segunda-feira, 16 de setembro de 2019

TRIUNFO INGLÊS EM NÜRBURGRING E O TÍTULO DE RAST.

Mais um domingo quente em Nürburgring, clima bonito e próprio para a corrida que poderia sacramentar o título de René Rast, que está a quarenta e nove pontos a frente de Nico Müller (eram quarenta e sete até a qualificação). 

Na qualificação para a corrida dois o inglês Jamie Green por apenas um milésimo de segundo, um insignificante milésimo, conquista a pole position, a frente do postulante ao título René Rast, que tem tudo para repetir seu domínio na pista e se sagrar bicampeão. Na segunda fila Mike Rockenfeller, que abandonou na corrida de sábado é o terceiro, Robin Frijns, que fez boa recuperação na primeira bateria é o quarto. Pietro Fittipaldi, neto do multicampeão Emerson Fittipaldi larga em décimo segundo. Nico Müller, que sonha distantemente do título, larga apenas em décimo quarto.

Antes da corrida, Paul Di Resta, devido a problemas no carro não alinha no grid o seu Aston Martin. Na largada, Rast traciona muito bem e assume a liderança, Jamie Green é obrigado a dividir a primeira curva com Rockenfeller, mas consegue se manter em segundo. Outro que larga muito bem é Loic Duval, assumindo a quarta posição. Wittman também é bastante agressivo e ganha a posições na largada, durante a volta ultrapassa Glock. Pietro, que também largou muitíssimo bem passa a pressionar o alemão e no fim da primeira volta assume a oitava posição, Glock ainda tenta acelerar para retomar a posição, mas acaba rodando após ser tocado por Van Der Linde e comprometendo a sua corrida. Por conta da rodada os carros formam dois pelotões distintos. 

Rast larga muito bem e assume a liderança na largada.


Na passagem da volta quatro Nico Müller continua ganhando posições e avançando para décimo após a parada de Van Der Linde para cumprir o drive trough após o contato com Glock. Na volta seguinte o suíço ultrapassa Philipp Eng e chega ao nono lugar.

No sétimo giro, Jamie Green passa a atacar Rast na briga pela liderança. Graças as investidas, mesmo que tímidas de Green, o ritmo de Rast não é tão dominante, permitindo a aproximação do pelotão. 

Na volta onze, Müller vai aos boxes e arrisca na estratégia. Wittmann, o melhor BMW na corrida é o sétimo e se aproxima do pelotão dos líderes. Pietro vai aos boxes na volta seguinte e tem problemas na parada, perdendo tempo. Na outra volta Rast vai aos boxes e volta em décimo terceiro, porém com pista livre. Mais uma volta e Green vai para o seu pit stop, ao regressar para a pista volta imediatamente a frente de Rast. O alemão com pneus mais aquecidos parte para cima, tentando concretizar a ultrapassagem, Green por sua vez, abana o carro de um lado para o outro, balança a traseira na freada no miolo da pista, contudo se mantém a frente. Na freada no fim da reta principal Rast investe, porém recolhe ao perceber que Green não iria ceder.

 Na passagem da volta quinze, Müller, mesmo com um jogo de pneus cinco voltas mais gastos, passa a atacar Loic Duval. Ambos ultrapassam Frijns que saia dos boxes. Um par de voltas depois, Pietro tenta ultrapassar Glock e Eng ao mesmo tempo, porém recua e toca muito levemente no carro de Glock, que concretiza a sua ultrapassagem em cima de Eng. 

Com vinte giros, Wittmann vai aos boxes e retorna em décimo segundo. Na passagem seguine a corrida chega a sua metade, Aberdein e Spengler vão aos boxes, porém voltam no pelotão de trás. Enquanto isso, Eng retoma a posição de Glock.

Faltando vinte e dois minutos no cronômetro, Frijns ultrapassa Müller e assume a sexta posição. Algumas paradas ocorrem e um par de voltas depois Frijns ultrapassa Duval e assume a quarta posição. Um pouco mais atrás Wittmann com problemas fica lento, quase para o carro, mas faz o sistema reiniciar e retorna para a pista em penúltimo.

No pit stop Green retoma a liderança.


Com o fim das paradas os cinco primeiros eram: Green, Rast, Frijns, Duval e Müller. O tempo vai passando e o título de Rast vai se aproximando. Wittmann com problemas de pressão no combustível vai vagarosamente para os boxes. Enquanto isso Nico vai segurando a pressão de Rockenfeller, que vem com um bom ritmo e pneus bem mais novos.

Faltando nove minutos, Aberdein chega em Rockenfeller que não se decidia sobre Müller e parte para o ataque, na primeira investida Rockenfeller se defende bem. Mais a frente, Frijns chega em Rast e também parte para o ataque com bastante agressividade. Na freada da chicane, Frijns supera Rast. Na segunda investida de Aberdein, ele e Rockenfeller fazem a reta principal lado a lado, mas Aberdein conquista a posição.

Com seis minutos restando, Frijns passa a caçar Green. Aberdein passa a perseguir Nico e Loic. A situação sobre o título fica nas mãos de Müller, caso supere Loic, ele adia o título de Rast. 

Nos três minutos finais, Aberdein ataca no fim da reta Müller, que mesmo com pneus bem gastos, se mantém a frente. Mais uma volta se passa e no mesmo ponto mais uma vez Aberdein investe sobre Müller que novamente se defende brilhantemente. Na ponta da corrida, Frijns fica a apenas um segundo de Green. Na freada da chicane, por fora, Aberdein supera Nico. Na abertura da penúltima volta, Nico ainda é obrigado a se defender de Rockenfeller, o suíço chega a escapar na freada, mas se recupera e fecha a porta. 

Na freada da chicane, Frijns investe com tudo sobre Green, porém passa reto e devolve a posição, os dois carros abrem a última volta. Frijns, se recupera e na última curva tenta surpreender Green, que se defende e vence a corrida em Nürburgring. Frijns, muito agressivo fecha o dia em segundo e René Rast, agora bicampeão da categoria fecha o pódio. Um pódio justo onde os três pilotos se destacaram pelo seu bom desempenho na corrida. Em quarto Duval, que se virava contra Aberdein, o quinto. Müller segura bem Rockenfeller e fecha o dia em sexto e com o abandono de Wittmann, praticamente assegura o vice campeonato. Pietro tem um fim de corrida decepcionante e termina em décimo terceiro.

Sobre o campeão Rast, além de ter o melhor motor, foi o melhor piloto e o mais consistente, mesmo nas adversidades, com problemas em algumas corridas, soube ter cabeça e se recuperar, merecendo demais esse título. Müller também merece elogios, não tão consistente, mas teve ótimos momentos na temporada.

Rast: título antecipado e merecido.


A temporada 2019 da DTM ainda não terminou, falta a rodada dupla em Hockenheim, sem a pressão por título, é certo que Rast e Müller serão mais agressivos em busca da vitória. 










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