terça-feira, 24 de setembro de 2019

TRIUNFO DE HERTA, BI DE NEWGARDEN.

A última etapa da temporada 2019 se encerra com o Grande Prêmio de Laguna Seca, com direito a quatro postulantes, e para aumentar a emoção, a pontuação dessa prova derradeira é dobrada. Josef Newgarden chega na condição de franco favorito ao título, porém não se pode subestimar Alexander Rossi, Simon Pagenaud e Scott Dixon, este último com chances remotas.

Na qualificação, Colton Herta surpreende e conquista mais uma pole position na temporada, o novato demonstra um talento incrível e já faz por merecer um carro vencedor. Dixon, que alimenta chances remotas, fica em segundo apenas alguns milésimos atrás. Rossi é o terceiro, a frente de Newgarden. Ao piloto da Penske basta se manter imediatamente atrás dos rivais para ser campeão. Hinchcliffe é o quinto e o último postulante ao título, Simon Pagenaud o sexto colocado. Os brasileiros, limitados pelo carro da equipe AJ Foyt foram apenas discretos, Tony Kanaan foi o vigésimo primeiro e Matheus Leist o penúltimo colocado com a vigésima terceira posição.

Antes da corrida começar é bom observar que os seis primeiros estão com pneus macios, que devem se desgastar rapidamente no traçado abrasivo e ondulado do circuito, além do clima quente e seco as noventa voltas irão causar um enorme desgaste físico nos pilotos.

Na largada Dixon força para cima de Herta, que permanece por dentro na primeira curva e traciona melhor, permanecendo a frente, com isso Rossi passa a atacar Dixon. Newgarden permanece em quarto, sem arriscar nada.

Herta se defende de Dixon na largada.

Após dez voltas, Herta lidera, seguido muito de perto por Dixon, porém, Rossi e Newgarden, terceiro e quarto respectivamente estavam bem distantes dos ponteiros, em uma disputa direta. Na passagem seguinte Takuma Sato vai aos boxes e tenta uma estratégia diferenciada. Mais uma volta e vários outros pilotos vão aos boxes, porém os primeiros colocados se mantém na pista.

No giro catorze, Simon Pagenaud arrisca e vai aos boxes. Na pista, Newgarden pressiona Rossi, mas não arrisca uma ultrapassagem. Mais uma volta e os dois vão aos boxes e a Penske entrega Newgarden a frente. Ainda no meio da volta, Rossi é atacado por um insano Pagenaud que o supera, Rossi chega a colocar duas rodas na areia. A equipe Penske fica ainda mais próxima do título.

Na passagem da volta dezesseis, Pagenaud no fim da reta de largada coloca lado a lado e por fora supera Newgarden, além da diferença de pneus pois Newgarden estava com o composto mais duro, o piloto não quis se arriscar e colocar tudo a perder. Na volta seguinte é a vez de Rossi superar Newgarden, que novamente pouco se arrisca para se defender. 

No giro dezoito, Pagenaud e Rossi superam Harvey e avançam no grid. Dixon vai aos boxes e faz o seu pit stop. Mais um giro e Herta entra nos boxes, retornando imediatamente a frente de Dixon, o neozelandês aproveitando os pneus mais aquecidos ataca o novato, que apesar de balançar, consegue se defender brilhantemente. 

Imprimindo um forte ritmo, Pagenaud se aproxima de Dixon, mostrando que não vai entregar o título sem luta. Com os pneus mais duros, Newgarden vai perdendo terreno e vê a aproximação de Rosenqvist. 

Com um terço de prova, Pagenaud passa a atacar Dixon, assim como Will Power passa a atacar Rossi. Os pneus mais novos de Power prevalecem e ele ultrapassa Rossi, complicando o postulante ao título. Mesmo estando com pneus mais macios, Pagenaud não encontra brechas e Dixon se mantém em segundo, de quebra, ainda próximo ao líder Colton Herta.

No giro trinta e quatro, Rosenqvist supera Newgarden na freada do saca rolha, o postulante não divide a curva com seu oponente. Na volta seguinte é a vez de Rosenqvist atacar Rossi, e esse sim é obrigado a se defender como pode. Mais uma volta e Rosenqvist, na primeira curva ultrapassa Rossi por fora. Newgarden se aproveita e passa a atacar Rossi, ao fim da volta ambos vão aos boxes, na saída, por muito pouco Rossi consegue se manter a frente.

Na passagem da volta trinta e oito Dixon e Pagenaud param, o piloto da Ganassi por muito pouco saí a frente. Colton Herta arrisca e permanece na pista. No outro giro, Herta vai aos boxes e regressa a frente de Dixon. Power assume provisoriamente a liderança.

Na volta quarenta e um, Power vai aos pits e retorna a frente de Dixon, que se aproximava de Herta, o piloto da Penske, com pneus bem mais frios acaba sendo superado. Ao fim da volta Power não dificulta a vida de Pagenaud que assume a terceira posição.

Metade da corrida, os três primeiros eram: Herta, Dixon e Pagenaud. Alexander Rossi era apenas o sétimo, com Newgarden em oitavo, com esse resultado, Newgarden seria o campeão. Ao fim da volta Conor Daly roda após ser tocado por Marco Andretti, ocasionando a primeira bandeira amarela da corrida.

A relargada acontece na volta quarenta e nove, Dixon na freada ameaça Herta que se defende, Rosenqvist chega a ficar lado a lado com Power na disputa pela quinta posição, mas recolhe na freada. No pelotão de trás, Santino Ferruci erra o ponto de freada e acerta Takuma Sato, mas a bandeira amarela não é acionada, ainda na volta Ed Jones escapa para fora da pista. Com a suspensão quebrada, Santino abanadona.

No giro cinquenta e quatro Veach e Pigot se tocam na freada, perdem tempo e posições. Na mesma, Sato resolve fazer um three wide com Matheus Leist no meio e Pigot por fora, por sorte, Spencer Pigot se colocou para fora da pista para evitar um acidente, apesar do toque em Matheus, não consegue superar o brasileiro.

Na passagem da volta sessenta, as posições entre os líderes permanecem inalteradas e com mais um pit stop a ser feito. Newgarden em oitavo permanece colado em Rossi, marcando de perto seu rival e torcendo para que Pagenaud não ganhe a corrida.

Faltando vinte e sete voltas para o final da corrida, Sato, Veach e Rosenqvist são os primeiros a parar nos boxes. Um par de voltas depois Herta e Dixon vão aos pits, Simon Pagenaud permanece na pista. Rossi e Newgarden também param e voltam juntos novamente. Na volta seguinte Pagenaud para nos boxes e volta na frente de Dixon, mas com pneus frios acaba perdendo a posição, talvez faltando se arriscar um pouco mais para permanecer em segundo. Power fica na pista e é o líder. Nessa volta Rosenqvist supera Pagenaud e assume o quarto lugar, complicando a vida do francês.

Com vinte e três giros para o fim, Power vai para os boxes, o piloto da Penske volta dividindo a posição com Herta que o supera graças a sua volta rápida, ainda assim Power fica em segundo, ganhando as posições de Dixon e Pagenaud.

Com dezessete voltas para o fim, Power passa a ameaçar Herta. Mais atrás, um irreconhecível Newgarden apesar de se manter em sétimo, está mais de nove segundo atrás de Rossi, por sorte, Herta com a vitória vai garantindo o título do americano. Na volta seguinte Pagenaud supera Rosenqvist e reassume a quarta posição.

Com apenas doze voltas para o fim, duas disputas, Herta segurando Power e logo em seguida Dixon contra Pagenaud, para ser campeão o francês precisa vencer desesperadamente. As disputas vão aproximando Rosenqvist e Rossi do pelotão.

Com oito giros para o fim, Dixon, que estava pressionado a várias voltas, espalha na curva, Pagenaud coloca de lado, mas fica por fora na curva seguinte, permitindo ao piloto da Ganassi permanecer na frente. Mais atrás, Bourdais chega em Newgarden.

Com seis voltas faltando para o fim da corrida e do campeonato, Bourdais supera Newgarden, que está quase no limite de pontos para permanecer com o título. No fim da reta principal, Pagenaud coloca de lado novamente, e mais uma vez Dixon se defende. Um par de voltas depois, Power vai babando em cima de Herta, mas erra na parte de subida e perde tempo, em seguida erra na curva final e perde ainda mais tempo, dando a chance que Colton Herta precisava para escapar na frente.

Última volta, Pagenaud tenta surpreender Dixon, mas não consegue. Bourdais cola em Rossi. Power chega novamente com muita ação em cima de Herta, porém o garoto não erra e vence em Laguna Seca. Newgarden cruza em oitavo e se sagra campeão bicampeão da Indy. 

O jovem Herta é o futuro da categoria.
Os brasileiros Tony Kanaan e Matheus Leist terminaram respectivamente em décimo sexto e décimo sétimo lugares.

Newgarden conquista o merecido título.

Abaixo cinco notas para alguns destaques da corrida:

1o. Josef Newgarden - 5,0

A corrida foi apenas para pontuar razoavelmente e não se envolver em acidentes, assim o fez e conquistou o título. Contudo, ao longo da temporada foi aguerrido, cerebral e foi também quem mais venceu no ano, merecendo esse título.

2o. Simon Pagenaud - 8,0

O francês pecou pelo começou ruim de ano, porém após as corridas em Indianápolis, renasce na temporada e disputou o título até o fim. Na corrida foi aguerrido, porém não ultrapassou Dixon, mesmo estando mais rápido.

3o. Felix Rosenqvist - 7,5

A corrida foi boa, chegou em sétimo, mas conquistar o título de novato do ano mostra que o sueco além de rápido é constante, prova disso é que ficou cinco pontos a frente de Colton Herta que venceu duas vezes no ano. Tem um futuro promissor na categoria.

4o. Colton Herta - 10,0

A nota é pela corrida, mas se fosse pela temporada mereceria algo próximo disso. Ser novato e vencer duas vezes, sendo uma em Laguna Seca não é para qualquer um, outro da nova geração que tem um futuro muito promissor.

5o. Penske - 9,0

Não venceu a corrida é verdade, mas posicionou muito bem seus carros e controlou Newgarden para levá-lo ao título sem cometer nenhum ato que causasse algum risco de acidente.


Na Classificação final encontramos:

1o. Newgarden - 641 pontos e 4 vitórias

2o. Pagenaud - 616 pontos e 3 vitórias

3o. Rossi - 608 pontos e 2 vitórias

4o. Dixon  - 578 pontos e 2 vitórias

5o. Power - 550 pontos e 2 vitórias.

6o. Rosenqvist - 425 pontos e vencedor do prêmio novato do ano.

15o. Kanaan - 304 pontos

19o. Leist - 261 pontos









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