domingo, 15 de setembro de 2019

RAST SENHOR DA DTM 2019.

Faltando apenas quatro baterias para o fim do campeonato, René Rast tem uma larga vantagem de vinte e dois pontos, e nessa rodada dupla no mítico circuito de Nürburgring o piloto alemão pode se sagrar campeão da DTM.

O traçado do circuito não é o lendário e gigantesco Nordschleife, mesmo sendo um traçado reduzido do utilizado pela F1 em anos recentes, porém ainda assim traz bons pontos de disputas como no fim da reta principal que é em descida e uma chicane na penúltima curva que sempre fornece boas disputas.

Na qualificação da corrida um, Rast, mais uma vez é o mais rápido no sábado ensolarado, ao seu lado o veterano Bruno Spengler, o canadense há mais de dois anos não largava na primeira fila. O outro postulante ao título, o suíço Nico Müller, é o terceiro no grid, e precisa desesperadamente vencer para seguir vivo na disputa do campeonato. Fechando a segunda fila Mike Rockenfeller, colocando seu Audi em uma excelente posição. Pietro Fittipaldi, destoando do bom ritmo das Audi, larga apenas em décimo quinto.

Na largada Rast se defende bem de Nico Muller que pula para segundo, contudo investigado por queima de largada. Rockenfeller também ganha a posição de Spengler. Ao fim da primeira volta, o grupo do final do grid disputa porta a porta, Pietro, Eng, Juncadella e Frijns que largou muito mal. Na segunda volta a direção de prova pune Müller com o drive trough, e praticamente sacramenta o fim de suas esperanças de titulo. 

Erro de Müller abre caminho para vitória de Rast.


Na abertura do quarto giro Nico cumpre a sua punição e volta em último. Na pista Paul di Resta, ex campeão da categoria, leva a ultrapassagem de Eng, mas retoma ao fazer um "x" no oponente e se mantém em décimo terceiro. Wittmann, que largou em décimo primeiro apenas assume a sétima posição.

Na volta oito Spengler mergulha na freada, vai para fora do limite da pista e Rockenfeller se mantém a frente, a disputa pela segunda posição é acirrada. Müller vai aos boxes e passa a rezar por um safety car para voltar a ter chances na corrida. Na volta seguinte Aberdein é quem passa a atacar Spengler. Pietro vai aos boxes e também passa a torcer por um safety car.

Na volta dez um momento mágico, Aberdein coloca por dentro na chicane, supera momentaneamente Spengler, acaba espalhando demais, os dois se tocam, Aberdein perde ainda mais tempo e acaba perdendo a posição para Sheldon Van Der Linde, os dois fazem a reta principal lado a lado, Aberdein espalha na freada mais uma vez e Van Der Linde o supera. Grande disputa entre esses três pilotos. 

Na passagem da volta treze, Aberdein que disputava intensamente com Van Der Linde vai aos boxes, assim como Jaime Green, ambos ainda voltam a frente de Eng, Pietro e Müller. Navolta seguinte Sheldon e Duval param nos boxes, voltam colados e a frente de Aberdein, ainda na volta corrente, Aberdein com pneus mais aquecidos, ultrapassa ambos como se fosse faca quente na manteiga.

Com dezesseis giros, Rast vai aos boxes e volta em nono, porém com folga para os outros que já pararam. Spengler assume a liderança. 

Na metade da corrida, Jamie Green ataca Aberdein, chegando a tocar nos seu adversário. Spengler vai aos boxes e volta a frente e volta a frente de Green que superou na freada da reta principal Aberdein. Durante a volta Van Der Linde passa a atacar Aberdein, com um totó, o piloto da frente acaba dando um espaço que Sheldon aproveita e se coloca lado a lado, enquanto os dois ficavam porta com porta, Loic Duval. Aberdein se mantém a frente, Duval faz várias curvas lado a lado até superar Van Der Linde. O pelotão acaba se deparando com Wittmann de pneus frios pois tinha acabao de fazer seu pit stop. Wittmann é superado por Rockenfeller, mas faz jogo duro com Green, batendo porta com porta, na freada da chicane, Wittmann exagera, trava tudo e perde a posição para Green e passa a ser acossado por Aberdein. O piloto alemão freia bem e se mantém a frente. Com tempo perdido, Aberdein passa a ser atacado por Duval, os dois chegam a se tocar e Duval prevalece.

Faltando vinte e dois minutos Green espreme Wittmann e o supera, chegando a quarta posição. Na volta seguinte Wittmann faz uma manobra e na freada traciona melhor e dá o troco no inglês, para delírio da torcida alemã. Rockenfeller, segundo colocado, com folga, entra nos boxes com problemas. Na pista Aberdein ataca Green, coloca de lado e o ultrapassa, ao mesmo tempo, Duval faz a mesma manobra sobre Van Der Linde e também o supera. A corrida tem pegas inesquecíveis. As imagens de TV mostram que Duval passou reto na chicane e saiu lado a lado de Sheldon. 

No pelotão do fundo, já mais a frente na corrida, Di Resta fica lado a lado com Nico Müller, porém acaba surpreendido por Frijns que supera a ambos. Di Resta, que havia virado sanduíche, acaba levando a pior e fica um pouco mais para trás. Frijns passa a atacar Eng, a disputa vale o décimo lugar.

Enquanto Loic Duval é advertido pela direção de prova, Dir Resta volta a atacar Müller, o escocês salva o carro de um acidente ao controlar o carro na grama e regressar a pista. Müller, sem pneus, vai aos boxes mais uma vez.

Faltando oito minutos, Di Resta e logo em seguida Habsburg, superam Eng. Na frente Duval chega em Green.

Após quarenta voltas, Rast abre a última da corrida, leva seu Audi com carinho por todo o traçado e vence de maneira acachapante em Nürburgring, colocando não uma, mas praticamente duas mãos no título, precisando de poucos pontos para se sagra campeão com antecipação, e pode até ser campeão caso Müller fique fora do pódio na segunda bateria no domingo. Spengler, após um ano difícil chega em segundo, seguido por Wittmann que conseguiu excelente recuperação. Aberdein após um excelente desempenho é o quarto. Na quinta posição uma surpresa, Duval passa a frente de Green, na última curva. Pietro foi apenas o décimo quinto.

Rast fica muito próximo do bicampeonato.


Na tabela de pontos os três primeiros aparecem bem definidos:

1o. Rast - 262 pontos
2o. Müller - 215  pontos
3o. Wittmann - 182 pontos

O título de Rast, a julgar pelo seu domínio no sábado deve ser obtido no domingo, desde que abra cinquenta e seis pontos ao fim da corrida, ou seja faltam apenas nove para o alemão. Para Nico resta tentar manter a segunda posição no campeonato.












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