domingo, 29 de setembro de 2019

COM SORTE E TALENTO LEWIS VENCE NA RÚSSIA.

Nos treinos livres para o GP da Rússia, a Ferrari volta a demonstrar um ritmo mais forte que seus rivais diretos, Mercedes e Red Bull, porém a vantagem é pequena e qualquer erro pode ser fatal.

Na qualificação, Leclerc, o garoto sensação do momento, conquista uma pole position fabulosa, com larga vantagem para Hamilton e Vettel. Bottas fechou o dia em quarto. Para as Mercedes restava a esperança da sua estratégia diferenciada render melhores resultados na pista. Por conta de punições por troca de componentes, Verstappen larga somente em nono, seu companheiro Albon, larga em último pelos mesmos motivos.

Na largada, Leclerc larga bem, Vettel ainda mais, superando Hamilton antes do fim da reta principal, o alemão aproveita o vácuo de Leclerc e assume a liderança. No meio da volta o sfety car entra na pista por conta do acidente envolvendo Grosjean, Ricciardo e Giovinazzi. O piloto da Alfa Romeo, encaixotado pelos oponentes acaba furando o pneu de Ricciardo e jogando Grosjean para fora após o toque, o próprio Giovinazzi porém sai quase ileso. Durante o safety car fica explícito em áudio o acordo da Ferrari em deixar Vettel pegar o vácuo de Leclerc.

O sanduíche de Giovinazzi resultou na batida de Grosjean.


Na passagem da volta quatro a corrida se reinicia. Na volta seguinte Vettel abre distância para Leclerc e paga o preço do misto de ingenuidade e cobrança da equipe, pois o alemão acelera tudo que pode, se consolidando na liderança.

No sétimo giro Bottas supera Sainz e retoma a quarta posição. Vettel quebra claramente o acordo, não cede a posição e se mantém na frente. A Ferrari claramente se mostra incapaz de aceitar o fato do novato estar em melhor forma. Kimi Raikkonen, por queima e largada, mesmo sem levar nenhuma vantagem, é punido.

Após a volta dez, Hamilton começa a fazer valer seus pneus mais duros e começa a se reaproximar das Ferrari. Verstappen chega nas Mclaren, e começa a pressionar Norris. O holandês voador demora um par de voltas, contudo supera Norris e vai para cima de Sainz.

Sem se importar com o acordo, Vettel vai abrindo vantagem, complicando a vida de Leclerc. O ritmo de Vettel mostra que ele tinha em condições normais chance de superar Leclerc na pista. Enquanto isso Hulkenberg supera Pérez e assume a oitava posição, a manobra do alemão, por fora, travando roda foi maravilhosa.

Na volta dezessete, o incrível Hulkenberg é primeiro a ir para os boxes, na troca o piloto perde segundos preciosos com problemas no macaco. Na pista Verstappen ultrapassa Sainz e pula para quinto. Albon, que largou dos boxes, vai se recuperando lentamente e ultrapassa o piloto da casa, Daniil Kvyat.

Com vinte giros completados, Albon parte para cima de Gasly, o francês se defende da primeira investida, se manter a frente é questão de honra. Na volta seguinte Norris vai aos boxes. Mais uma volta e Sainz vi aos boxes e faz a sua troca. 

Na volta vinte e dois, Leclerc vai aos boxes e retorna a pista em quarto. Mais uma volta e Vettel permanece na pista.. As Mercedes para vencerem precisam alongar a parada ao máximo e torcer para um safety car pois o ritmo de Vettel é muito intenso. No pelotão intermediário, fora do ponto de DRS, Albon pressiona Gasly e supera o francês, com muito arrojo. 

Com vinte e seis voltas as Mclaren, com pneus bem mais novos, chegam nas Toro Rosso, que também disputam posição entre elas. Ao fim da volta, Vettel vai aos boxes e faz seu pit stop, ao retornar a pista, perde a posição para Leclerc, agora o jogo entre eles é o seguinte, quem for mais rápido vence. O monegasco está a vinte segundos de Hamilton, que terá pneus mais novos quando voltar a pista.

Voltas vinte oito, momento chave da corrida, Vettel perde a potência e abandona a corrida, ironicamente a entrada do virtual safety car ajuda Hamilton e Bottas, que terão tempo de pararem e voltarem a frente de Leclerc. A maré muda em Sochi.

O abandono de Vettel dá a Mercedes a chance de vencer.


Com os trabalhos no boxe, Hamilton supera Leclerc, o monegasco volta pelo menos a frente de Bottas. Verstappen também vai aos boxes. A corrida se reinicia por apenas alguns segundos pois George Russel bate no muro, chamando o safety car.

A Ferrari chama Leclerc para trocar os pneus, porém abre mão da posição na pista. A corrida se reinicia na volta trinta e três, o monegasco tenta, mas não consegue superar Bottas.

Volta trinta e quatro, Leclerc chega em Bottas e começa a pressionar o finlandês, que faz o papel de escudeiro para Hamilton, que por sua vez vai aproveitando e fazendo de maneira consecutiva as melhores voltas da corrida. Mais atrás Gasly e Kvyat se digladiam pela décima segunda posição. Um par de voltas depois, o piloto da casa dá o troco em Gasly, que erra na freada e também perde a posição para Raikkonen.

 Faltando dez voltas para o final, a trancos e barrancos, Albon supera Magnussen e assume a sexta posição, tendo tempo para chegar em Sainz, o quinto.

Com apenas sete giros para o fim, Hamilton crava a melhor volta da prova, abre quase cinco segundos para Bottas e ruma para a vitória. Enquanto isso Leclerc volta a atacar Bottas. Albon rapidamente chega em Sainz na disputa pela quinta posição. O tailandês ataca ao fim da reta principal, não consegue a ultrapassagem, mas fica muito colado no espanhol e mesmo sem o uso do DRS, na freada da curva, supera o adversário. 

Lewis Hamilton, com muita categoria e estratégia conquista a sua nona vitória na temporada e impressionantes oitenta e dois triunfos na carreira. Bottas é  o segundo e fecha a dobradinha da Mercedes, que já não vencia a algumas corridas. Leclerc vai ao pódio com a sua Ferrari, mas com um sabor um pouco amargo de que poderia um pouco mais.
A vitória de Lewis é a sua quarta no circuito russo.



Hamilton e Mercedes agora fazem contas para saberem quando irão conquistar seus títulos, faltando apenas cinco corridas para o fim do campeonato. Para a Ferrari, a única notícia boa é que o carro é mais rápido de reta e em termos aerodinâmicos pouco deve para a Mercedes, fazendo com que a equipe se torne competitiva nas qualificações e nas corridas.

Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo seu desempenho na corrida:

1o. Hamilton - 9,0

Conquistou uma importante segunda posição no grid, contou com a sorte do safety car e seu talento habitual para se manter na liderança, e ruma para seu hexacampeoanto. 

2o. Bottas - 8,5

Discretíssimo a corrida inteira, porém foi um excelente escudeiro para Hamilton após o safety car.

3o. Leclerc - 9,0

Fez a pole position, cumpriu o acordo da Ferrari na largada, mas paga ou pela ingenuidade ou pela falta de malícia, deixar Vettel passar, não é algo inteligente. A sua estratégia falhou por conta do safety car, mas ainda assim precisa demonstrar mais vontade para se tornar um dos grandes.

4o. Verstappen - 8,0 

Se recuperou bem das punições e se juntou aos pelotão dos líderes no safety car, contudo seu carro não permitiu avançar mais do o quarto lugar.

5o. Albon - 8,0

Largar dos boxes e chegar entre os cinco primeiros é impressionante, o tailandês demonstra grande capacidade de recuperação, agora precisa melhorar seu desempenho nas qualificações e passar a incomodar mais Verstappen.

6o. Sainz - 8,0

O espanhol foi muito bem a corrida inteira, fez por merecer o resultado e ajuda a Mclaren a chegar no quarto lugar dos construtores.

7o. Pérez - 7,5

O mexicano sempre muito combativo levou seu carro a um excelente resultado.

8o. Norris - 7,0

O garoto é rápido e constante, mesmo sendo estreante anda sempre no ritmo de Sainz, já um veterano, tem muito a oferecer a Mclaren e pode ser um grande nome para o futuro, tal qual Verstappen e Leclerc.

9o. Magnussen - 6,5

Apesar de todo o arrojo sempre se envolve em confusão, perde tempo e dessa vez por conta de uma punição de cinco segundos perdeu o oitavo lugar para Norris.

10o. Hulkenberg - 6,5

Assim como Leclerc foi muito prejudicado pelo safety car, mas fez valer sua combatividade e velocidade com um ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...