domingo, 6 de outubro de 2019

RAST ABSOLUTO ATÉ O FINAL.

A DTM chega ao mítico traçado de Hockenheimring para suas duas últimas baterias. René Rast, piloto da equipe Rosberg, com motores Audi, apesar de já ser o campeão, vem com sede de vitória e se consolidar como o grande nome da categoria. Durante as duas semanas entre Nürburgring e Hockenheim, o calendário 2020 da categoria foi lançado e além disso a parceria com a SuperGT japonesa também foi oficializada. A expectativa é que essa maravilhosa e competitiva categoria volte a crescer e se destacar no cenário mundial no ano que vem.

Nessa etapa especial, carros da DTM e três da SuperGT (um de cada montadora) disputaram as corridas finais, sendo um desafio a mais para os pilotos e um espetáculo ainda maior para o público. 

Três SuperGt invadem a DTM.

Na qualificação da corrida um, sempre ele, René Rast é o pole position, ao seu lado, Marco Wittmann, piloto da BMW que ainda disputa o vice campeonato, e talvez o único no grid capaz de enfrentar Rast. Na segunda fila, Mike Rockenfeller e Jonathan Aberdein, que querem aproveitar a oportunidade e surpreender na corrida. Na terceira fila Löic Duval e Jenson Button, o ex-campeão da F1, fazendo sua estréia na DTM e com um carro Honda. Pietro Fittipaldi ficou em décimo oitavo entre os vinte, a frente somente de Hirakawa da Lexus e Matsuda da Nissan. A superioridade dos pilotos da DTM foi considerável.

Apesar do título, Rast continua dominante.

Ainda na volta de apresentação, o japonês Tsugio Matsuda, da equipe Nissan fica parado no grid, o carro acaba tendo de ser rebocado para os boxes antes da largada, o que facilitou o processo foi que o piloto era o último no grid e estava localizado bem ao lado da entrada dos boxes.

Na largada, Rast, Wittmann e Rockenfeller lrgam bem e permanecem a frente. Aberdein cai para sexto, destoando dos ponteiros. No grampo ao fim da reta oposta, Rockenfeller traciona melhor e supera seu adversário, assumindo a segunda posição. Button, mais comedido acabou caindo para sétimo na largada.  

Rast larga bem, mas é seguido de perto por Wittmann.

No segundo giro, Nico Müller no grampo e Frijns ao fim ao fim da volta superam Button. Na terceira passagem, Wittmann ataca Rockenfeller que se defende bem, e Glock chega em ambos, muito rapidamente. A direção de prova adverte Rockenfeller pela manobra de defesa mais agressiva. No fundo do pelotão, Pietro ataca Eng com tudo. Na volta seguinte, Marco supera Rockenfeller. 

Na passagem da volta seis, um three wide na freada do grampo, Van Der Linde, Spengler e Jamie Green, se tocam, se espremem e o inglês por fora prevalece, em seguida por fora também, Paul Di Resta supera Van Der Linde.

Na volta sete, Eng joga duro e vai batendo em Pietro para se defender do brasileiro. Na volta seguinte, Green ultrapassa Joel Eriksson, só que leva o troco no grampo, depois o inglês na parte do estádio supera o seu adversário, só que novamente recebe o "x".

Na volta onze, Glock é o primeiro a ir para os boxes, porém sua parada foi um pouco demorada para pequenos reparos na porta. Na pista, na parte da parabólica, Nico Müller supera Button, assumindo o sétimo lugar. Na volta seguinte vários outros do pelotão de trás vão aos boxes.

Na volta quinze, Duval vai aos boxes. Na pista, Wittmann vai se aproximando de Rast. Na saída dos boxes, Duval nem esboça reação ao ser superado por Glock por conta dos pneus frios. Na volta seguinte Rockenfeller e Frijns vão aos boxes. Glock supera Frijns, sobe mais uma posição, mas terá pneus mais gastos ao fim da corrida.

Na volta dezessete, Green e Aberdein vão aos pits. Aberdein lidera o pelotão dos pilotos que pararam nos boxes. O que chama a atenção é o retorno de Matsuda a pista, visando ganhar quilometragem para a corrida de domingo.

Bem no meio da corrida, Wittmann vai aos boxes, ao mesmo tempo, Button também para nos pits. Wittmann consegue voltar a frente dos pilotos que já pararam. Philipp Eng para o carro na parte da parabólica e abandona a corrida. Mais uma volta e Rast para nos boxes e o safety car é acionado, para desespero de Wittmann que iria conseguir ultrapassar Rast. Nico Müller e Juncadella que não haviam parado se beneficiam e voltam a pista em quinto e décimo oitavo respectivamente. Alguns pilotos no pelotão de trás vão aos boxes novamente.

O safety car é rápido e faltando um pouco mais de vinte minutos a corrida se reinicia. A relargada é com fila dupla, Wittmann se defende pois relarga por fora, Glock e Rockenfeller se tocam, saem do traçado e regressam rapidamente a pista sem perderem as posições, Glock se dá bem e fica com a terceira posição. No grampo, muitos toques e contatos, Pietro erra a freada e acerta Aberdein. Frijns supera Müller. 

A direção de prova pune Pietro com um drive trhough pelo incidente e aumenta em mais duas voltas a corrida Na frente, Wittmann aperta Rast. Nico Müller ajuda Frijns o empurrando levemente para superar Glock. No giro vinte e cinco, no grampo, Wittmann ultrapassa Rast e assume a liderança. Na volta seguinte Rast retoma a liderança tracionando melhor na saída do grampo.

Faltando dez minutos para o fim, Rast vai aumentando a diferença para Wittmann. Momentos depois Müller supera Rockenfeller e assume o terceiro lugar. Button supera Green e assume a décima segunda posição e vai avançando. Na volta seguinte o inglês supera Van Der Linde, mostrando o motivo de ser um ex-campeão da F1.

Com quatro minutos no cronômetro, Button chega em Jake Dennis. Mais a frente, Duval e Glock ficam várias curvas lado a lado, por fim, apesar de na batalha o francês ter ficado atrás de Glock, na reta principal, com DRS, Löic supera o alemão e assume a sexta posição.

Com dois minutinhos para o final, Nico Müller vai aos boxes, provavelmente sem combustível para as voltas extras. Müller além de cair para décimo sexto, ainda ultrapassa o limite de velocidade nos boxes, comprometendo de vez a sua corrida. A disputa entre Glock e Duval continua, assim como Button contra Jake Dennis. Button supera Dennis e assume o nono lugar. 

A corrida entra nas suas três voltas finais, Rast controla a corrida com muita propriedade e se consagra mais uma vez vencendo no traçado mítico. Wittmann, apesar de todo o esforço cruza em segundo, mas fica vivo na disputa pelo vice campeonato. Rockenfeller, mais de dez segundos atrás fecha o pódio. Três alemães nas três primeiras posições, festa completa em Hockenheim. Mais atrás, Button, cruza a linha de chegada em nono e é o único da SuperGT a pontuar na DTM. Pietro por conta da punição fica apenas na décima sétima posição.

Amanhã tem a última rodada da DTM e a RADIO PADDOCK irá contar em detalhes como foi. Até lá.












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