A maravilhosa e suntuosa cidade-Estado de Singapura, recebe em suas ruas que combinam arranhas céus e luzes brilhantes a F1. A corrida noturna, que acontece a mais de dez anos nesse traçado desafiador tem nesse ano um olhar diferenciado para o jovem piloto monegasco, sensação da categoria. Hamilton, líder e postulante ao campeonato, mesmo tendo larga vantagem promete reagir as vitórias do garoto. Além disso, dentro da Ferrari a disputa pelo posto de primeiro piloto nunca esteve tão em aberto. Muita coisa para se observar durante o fim de semana.
Nos treinos livres a Red Bull e a Mercedes deram as cartas, com os melhores tempos, porém na classificação a Ferrari mostrou força, dominando os tempos das sessões. No Q3, Vettel fez uma volta fantástica, que fez inclusive Hamilton esbravejar onde arrumaria um segundo. Na segunda tentativa, a volta derradeira de cada, Vettel errou e abortou a volta, Lewis arrumou miraculosamente o segundo e superou por milésimos Vettel, mas Charles Leclerc está em estado de graça, fez uma volta maravilhosa e conquista a sua quinta pole position na temporada. Claramente após o treino a cara de Vettel era de descontentamento com o seu terceiro lugar.
Leclerc larga bem e se mantém na liderança. |
Após três voltas Hamilton começa a tirar diferença para Leclerc, assim como a Red Bull de Verstappen começa a se aproximar de Vettel.
No sétimo giro, Ricciardo, mesmo espremido por Stroll, consegue arrancar a ultrapassagem e assumir o décimo terceiro lugar. O australiano que largou em último por conta de punições por troca de componentes vai crescendo na corrida. Na frente os seis primeiros estão muito próximos, com Charles segurando o pelotão, sensivelmente o ritmo de corrida da Ferrari é mais lento do que os das Mercedes, e quiçá da Red Bull, muito por conta do desgaste dos pneus.
Na passagem da volta dez Ricciardo, bem agressivo supera Kvyat, Stroll aproveita o momento e também supera o russo na curva seguinte. Na frente, Vettel é atacado por Verstappen, que traz consigo Bottas e Albon.
Com quinze voltas as paradas nos boxes começam, o primeiro a parar foi Kvyat, na volta seguinte Stroll, duas voltas depois. Nessa volta a diferença entre Leclerc e Hamilton despenca, porém a ultrapassagem na pista é algo muito complicado nas ruas estreitas. Raikkonen, quando pressionado por Ricciardo, prefere ir aos boxes.
O valente polonês Robert Kubica, que anunciou abandonar a F1 ao fim do ano por conta de suas limitações físicas, aparece na prova disputando posições com os pilotos que trocaram pneus, Raikkonen e Pérez sofrem para superar o piloto exemplo de superação, Kvyat o supera mais facilmente. A diferença entre Charles e Lewis sobe quase um segundo, mas no giro seguinte a diferença volta a cair, provavelmente Lewis quis refrigerar o carro. Após dezenove voltas, Bottas parte para cima de Verstappen. Na vigésima volta Vettel e Verstappen vão aos boxes. Na pista, Lewis ataca Leclerc, que ao fim da volta vai aos boxes. Para surpresa de todos Vettel volta imediatamente a frente de Leclerc.
Hamilton permanece na pista, vai tentar uma tática alternativa para superar as Ferrari já que na pista vai ficar difícil. No giro vinte e três Bottas volta atrás de Verstappen e imediatamente a frente de Albon, que perdeu tempo superando Hulkenberg. Leclerc mesmo mais rápido fica encaixotado por Vettel. A situação dentro da Ferrari fica interessante pois Vettel apesar de favorecido no pit stop, conquistou a posição legitimamente, tirando mais de três segundo em uma volta.
As Ferrari alcançam os carros que ainda não pararam. perdendo tempo. Hamilton na volta vinte e sete vai para os boxes e volta atrás de Verstappen, imediatamente a frente de Bottas. Um pouco a frente, Vettel supera Pérez e deixa a encrenca para Leclerc. O monegasco cola no carro da Racing Point, mas não concretiza a ultrapassagem. Nessa perda de tempo, Verstappen cola em Leclerc. Na volta seguinte, no mesmo ponto Vettel supera Hulkenberg e atrás Leclerc supera Pérez. O alemão vai se destacando na prova com a sua agressividade.
Na volta trinta, das sessenta e uma previstas, Vettel arrisca demais, supera Gasly com direito a um leve toque roda com roda, o alemão sabe que essa é a grande chance que tem de vencer na temporada. Na passagem seguinte, Vettel supera um Giovinazzi bem camarada. Verstappen supera Hulkenberg, mais atrás Hamilton e Bottas chegam em Stroll e por sorte o piloto vai aos boxes.
Hamilton e Bottas vão abrindo caminho, superando Hulkenberg e depois Giovinazzi. Riciardo e Giovinazzi se encontram na pista, se tocam, o toque mais forte de ambos danifica o carro de Giovinazzi e o pneu da Renault da Ricciardo fura.
Após trinta e cinco volta os cinco primeiros eram: Vettel, Leclerc, Verstappem, Hamilton e Bottas. A diferença entre as Ferrari era superior a cinco segundos. Nesse momento Grosjean faz Russuel rodas e bater no muro. O safety car é acionado. Bom para Leclerc e ótimo para Hamilton, que retira quase dez segundos para o líder. A corrida será outra.
Alguns pilotos aproveitam e param nos boxes, o safety car é longo para a remoção do carro da Williams.
A relargada acontece no giro quarenta e um, Vettel sai bem lançado e se mantém na ponta, os oito primeiros se mantém inalterados. Mais atrás Stroll e Hulkenberg se tocam após intensa disputa e fica com o pneu furado.
Faltando dezoito voltas, Pérez, o outro carro da Racing Points tem problemas e abandona. Na liderança Vettel vai administrando a diferença para Leclerc. O safety car é novamente acionado para a retirada do carro de Pérez.
A corrida recomeça faltando quatorze voltas para o final, dessa vez Leclerc relarga mais próximo de Vettel, atrás das Ferrari, as Mercedes passam a atacar Verstappen. Várias trocas de posição ocorrem no pelotão intermediário, enquanto Ricciardo se dá mal no ataque e perde posição, Hulkneberg aproveita um vacilo de Magnussen e sobe para nono.
Na volta cinquenta, Kvyat mergulha como se não houvesse amanhã, acerta Raikkonen que abanadona com a suspensão quebrada. Kvyat regressa a pista, mas não perde várias posições. O safety car é novamente acionado. A corrida com isso deve terminar no tempo de duas horas ao invés das sessenta e uma voltas.
Pela quarta vez a corrida se reinicia, Vettel relarga maravilhosamente bem, Leclerc dessa vez bobeia um pouquinho e fica para trás. Max se mantém em terceiro, com Lewis embutido em sua traseira. Sainz, que chegou a estar uma volta atrás do líder, supera Magnussen e assume o décimo segundo lugar.
Mesmo com pneus mais novos, Lewis não consegue atacar Verstappen, Bottas ainda mais apático, fica distante de seu companheiro.
Hamilton e Bottas vão abrindo caminho, superando Hulkenberg e depois Giovinazzi. Riciardo e Giovinazzi se encontram na pista, se tocam, o toque mais forte de ambos danifica o carro de Giovinazzi e o pneu da Renault da Ricciardo fura.
Ricciardo jogo fora sua exuberante recuperação com um lance arriscado. |
Após trinta e cinco volta os cinco primeiros eram: Vettel, Leclerc, Verstappem, Hamilton e Bottas. A diferença entre as Ferrari era superior a cinco segundos. Nesse momento Grosjean faz Russuel rodas e bater no muro. O safety car é acionado. Bom para Leclerc e ótimo para Hamilton, que retira quase dez segundos para o líder. A corrida será outra.
O primeiro abandono da Williams graças a intervenção de Grosjean. |
Alguns pilotos aproveitam e param nos boxes, o safety car é longo para a remoção do carro da Williams.
A relargada acontece no giro quarenta e um, Vettel sai bem lançado e se mantém na ponta, os oito primeiros se mantém inalterados. Mais atrás Stroll e Hulkenberg se tocam após intensa disputa e fica com o pneu furado.
Faltando dezoito voltas, Pérez, o outro carro da Racing Points tem problemas e abandona. Na liderança Vettel vai administrando a diferença para Leclerc. O safety car é novamente acionado para a retirada do carro de Pérez.
A maré muda e a Racing Points afunda na corrida. |
A corrida recomeça faltando quatorze voltas para o final, dessa vez Leclerc relarga mais próximo de Vettel, atrás das Ferrari, as Mercedes passam a atacar Verstappen. Várias trocas de posição ocorrem no pelotão intermediário, enquanto Ricciardo se dá mal no ataque e perde posição, Hulkneberg aproveita um vacilo de Magnussen e sobe para nono.
Na volta cinquenta, Kvyat mergulha como se não houvesse amanhã, acerta Raikkonen que abanadona com a suspensão quebrada. Kvyat regressa a pista, mas não perde várias posições. O safety car é novamente acionado. A corrida com isso deve terminar no tempo de duas horas ao invés das sessenta e uma voltas.
Pela quarta vez a corrida se reinicia, Vettel relarga maravilhosamente bem, Leclerc dessa vez bobeia um pouquinho e fica para trás. Max se mantém em terceiro, com Lewis embutido em sua traseira. Sainz, que chegou a estar uma volta atrás do líder, supera Magnussen e assume o décimo segundo lugar.
Mesmo com pneus mais novos, Lewis não consegue atacar Verstappen, Bottas ainda mais apático, fica distante de seu companheiro.
Vettel agarra com unhas e dentes a chance de vencer, crava a melhor volta da corrida e abre boa vantagem para Leclerc, que não deve atacar o companheiro de equipe
Com três giros para o fim, Hamilton finalmente passa a atacar Verstappen, gerando emoção no fim da corrida. Max vai se segurando como pode.
Sebastian Vettel, de maneira até improvável vence pela quinta vez o Grand Prix de Cingapura, ao conquistar a liderança na estratégia, soube se manter a frente, foi agressivo no limite do tolerado e conquista sua primeira vitória no ano. Muito há de se falar sobre a escolha do piloto de trás para ir aos boxes, porém a Ferrari o vez pois Vettel teria a possibilidade de ultrapassar Hamilton, o problema todo foi que a volta de Leclerc que teria de ser pelo menos boa, foi muito ruim, em um circuito travado, com pneus quase iguais em uso e um piloto que anda muitíssimo bem nesse traçado, a situação de Leclerc se complicou pois Vettel não cederia a posição facilmente. Além disso, era a chance de ser a primeira dobradinha da Ferrari no circuito.
No campeonato Lewis continua muito a frente dos rivais com 296 pontos, seguido por Bottas, sempre muito apático com 231, e no terceiro lugar um empate, Leclerc e Verstappen, com duzentos pontos cada dividem a posição. Vettel o quinto volta a se aproximar dos seus rivais diretos agora com 194 pontos.
Sebastian Vettel, de maneira até improvável vence pela quinta vez o Grand Prix de Cingapura, ao conquistar a liderança na estratégia, soube se manter a frente, foi agressivo no limite do tolerado e conquista sua primeira vitória no ano. Muito há de se falar sobre a escolha do piloto de trás para ir aos boxes, porém a Ferrari o vez pois Vettel teria a possibilidade de ultrapassar Hamilton, o problema todo foi que a volta de Leclerc que teria de ser pelo menos boa, foi muito ruim, em um circuito travado, com pneus quase iguais em uso e um piloto que anda muitíssimo bem nesse traçado, a situação de Leclerc se complicou pois Vettel não cederia a posição facilmente. Além disso, era a chance de ser a primeira dobradinha da Ferrari no circuito.
No campeonato Lewis continua muito a frente dos rivais com 296 pontos, seguido por Bottas, sempre muito apático com 231, e no terceiro lugar um empate, Leclerc e Verstappen, com duzentos pontos cada dividem a posição. Vettel o quinto volta a se aproximar dos seus rivais diretos agora com 194 pontos.
Abaixo as notas dadas aos pilotos que terminaram entre os dez primeiros.
1o Vettel - 9,0
Não foi espetacular na classificação, estava discreto na corrida, mas quando a oportunidade surgiu soube lutar com todas as suas forças e conquistou uma espetacular vitória. Se não é um gênio, ainda assim tem seus momentos de brilhantismo, como hoje.
2o. Leclerc - 9,0
Fez tudo certo até o seu pit stop, a equipe errou ao não chamá-lo primeiro, contudo faltou ao monegasco, mais uma vez a experiência, se fizesse como Schumacher, e fizesse duas voltas voadoras antes de entrar nos boxes, não teria perdido a corrida. Ainda assim o resultado é extremamente positivo, duas vitórias e três pódios em três corridas.
3o. Verstappen - 8,0
Outro piloto discreto na corrida, mas que soube lutar para conquistar um importante pódio, que o mantém em terceiro no campeonato.
4o. Hamilton - 7,0
Sempre agressivo, mas dessa vez errou na estratégia e jogou fora um pódio.
5o. Bottas - 6,0
Nada fez além da volta mais rápida da prova. Muito pouco pelo carro que tem.
6o. Albon - 6,0
Discreto, porém poderia ter sido mais agressivo e ter disputado posições com os adversários da frente.
7o. Norris - 8,0
Mais uma vez o garoto se mostra competente, conquista mais um belo resultado e está em sétimo na tabela de pontos. Outro que está no nível de Leclerc e Verstappen.
8o. Gasly - 7,5
Sempre muito combativo, mesmo com um carro mais fraco vai mostrando que ainda tem muito a oferecer.
9o. Hulkenberg - 7,0
O pit stop na primeira volta complicou sua corrida, mas minimizou o prejuízo chegando aos pontos.
10o. Giovinazzi - 8,0
Chegou a liderar, porém a equipe errou ao mantê-lo na pista por tanto tempo e para piorar foi atropelado por Ricciardo, não fosse esse incidente poderia quiçá chegar entre os oito primeiros.
Acredite, Giovinazzi liderou quase sete voltas da corrida. |
A próxima corrida acontece na próxima semana, nas ruas de Sochi na Rússia, pista em que Bottas sempre se destaca. A expectativa é de mais uma boa corrida, até lá.
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