domingo, 9 de maio de 2021

CEM POLES PARA HAMILTON E VITÓRIA EM BARCELONA.

     A batalha entre Mercedes e Red Bull chega ao belo circuito de Catalunya, na Espanha. O circuito espanhol, muito conhecido pelas equipes por conta dos testes de pré-temporada, geralmente reflete qual é o melhor carro, devido ao desempenho máximo das equipes nesse circuito. Outra característica da pista é o alto desgaste da borracha, o asfalto mais abrasivo costuma judiar dos pneus.

    Nos treinos livres, a Mercedes dominou a tabela de tempos, com a Red Bull com Max Verstappen reagindo apenas no finzinho do último treino.

    Já nos treinos classificatórios a Mercedes se mostrou um pouco melhor do que a Red Bull, apesar disso, Max deu trabalho para os carros prateados e se colocou entre Bottas, o terceiro colocado e o pole position, Lewis Hamilton. Aliás Hamilton merece um destaque à parte, o piloto inglês obteve a histótica marca de cem pole position, não só o recordista absoluto nesse quesito, mas o único a chegar na barreira dos cem. A história foi feita diante dos nossos olhos. Outro que se destacou foi o espanhol Carlos Sainz, correndo em casa, o piloto da Ferrari conquistou o quarto lugar no grid. Na terceira fila, um surpreendente Ocon com sua Alpine no quinto posto e a Ferrari de Charles Leclerc em sexto. O outro espanhol da corrida, Fernando Alonso, a duras penas, ficou com o décimo lugar.



    Na largada, Hamilton até larga bem, mas Verstappen arrisca na freada, mergulha e ultrapassa o inglês, pulando para a liderança, Max quer transforma o seu centésimo GP em algo lendário. Quem realmente largou bem foi Leclerc, indo para o terceiro lugar, deixando para trás Bottas e Ricciardo, que também largou bem.


Masx arrisca tudo na largada e ultrapassa Hamilton.



    Após cinco voltas, Hamilton começa a forçar um pouco mais o ritmo, se aproximando de Verstappen. O finlandês Bottas também coloca o monegasco Leclerc em alça de mira. Um pouquinho mais atrás, o mexicano Sergio Pérez, que errou em sua qualificação, tenta se recuperar e começa a pressionar o australiano Ricciardo. Aliás, Pérez realmente precisa se recuperar pois começa a destoar demais de seu companheiro de equipe e não consegue contribuir com a equipe.

    No oitavo giro, Bottas ameaça, mas Leclerc se defende, ao mesmo tempo o carro da Alpha Tauri de Tsunoda aparece parado e apagado na pista. Para remover o carro, o safety car é acionado. Giovinazzi é o único que faz a parada nos boxes, uma atrapalha monumental, a equipe percebe que os pneus estavam murchos e voltam correndo aos boxes para trocarem, enquanto isso o piloto italiano fica segundos preciosos nos boxes. Na volta seguinte Russell e Latifi da Williams também param.

    A corrida recomeça na volta onze.  Hamilton apesar de não relargar bem, se recupera já no giro seguinte e começa a pressionar o piloto da Red Bull. Alonso, que errou na curva um acaba perdendo a posição para Lance Stroll.

    Com dezenove das sessenta e seis voltas previstas, Gasly puxa a fila de parada dos boxes. O piloto ainda teve de pagar cinco segundos na parada por conta de ter parado fora do colchete de largada. O France retorna em último, mais uma corrida ruim de uma equipe que começou muito bem a temporada.

    Na volta vinte e três, Alonso e Vettel param juntos e o espanhol volta ainda mais a frente. Na frente, Hamilton começa a forçar mais o ritmo e se aproxima de Verstappen.

    Com vinte e quatro voltas, Bottas vai aos boxes, é o primeiro entre os ponteiros. Pela primeira vez na corrida, Hamilton pressiona Max, e o holandês surpreende parando nos boxes. A parada da Red Bull é ruim, com mais de quatro segundos. A Mercedes não chama Hamilton para os boxes na volta seguinte, talvez contando em prolongar a parada.

    Na passagem da volta vinte e oito Hamilton vai aos boxes e retorna em segundo seis segundos atrás de Max. Bottas graças a estratégia ultrapassa Bottas.

    Uma briga interessante acontece no pelotão intermediário, Alonso ataca Giovinazzi, porém é atacado por Vettel, que por sua vez é atacado por Gasly. Alonso, Vettel e Gasly conseguem ultrapassar durante a volta o piloto italiano. Na frente, Hamilton, o homem das cem poles, começa a fazer volta mais rápida atrás de volta mais rápida.

    Com metade de prova completada, Hamilton chega em Verstappen e começa a pressionar o holandês. Já nessa volta o inglês apesar de bem mais rápido começa a ficar limitado pelo carro da Red Bull.

    No quadragésimo giro, Vettel faz o seu segundo pit stop. Mais três voltas e Hamilton surpreende parando nos boxes. A Red Bull arrisca e não para Max. A equipe dos energéticos papa mosca e no final da corrida vai sofrer. Essas táticas também só funcionam pois a Red Bull não tem um segundo carro para ajudar na contenção do piloto da Mercedes.

    Checo Perez, por fora, com muita ousadia ultrapassa Ricciardo, porém apesar da bela ultrapassagem a atuação do mexicano é apagada. Enquanto isso, Hamilton vira 1.7 segundos por volta mais rápido do que Max, as chances do piloto holandês se sustentar na liderança diminuem a cada volta.

    Chama atenção na volta cinqüenta a troca de posição da Mclaren, Norris abre caminho para Ricciardo. Na volta seguinte, Norris é ultrapassado também por Sainz.

    Faltando doze voltas para o final, Bottas vai aos boxes. Hamilton vai se aproximando de Max e quando chegar vai ter muita mais ação por conta dos pneus. Mais atrás Riccardo e depois Sainz, ultrapassam Ocon.

    Bottas que havia voltado em quarto, logo chega em Leclerc, ultrapassa o piloto da Ferrari e também faz a volta mais rápida da corrida.

    Na volta sessenta, Hamilton como um foguete, ultrapassa Max, que não tinha o que fazer. Sem mais como lutar, a equipe chama Max aos boxes para pelo menos, ganhar o ponto extra.

    Nas voltas finais, Stroll e Alonso fazem uma disputa ferrenha, melhor para o garoto, que depois acaba sendo ultrapassado por Gasly, recuperando-se bem.

    Lewis Hamilton, o grande piloto, com uma equipe tão genial quanto ele, chega a vitória noventa e oito da carreira e abre quatorze pontos em relação a Verstappen no campeonato, pavimentando o caminho do seu oitavo título. Verstappen, com a volta mais rápida da prova, chega em segundo e fechando o pódio Bottas.

    Uma curiosidade, esse pódio, Hamilton, Verstappen e Bottas é o pódio que mais se repetiu na história da F1, mostrando o quão bom e dominante são esses pilotos.

    Entre dois pilotos geniais, aguerridos, qualquer fator extra influencia, e hoje a Mercedes fez a estratégia correta e venceu. Que pese também na Red Bull não ter um segundo piloto capaz de ajudar Max nessa temporada, Perez vem decepcionando.

    Amanhã teremos as notas dadas aos pilotos por seu desempenho na corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...