domingo, 8 de setembro de 2019

O SONHO NÃO ACABOU, O MONSTRO LECLERC VENCE EM MONZA.

A F1 chega ao templo da velocidade, Monza na Itália para mais uma etapa do mundial 2019. A Ferrari, contagiada pela sua torcida, os tifosi e empolgada pela vitória na Bélgica com o jovem Leclerc, sonha com uma vitória em sua casa, que não ocorre há sete anos.

Os sábados da F1 não tem sido muito tranquilos, com a morte de Anthoine Hubert e o acidente de Alex Correa, está em estado crítico, as coisas pareciam que iriam se acalmar, porém Alex Peroni decola ao bater o assoalho em uma zebra na Parabólica. Apesar da imagem assustadora, o piloto nada sofreu. Algo precisa ser revisto imediatamente nas categorias base.

Imagem assustadora do acidente de Alex Peroni


Após o domínio Ferrarista nos treinos, a qualificação prometia mais equilíbrio, Leclerc fez a volta mais rápido, puxado pelo vácuo de Vettel. Aí veio o momento Os Trapalhões da qualificação, todos seguraram ao máximo sua saída e velocidade na volta de aquecimento para a volta rápida, porém, com todos reduzindo a velocidade o cronômetro zerou e a maioria dos pilotos não conseguiu abrir a volta, vide as Mercedes, Vettel e Albon, que poderiam melhorar os seus tempos, assim Charles pela segunda vez seguida conquista a pole position. Ao seu lado Lewis Hamilton. A corrida prometia um forte embate entre os dois.

Leclerc mantém a boa fase e conquista mais uma pole position.

Na largada Leclerc espreme Hamilton para que o inglês fique fora do raçado ideal, Bottas chega a pressionar Hamilton, mas Lewis prevalece. Um pouco mais atrás Vettel se mantém em quarto, contudo perde a posição para Hulkenberg, só a recuperando no fim da volta. No pelotão da confusão, alguns pilotos evitam contato cortando caminho pela área de escape, Max Verstappen infelizmente danifica sua asa dianteira e é obrigado a fazer um pit stop ao fim da volta.

Do início ao fim da corrida Leclerc é pressionado.

Na volta quatro Ricciardo supera Hulkenberg. Albon ultrapassa Sainz na segunda chicane, porém sai mais lento e leva o troco, o tailandês então entra por forma na primeira de Lesmo e acaba indo passear fora da pista quando Sainz espalha, fazendo valer a máxima no automobilismo que "por fora, nem a mãe".

Na sétima volta, Vettel, sozinho ataca demais a curva e roda na Ascari, ao regressar a pista atinge o carro de Stroll, que vinha na zona de pontos, o garoto roda e também volta a pista de qualquer maneira, forçando Gasly a ir para fora da pista para evitar uma batida. Vettel vai aos boxes com a asa dianteira danificada. 

Após quinze giros, a diferença de Leclerc e Hamilton, que sofria um efeito sanfona desde o início da corrida se estabelece em mais de um segundo e meio, com isso Bottas se aproxima de seu companheiro de equipe. No pelotão do fim do grid, Verstappen supera Raikkonen e assume a décima quarta posição. Vettel é punido com dez segundos e Stroll com cinco segundos pela direção de prova devido aos incidentes que ocasionaram.

Na passagem da volta vinte Lewis vai aos boxes e volta com pneus médios. Na volta seguinte, Leclerc também vai aos boxes, mas retorna com os pneus duros. O monegasco volta em quarto, a frente de Hamilton, porém já começa a ser atacado pelo carro da Mercedes.

No giro vinte e três Leclerc ultrapassa Hulkenberg na Parabólica, na reta Hamilton também ultrapassa Hulkenberg e fica colado em Leclerc. Na freada da segunda chicane, os dois ficam lado a lado, mas Leclerc se defende bem e força um pouco para cima de Hamilton, não dando espaço para o inglês. A direção de prova adverte o piloto da Ferrari.

Na metade das cinquenta e três voltas previstas, Leclerc supera Ricciardo, duas curvas depois é a vez de Hamilton ultrapassar o australiano. Além da briga pela liderança estar muito boa, devemos destacar também o bom ritmo da Renault, tanto na qualificação como na corrida. Ao fim da volta, Bottas vai aos boxes, atrás de Ricciardo, contudo tendo pneus bem mais novos. Carlos Sainz também vai aos boxes e na saída do pit lane encosta o carro pois o pneu estava solto, o virtual safety car é acionado.

Charles aproveitava qualquer coisa para manter sua vantagem para Lewis.

A corrida se reinicia rapidamente, Hamilton volta a atacar Leclerc. Bottas supera Ricciardo e é terceiro. Na volta seguinte, Kvyat abandona a corrida e o virtual safety car é acionado. Alguns pilotos aproveitam e fazem as suas paradas. No giro seguinte a corrida se reinicia. Novamente Hamilton ataca o piloto da Ferrari.

Com vinte giros para o fim, os líderes chegam em retardatários, entre eles Vettel, Leclerc escapa um pouquinho na Parabólica, Hamilton cola e o ataque continua. 

Inferno astral: Vettel leva uma volta de Leclerc.

O pega entre os dois é sensacional e dessa vez o carro da Mercedes não deixa a Ferrari escapar. No fim da reta, Leclerc escapa, volta a frente de Hamilton  e se defende como pode. Desse embate quem se aproxima rapidamente é Bottas, com pneus em melhores condições e um ritmo mais forte.

Leclerc erra, mas se recupera. A pressão de Hamilton era grande.

Com quinze voltas para o fim, Hamilton mantém a pressão intensa em Leclerc. Bottas é o mais rápido na pista, se aproximando dos dois. No início da volta, na freada, Lewis erra, passa reto na primeira chicane e perde a posição para Bottas, para delírio da torcida italiana.

O campeão também erra, Hamilton perde a posição para Bottas.

Com dez voltas para o fim, a diferença entre Leclerc e Bottas cai meio segundo em apenas uma volta, no giro seguinte a diferença cai em três décimos, o ataque do finlandês passa a ser questão de tempo. Hamilton não consegue acompanhar os dois e vai ficando para trás.

A diferença entre Leclerc e Bottas aumenta faltando sete voltas, é a resposta do monegasco a  pressão sofrida, na volta seguinte Bottas volta a tirar a diferença, porém sempre acima de um segundo. Leclerc volta a ter tráfego a frente e negocia um pouco melhor. A Mercedes chama Hamilton para os boxes e com pneus novos vai fazer a melhor volta da corrida.

Faltando quatro voltas para o fim, Leclerc balança, perde a vantagem e Bottas parte para o ataque. No início da volta, Bottas erra um pouquinho na freada e a diferença volta a subir. Na abertura da penúltima volta Bottas se esforça para se aproximar de Leclerc, nesse momento mais atrás Hamilton crava a volta mais rápida da corrida. Na abertura da última volta Bottas cola novamente no líder, os dois se aproximam do tráfego. Novamente Bottas comete um errinho e perde décimos preciosos, Leclerc, o garoto sensação da Ferrari, contorna a Parabólica com a torcida enlouquecida na arquibancada e Leclerc vence em Monza para delírio de todos na arquibancada. Uma vitória construída desde a qualificação e após muito sofrimento desde o seu pit stop, se mostrando capaz de se impor a pilotos mais experiente, inclusive um dos melhores de todos os tempo, Lewis Hamilton.

Assim, o pódio fica com a Ferrari de Leclerc, agora quarto colocado nos pontos, Bottas em segundo na corrida e segundo na tabela de pontos e Hamilton em terceiro na corrida, mas ainda líder do campeonato. As Renault também se destacam, Ricciardo em quarto e Hulkenberg em quinto. Verstappen fecha o dia em oitavo e conquista os pontos necessários para ficar a frente de Charles Leclerc na tabela de pontos. Vettel chega em décimo terceiro e seu pior pesadelo se concretiza, está na Ferrari correndo com um adversário duríssimo, que conta com a simpatia de todos na equipe, na crítica esportiva além de obviamente corresponder na pista.

A linda festa ferrarista contagia a todos.

A festa em Monza foi um momento particular, toda a reta dos boxes tomada pelo mar vermelho da torcida ferrarista, algo lindo e contagiante, não sendo absurdo dizer que visto poucas vezes na F1.


Abaixo a nota dada aos pilotos pelo desempenho na corrida.

1o. Leclerc - 9,5

Duas poles e duas vitórias seguidas, a de hoje então mostrou uma maturidade incrível para segurar Hamilton, que tinha pneus mais macios, se o inglês passasse dificilmente o monegasco iria conseguir dar o troco. A Ferrari também está de parabéns, acertou na estratégia pois no fim da corrida Charles tinha borracha para se defender de Bottas. O garoto contagiou a Ferrari e a fanática torcida italiana, de quebra supera Vettel na tabela de pontos. É o futuro da F1.

2o. Bottas - 8,0

Não fez nada especial o fim de semana inteiro, mas sempre se manteve próximo de Hamilton e aproveitou o erro do inglês para assumir o segundo lugar. Faltou qualidade e cabeça para tentar superar Leclerc.

3o. Hamilton - 8,0

O inglês tentou de tudo para superar o piloto ferrarista, parou antes, colocou pneus mais macios, forçou o erro do adversário, mas não o suficiente para o ultrapassá-lo. No fim, acabou errando e perdeu a segunda posição. Mesmo com o resultado não sendo o esperado, é bom Lewis mostrando todo seu talento e enfrentando finalmente pilotos capazes de lhe dar trabalho.

4o. Ricciardo - 8,0

A Renault finalmente lhe deu um carro digno e conquistou um excelente resultado.

5o. Hulkenberg - 7,5

Assim como Ricciardo finalemente teve um carro digno, porém perdeu o duelo para o seu companheiro de equipe.

6o. Albon - 6,5

Se classificou apenas em nono por conta da trapalhada dos pilotos no fim do Q3, foi combativo na corrida, mas seu erro quando disputava posição com Sainz lhe custou tempo e perdeu a chance de superar as Renault.

7o. Pérez - 7,5

O mexicano conseguiu um bom resultado, fazendo as honras da equipe, mas poderia ter sido ainda um pouco melhor, pois antes do acidente Stroll estava a sua frente com boa distância.

8o. Verstappen - 7,0

Largou em penúltimo, se envolveu em um acidente na primeira volta, reclamou de falta de potência e fechou  dia apenas em oitavo, em vista de tudo que ocorreu até que não foi ruim, mas agora tem Leclerc no seu encalço na pontuação do campeonato e como estrela em ascensão.

9o. Giovinazzi - 7,0

Chegou aos pontos correndo em casa, por uma equipe italiana, o resultado é muito bom, ainda mais porque ficou a frente de Kimi Raikkonen.

10o. Norris - 6,0

Um pontinho preciso, foi discreto na corrida, diferente de Spa, que talvez junto com Leclerc foram os melhores da pista. 

A F1 volta em duas semanas para a sempre surpreendente corrida noturna em Cingapura. Se por um lado o título de Hamilton está muito bem encaminhado, por outro as disputas entre as Mercedes, Ferrari e Red Bull estão mais equilibradas, ocasionando corridas bem mais interessantes.

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