pérez de pneus médios acaba perdendo a posição para Sainz, que mostra está mais confortável com o carro da Ferrari. Ricciardo pula de décimo sexto para décimo terceiro, se destacando na largada. Ao abrir a  segunda volta, Raikkonen calcula muito mal e acaba acertando, Ana reta, o carro de seu companheiro de equipe, Giovinazzi. Pedaços do carro finlandês ficam na pista e apesar dele conseguir tirar o carro da pista, por conta dos detritos, o safety car é acionado.

    Na relargada, Max, de maneira sensacional ultrapassa Hamilton e passa a atacar Bottas. Pérez retoma a posição de Sainz, mas aí, Lando Norris de maneira espetacular consegue ganhar duas posições e assume a quarta posição. Mais atrás Ricciardo consegue ganhar mais duas posições e pula para o décimo primeiro lugar.

    Na volta oito para a nove, Max erra ao tentar tracionar para atacar Bottas e permite a Hamilton retomar a segunda posição.

O troco de Lewis em Max é o grande momento da corrida.

    Mais alguns giros e Hamilton ultrapassa Bottas e assume o primeiro lugar. O alto desgaste dos pneus fazem os pilotos alterarem as estratégias, especialmente aqueles que largaram de suave.

    Na passagem da volta vinte as paradas de pit stop começam para esses pilotos, embaralhando o grid. Mais a frente, Hamilton começa a imprimir um ritmo forte, abrindo vantagem para conseguir administrar no final da prova. Verstappen não consegue ultrapassar Bottas e fica voltas e mais voltas somente perseguindo o finlandês.

    Com trinta e seis, das sessenta e seis voltas de prova, Verstappen para nos boxes e coloca pneus duros, não acreditando na resistência dos pneus macios. Na volta seguinte Bottas para nos boxes e consegue ficar a frente do carro da Red Bull, porém, Max com pneus aquecidos, aproveita uma escorregada de Bottas e arriscando tudo, parte para o ataque e consegue ganhar a posição. Mais uma volta de corrida, Hamilton também vai aos boxes, não querendo arriscar permanecer na pista com pneus gastos e perder a posição nos boxes. Com tudo isso, Pérez assume provisoriamente a ponta da etapa.

    Outro piloto que se destaca no dia é o francês Esteban Ocon, da Alpine, primeiro fez uma classificação excelente, sendo o sexto, na corrida, fez uma ultrapassagem linda, por fora, sobre Gasly. Depois, na volta quarenta e quatro, por fora novamente, ultrapassa Sainz.

    Com pneus novos, Hamilton impõem um ritmo alucinante, abrindo vantagem para Verstappen. Bottas também começa a apertar o ritmo, mostrando que os carros prateados estão melhores nessa corrida. 

    No giro quarenta e oito, Ricciardo chega a ser ultrapassado por Gasly, mas dá um “x” lindo, retomando a nona posição. Na volta seguinte, Alonso ultrapassa Gasly e pula para o décimo lugar, entrando nos pontos. Sobre Alonso, vale ressaltar que ele acabou perdendo o décimo lugar na corrida passada pois a punição dada a Kimi Raikkonen foi revogada.

    Faltando quinze voltas para o final, Hamilton ultrapassa Pérez e retoma a posição. Na mesma volta, Alonso ultrapassa Ricciardo e pula para o nono lugar. No giro seguinte Pérez para e coloca os pneus macios para buscar a melhor volta da corrida.

    Com dez giros para o fim, Pérez crava a volta mais rápida. Fazendo o mínimo que se espera do mexicano, que mais uma vez deve um pouco.

    O grande nome da metade final da prova, Fernando Alonso, ultrapassagem na passagem cinqüenta e nove para sessenta o seu conterrâneo Carlos Sainz, ganhando a oitava posição, ficando imediatamente atrás de seu companheiro de equipe.

    Com três voltinhas para o final, Bottas vai aos boxes para buscar a melhor volta da corrida. Nessa mesma volta, Ricciardo ultrapassa Sainz. Na volta segunte, Max surpreende e para para também buscar a melhor volta. Nessa volta é a vez de Gasly ultrapassar Sainz, que claramente está com os pneus em frangalhos.

    Lewis Hamilton, cruza em primeiro, mais líder do que nunca na temporada. Verstappen chega em segundo, cravando a volta mais rápida da prova, porém logo em seguida perdeu o registro da volta pois excedeu os limites da pista. Bottas em terceiro ficou também com a volta mais rápida. Pérez o quarto, apesar de tido um desempenho melhor do que nas etapas anteriores, ainda ficou devendo uma atuação digna de Red Bull. Norris foi o quinto, mais uma vez com uma atuação irrepreensível do inglês, que talvez já se possa, seja o primeiro piloto da equipe. Leclerc mais uma vez, tirando leite de pedra, levou a Ferrari a um bom sexto lugar. Ocon, um dos destaques da corrida foi o sétimo, fazendo uma de suas melhores atuações na F1. Alonso chegou logo atrás de seu companheiro de equipe, mas se destaque a ótima recuperação do espanhol na prova. Ricciardo conseguiu uma boa recuperação na corrida e chegou em nono, mas as diferenças de performance em relação a Norris já pesa para  o piloto australiano. E Gasly fechou a lista dos dez primeiros, arrancando o ponto de Sainz já no fim da corrida. Aliás diga-se de passagem que o espanhol da Ferrari foi muito prejudicado pela estratégia horrível elaborada pela equipe de Maranelllo.

    No campeonato, Lewis lidera com oito pontos de diferença (69-61), muito por conta do golpe de sorte em Ímola e também com a clara melhora da Mercedes, mas nada está decidido, Red Bull ainda tem um desempenho competitivo e Max Verstappen está com sede de vitórias.

    A F1 com vinte e três etapas nessa temporada não para, na próxima semana os pilotos vão para Barcelona, na Espanha, uma pista, que geralmente o melhor carro prevalece. E aí, quem terá o melhor carro, Red Bull ou Mercedes? Descobriremos juntos na próxima semana, e amanhã as notas aos pilotos por suas atuações no GP de Portugal.


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