domingo, 22 de setembro de 2019

VETTEL SURPREENDE E VENCE A PRIMEIRA NO ANO.

A maravilhosa e suntuosa cidade-Estado de Singapura, recebe em suas ruas que combinam arranhas céus e luzes brilhantes a F1. A corrida noturna, que acontece a mais de dez anos nesse traçado desafiador tem nesse ano um olhar diferenciado para o jovem piloto monegasco, sensação da categoria. Hamilton, líder e postulante ao campeonato, mesmo tendo larga vantagem promete reagir as vitórias do garoto. Além disso, dentro da Ferrari a disputa pelo posto de primeiro piloto nunca esteve tão em aberto. Muita coisa para se observar durante o fim de semana.

Nos treinos livres a Red Bull e a Mercedes deram as cartas, com os melhores tempos, porém na classificação a Ferrari mostrou força, dominando os tempos das sessões. No Q3, Vettel fez uma volta fantástica, que fez inclusive Hamilton esbravejar onde arrumaria um segundo. Na segunda tentativa, a volta derradeira de cada, Vettel errou e abortou a volta, Lewis arrumou miraculosamente o segundo e superou por milésimos Vettel, mas Charles Leclerc está em estado de graça, fez uma volta maravilhosa e conquista a sua quinta pole position na temporada. Claramente após o treino a cara de Vettel era de descontentamento com o seu terceiro lugar.


Leclerc larga bem e se mantém na liderança.
Na largada Leclerc pula muito bem e se mantém a frente, Vettel é fechado por Hamilton, mas atormenta o inglês por toda a primeira volta. No pelotão intermediário, Sainz é tocado e tem um pneu furado, em compensação Norris, seu companheiro de equipe ganha duas posições e avança para o sétimo posto. Hulkenberg também com problemas nos pneus por conta do toque em Sainz vai aos boxes ao fim da primeira volta, assim como George Russel, que havia se enroscado por Ricciardo.

Após três voltas Hamilton começa a tirar diferença para Leclerc, assim como a Red Bull de Verstappen começa a se aproximar de Vettel. 

No sétimo giro, Ricciardo, mesmo espremido por Stroll, consegue arrancar a ultrapassagem e assumir o décimo terceiro lugar. O australiano que largou em último por conta de punições por troca de componentes vai crescendo na corrida. Na frente os seis primeiros estão muito próximos, com Charles segurando o pelotão, sensivelmente o ritmo de corrida da Ferrari é mais lento do que os das Mercedes, e quiçá da Red Bull, muito por conta do desgaste dos pneus.

Na passagem da volta dez Ricciardo, bem agressivo supera Kvyat, Stroll aproveita o momento e também supera o russo na curva seguinte. Na frente, Vettel é atacado por Verstappen, que traz consigo Bottas e Albon.

Com quinze voltas as paradas nos boxes começam, o primeiro a parar foi Kvyat, na volta seguinte Stroll, duas voltas depois. Nessa volta a diferença entre Leclerc e Hamilton despenca, porém a ultrapassagem na pista é algo muito complicado nas ruas estreitas. Raikkonen, quando pressionado por Ricciardo, prefere ir aos boxes.

O valente polonês Robert Kubica, que anunciou abandonar a F1 ao fim do ano por conta de suas limitações físicas, aparece na prova disputando posições com os pilotos que trocaram pneus, Raikkonen e Pérez sofrem para superar o piloto exemplo de superação, Kvyat o supera mais facilmente. A diferença entre Charles e Lewis sobe quase um segundo, mas no giro seguinte a diferença volta a cair, provavelmente Lewis quis refrigerar o carro. Após dezenove voltas, Bottas parte para cima de Verstappen. Na vigésima volta Vettel e Verstappen vão aos boxes. Na pista, Lewis ataca Leclerc, que ao fim da volta vai aos boxes. Para surpresa de todos Vettel volta imediatamente a frente de Leclerc.

Hamilton permanece na pista, vai tentar uma tática alternativa para superar as Ferrari já que na pista vai ficar difícil. No giro vinte e três Bottas volta atrás de Verstappen e imediatamente a frente de Albon, que perdeu tempo superando Hulkenberg. Leclerc mesmo mais rápido fica encaixotado por Vettel. A situação dentro da Ferrari fica interessante pois Vettel apesar de favorecido no pit stop, conquistou a posição legitimamente, tirando mais de três segundo em uma volta. 

As Ferrari alcançam os carros que ainda não pararam. perdendo tempo. Hamilton na volta vinte e sete vai para os boxes e volta atrás de Verstappen, imediatamente a frente de Bottas. Um pouco a frente, Vettel supera Pérez e deixa a encrenca para Leclerc. O monegasco cola no carro da Racing Point, mas não concretiza a ultrapassagem. Nessa perda de tempo, Verstappen cola em Leclerc. Na volta seguinte, no mesmo ponto Vettel supera Hulkenberg e atrás Leclerc supera Pérez. O alemão vai se destacando na prova com a sua agressividade.

Na volta trinta, das sessenta e uma previstas, Vettel arrisca demais, supera Gasly com direito a um leve toque roda com roda, o alemão sabe que essa é a grande chance que tem de vencer na temporada. Na passagem seguinte, Vettel supera um Giovinazzi bem camarada. Verstappen supera Hulkenberg, mais atrás Hamilton e Bottas chegam em Stroll e por sorte o piloto vai aos boxes.

Hamilton e Bottas vão abrindo caminho, superando Hulkenberg e depois Giovinazzi. Riciardo e Giovinazzi se encontram na pista, se tocam, o toque mais forte de ambos danifica o carro de Giovinazzi e o pneu da Renault da Ricciardo fura.

Ricciardo jogo fora sua exuberante recuperação com um lance arriscado.


Após trinta e cinco volta os cinco primeiros eram: Vettel, Leclerc, Verstappem, Hamilton e Bottas. A diferença entre as Ferrari era superior a cinco segundos. Nesse momento Grosjean faz Russuel rodas e bater no muro. O safety car é acionado. Bom para Leclerc e ótimo para Hamilton, que retira quase dez segundos para o líder. A corrida será outra.

O primeiro abandono da Williams graças a intervenção de Grosjean.


Alguns pilotos aproveitam e param nos boxes, o safety car é longo para a remoção do carro da Williams.

A relargada acontece no giro quarenta e um, Vettel sai bem lançado e se mantém na ponta, os oito primeiros se mantém inalterados. Mais atrás Stroll e Hulkenberg se tocam após intensa disputa e fica com o pneu furado.


Faltando dezoito voltas, Pérez, o outro carro da Racing Points tem problemas e abandona. Na liderança Vettel vai administrando a diferença para Leclerc. O safety car é novamente acionado para a retirada do carro de Pérez.

A maré muda e a Racing Points afunda na corrida.


A corrida recomeça faltando quatorze voltas para o final, dessa vez Leclerc relarga mais próximo de Vettel, atrás das Ferrari, as Mercedes passam a atacar Verstappen. Várias trocas de posição ocorrem no pelotão intermediário, enquanto Ricciardo se dá mal no ataque e perde posição, Hulkneberg aproveita um vacilo de Magnussen e sobe para nono.

Na volta cinquenta, Kvyat mergulha como se não houvesse amanhã, acerta Raikkonen que abanadona com a suspensão quebrada. Kvyat regressa a pista, mas não perde várias posições. O safety car é novamente acionado. A corrida com isso deve terminar no tempo de duas horas ao invés das sessenta e uma voltas.

Pela quarta vez a corrida se reinicia, Vettel relarga maravilhosamente bem, Leclerc dessa vez bobeia um pouquinho e fica para trás. Max se mantém em terceiro, com Lewis embutido em sua traseira. Sainz, que chegou a estar uma volta atrás do líder, supera Magnussen e assume o décimo segundo lugar.

Mesmo com pneus mais novos, Lewis não consegue atacar Verstappen, Bottas ainda mais apático, fica distante de seu companheiro. 

Vettel agarra com unhas e dentes a chance de vencer, crava a melhor volta da corrida e abre boa vantagem para Leclerc, que não deve atacar o companheiro de equipe

Com três giros para o fim, Hamilton finalmente passa a atacar Verstappen, gerando emoção no fim da corrida. Max vai se segurando como pode.

Sebastian Vettel, de maneira até improvável vence pela quinta vez o Grand Prix de Cingapura, ao conquistar a liderança na estratégia, soube se manter a frente, foi agressivo no limite do tolerado e conquista sua primeira vitória no ano. Muito há de se falar sobre a escolha do piloto de trás para ir aos boxes, porém a Ferrari o vez pois Vettel teria a possibilidade de ultrapassar Hamilton, o problema todo foi que a volta de Leclerc que teria de ser pelo menos boa, foi muito ruim, em um circuito travado, com pneus quase iguais em uso e um piloto que anda muitíssimo bem nesse traçado, a situação de Leclerc se complicou pois Vettel não cederia a posição facilmente. Além disso, era a chance de ser a primeira dobradinha da Ferrari no circuito.

No campeonato Lewis continua muito a frente dos rivais com 296 pontos, seguido por Bottas, sempre muito apático com 231, e no terceiro lugar um empate, Leclerc e Verstappen, com duzentos pontos cada dividem a posição. Vettel o quinto volta a se aproximar dos seus rivais diretos agora com 194 pontos.


Abaixo as notas dadas aos pilotos que terminaram entre os dez primeiros.


1o Vettel - 9,0

Não foi espetacular na classificação, estava discreto na corrida, mas quando a oportunidade surgiu soube lutar com todas as suas forças e conquistou uma espetacular vitória. Se não é um gênio, ainda assim tem seus momentos de brilhantismo, como hoje.

2o. Leclerc - 9,0

Fez tudo certo até o seu pit stop, a equipe errou ao não chamá-lo primeiro, contudo faltou ao monegasco, mais uma vez a experiência, se fizesse como Schumacher, e fizesse duas voltas voadoras antes de entrar nos boxes, não teria perdido a corrida. Ainda assim o resultado é extremamente positivo, duas vitórias e três pódios em três corridas.

3o. Verstappen - 8,0

Outro piloto discreto na corrida, mas que soube lutar para conquistar um importante pódio, que o mantém em terceiro no campeonato.

4o. Hamilton - 7,0

Sempre agressivo, mas dessa vez errou na estratégia e jogou fora um pódio.

5o. Bottas - 6,0

Nada fez além da volta mais rápida da prova. Muito pouco pelo carro que tem.

6o. Albon - 6,0

Discreto, porém poderia ter sido mais agressivo e ter disputado posições com os adversários da frente.

7o. Norris - 8,0

Mais uma vez o garoto se mostra competente, conquista mais um belo resultado e está em sétimo na tabela de pontos. Outro que está no nível de Leclerc e Verstappen.

8o. Gasly - 7,5

Sempre muito combativo, mesmo com um carro mais fraco vai mostrando que ainda tem muito a oferecer.

9o. Hulkenberg - 7,0

O pit stop na primeira volta complicou sua corrida, mas minimizou o prejuízo chegando aos pontos.

10o. Giovinazzi - 8,0

Chegou a liderar, porém a equipe errou ao mantê-lo na pista por tanto tempo e para piorar foi atropelado por Ricciardo, não fosse esse incidente poderia quiçá chegar entre os oito primeiros.

Acredite, Giovinazzi liderou quase sete voltas da corrida.


A próxima corrida acontece na próxima semana, nas ruas de Sochi na Rússia, pista em que Bottas sempre se destaca. A expectativa é de mais uma boa corrida, até lá.

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