sábado, 24 de agosto de 2019

REDENÇÃO DE SATO E A SUPERAÇÃO DE TONY.

A maravilhosa temporada da Fórmula Indy chega a seus derradeiros momentos, com a corrida de Gateway em St. Louis, a última em oval esse ano. Entre os quatro postulantes ao título, Josef Newgarden da Penske, líder do campeonato, conquista a pole position, se colocando em uma excelente posição em um oval curto para os padrões da Indy. Ao seu lado, Sebastien Bourdais, na segunda fila a escolata da Penske, Will Power em terceiro e Simon Pagenaud, outro postulante ao título em quarto. Os outros postulantes ao título Scott Dixon faz a oitava posição na classificação e Alexander Rossi, tentando se recuperar do abandono na última etapa larga em décimo primeiro.

Josef Newgarden conquista a pole e amplia a sua vantagem.

A largada começa ao entardecer, Josef Newgarden permanece na liderança. Dixon e Ferrucci superam Pagenaud. Ainda na primeira volta, Ericsson acaba atravessando seu carro na pista e vai aos boxes, causando a primeira bandeira amarela. O brasileiro Tony Kanaan que largou em vigésimo pula a décima quarta posição, uma excelente largada do baiano. 

A corrida recomeça na volta sete das duzentas e quarenta e oito previstas. Nessa relargada Ferrucci supera Bourdais, Rossi também avança e assume a nona posição. Power ameaça Newgarden, contudo respeita seu companheiro de equipe, líder do campeonato. Tony ganha mais uma posição e assume o décimo terceiro lugar.

Enquanto a noite cai no céu de Gateway, Newgarden permanece na liderança, sendo comboiado por Will Power e Ferrucci, O outro brasileiro Matheus Leist, é somente o vigésimo primeiro colocado. A corrida tem um desenrolar tranquilo com disputas pontuais entre Bourdais e Pagenaud, Kanaan e Chilton.

Após quarenta e duas voltas, Connor Daily erra ao tentar ultrapassar Tony, acaba formando um three wide com Ed Carpenter e Takuma Sato. O japonês acaba espalhando defendendo a posição e acaba indo na sujeira, perdendo posições por Carpenter, Ericsson, Veach e Leist.

O erro de Sato o leva a adotar uma estratégia ousada.

Na volta quarenta e seis Sato vai aos boxes, nas voltas seguintes vários outros tomam o mesmo caminho, Carpenter, Rahal, Pigot e Pagenaud, sendo este o primeiro entre os líderes.

Com cinquenta e um giros, Dixon vai ao pit, na volta seguinte Newgarden, que já estava enfrentando o tráfego vai aos boxes e realiza a sua parada. Power fica na pista por mais uma volta, vai aos pits e volta próximo a Newgarden.

Na volta cinquenta e cinco, Power estampa o muro, após um erro dele próprio. A situação do australiano na Penske, depois de mais um erro, vai ficando insustentável. Além disso, o erro do australiano embaralha o grid.

A bandeira amarela é longa e durante a limpeza da pista Dixon vai aos pits com problemas e ficando uma volta atrás, depois a equipe Ganassi recolhe para a garagem o carro do neozelandês, com o inevitável resultado ruim Dixon praticamente dá adeus a disputa pelo título. A corrida reinicia com Hinchcliffe em primeiro, Ferrucci em segundo, Newgarden em terceiro e Boudais em quarto. Ainda na volta de relargada, Bourdais supera Newgarden, mais atrás Rossi é agressivo e ganha posições mesmo se colocando em risco.

Com setenta e seis giros completados, Ferrucci passa a atacar Hinchcliffe, ambos abrem larga vantagem para Bourdais e Newgarden. Pagenaud se estabiliza em oitavo e Rossi em nono. A briga intensa pela liderança se arrasta por várias voltas até que na volta oitenta e três, o italiano supera o canadense e assume a liderança.

A disputa pela terceira posição se intensifica, Newgarden pressiona Bourdais, e ambos começam a chegar em Hinchcliffe, o segundo colocado. O canadense se atrasa ao não ultrapassa o retardatário Leist e permite a ambos chegarem de vez nele.

Com cem voltas completadas alguns pilotos tomam o caminho dos boxes. Pigot, o primeiro a parar ultrapassa na pista Ferrucci e faz o líder perder tempo, entretanto ainda possui larga vantagem para os adversários.

Rossi vai aos boxes na volta cento e oito, duas voltas depois é a vez de Newgarden parar, na outra passagem Hinchliffe também para. Ao retornarem a pista, Hinchcliffe se mantém na frente. Mais algumas voltas se passam até Pagenaud parar, o francês perde a posição para Rossi. Finalmente Ferrucci vai aos boxes na volta cento e dezesseis. Bourdais curte a liderança por uma volta e também faz seu pit, ao voltar à pista o francês tem de segurar Hinchcliffe. 

Com cento e vinte e duas voltas uma nova bandeira amarela é acionada por conta do toque de Ericsson no muro. O sueco acaba se beneficiando pois não havia feito a sua parada nos boxes ainda. Nesse ínterim, Dixon regressa à pista. Mais uma bandeira longa sem nenhum motivo aparente. Tony, que vem muito bem na prova faz mais um pit stop para se manter mais tempo na pista, e quem sabe fazer mais uma parada até o fim da corrida.

A corrida recomeça na volta cento e trinta e um. Ferrucci se mantém na frente, seguido por Bourdais, Hinchcliffe, um renascido Rossi e Newgarden. Mal se completa uma volta e Kimball fecha Pigot, este acaba rodando e batendo forte no muro, chamando mais uma intervenção de bandeira amarela.

Com cento e quarenta e duas voltas a corrida se reinicia, Bourdais e Veach, uma volta atrás se tocam, mas o francês se estabiliza. Rossi e na volta seguinte, Newgarden superam Hinchcliffe. Duas voltas depois Veach, com pneus mais novos supera Ferrucci. Bourdais começa a ser pressionado por Rossi e Newgarden.  Tony Kanaan se mantém na volta do líder em décimo terceiro. A corrida vai entrando em sua fase final.

Os quatro primeiros andam muito próximos, Santino não consegue imprimir mais o ritmo alucinante de antes e começa a segurar o pelotão. Mais atrás, Pagenaud supera Rosenqvist e parte para cima de Herta. Com o passar das voltas o pelotão de líderes aumenta de quatro para nove carros. Os ponteiros se respeitam visando economizar combustível e carro para as voltas finais.

No giro cento e setenta e três Bourdais passa a atacar Santino de maneira mais objetiva. Um par de voltas depois Rossi e Hinchcliffe vão aos boxes, a equipe de Rossi se atrapalha um pouco e o americano acaba perdendo a posição para o canadense. No giro seguinte Newgarden também se encaminha aos boxes e se esforça para permanecer a frente de seu oponente direto pelo título. Chama a atenção que nesse momento que apenas dez pilotos estão na volta do líder.

Na volta cento e oitenta Rossi, por fora, ultrapassa Hinchciffe. Pagenaud, que também vem na balada, se aproxima do canadense. O francês é implacável, Hinchcliffe joga duro, fecha a porta e Pagenaud acaba indo para a parte suja da pista, quase lambendo o muro. O francês perde posições, mas salva o carro. 

Finalmente na volta cento e oitenta e nove, Ferrucci e Bourdais vão aos boxes, no melhor trabalho do time do francês, Bourdais supera seu companheiro de equipe. Sato assume a liderança, seguido por Tony Kanaan. Na saída dos boxes, Bourdais erra e bate no muro, acabando com sua corrida, e por muito pouco não destrói a corrida de Ferrucci e Veach com seu erro. Mais uma bandeira amarela é acionada. O prejuízo é grande para Rossi, que estava uma volta atrás. Newgarden, que estava na mesma volta do líder faz seu pit e volta a pista com pneus novos e com combustível para ir até o fim da corrida. Vários pilotos arriscam uma parada na última volta de bandeira amarela.

A corrida recomeça faltando quarenta e quatro voltas para fim, Takuma Sato puxa a fila, seguido por Kanaan, Carpenter, Newgarden e Rossi, que tenta superar seu adversário direto pelo título, mas o americano de pneus novos prevalece. Pagenaud e Hunter Reay vão avançando com pneus novos.

Newgarden começa a atacar ferozmente Ed Carpenter, sabendo que a frente tem Kanaan com o modesto carro da AJ Foyt. No pelotão intermediário Hichcliffe é tocado e se esforça para controlar seu carro. Ferrucci supera Rossi e mostra ter recuperado seu bom ritmo.

Com trinta e cinco para o fim, Newgarden tem de trocar o traçado para se defender. O alerta é acionado e o americano volta  atacar Carpenter. Pagenaud supera Graham Rahal e continua avançando no grid. Pagenaud e Hunter Reay, uma volta depois superam Marco Andretti. Pagenaud chega em Connor Daily na disputa pelo sétimo lugar.

Com vinte e seis giros para o fim Ferrucci volta a atacar Newgarden. Enquanto isso, quem diria, Sato que quase saiu da corrida ainda em seu início por conta de um erro, lidera com folga e ruma para a vitória. 

Com vinte voltas para o fim, Rossi vai para seu derradeiro pit stop. Na pista, Sato vai perdendo ritmo e quem diria, Tony vai se aproximando e sonhando quem sabe com o impossível. Os cinco primeiros tem chances reais de vitória.

Com apenas quatorze voltas, Ferrucci supera Newgarden, que evitou uma briga mais intensa, pensando no campeonato, já que está na frente dos outros oponentes diretos. 

Kanaan e Carpenter fazem um pega interessante no fim da corrida.

Com apenas dez voltas, Carpenter parte para cima de Tony e recebe pressão de Ferrucci. O italiano arrisca a ultrapassagem por fora e acaba errando, perdendo tempo e a posição para Newgarden.

Faltando seis giros apenas, Tony supera o retardatário Hinchcliffe e respira por pelo menos uma volta. Mais atrás, Ferrucci volta a atacar Newgarden. Duas voltas depois, Carpenter supera Tony.

Com apenas três voltas, Ferrucci supera Newgarden. Carpenter se aproxima de Sato. A última volta conta um erro de Ferrucci, o italiano perde o controle e para evitar atingir o carro de seu oponente, Newgarden acaba rodando, mas ainda assim fecha sétimo, menos pior que o americano salvou o carro do acidente, perdeu pouquíssimos pontos em vista do prejuízo de uma batida. Vale ressaltar que a manobra de Ferrucci merecia uma punição. Na frente, por meio carro, Sato sai do inferno para o céu e encontra a redenção na bandeira quadriculada, Carpenter chega em segundo, Tony em uma brilhante terceira posição, o afoito Ferrucci em quarto, Pagenaud contando com a sorte é o quinto. Newgarden chega em sétimo e Rossi apenas em décimo quarto.

Para o campeonato a Penske coloca seus dois pilotos, Newgarden e Pagenaud com chances reais de título, nas duas primeiras posições, enquanto a Andretti mantém Rossi em terceiro. A Ganassi lamenta o infortúnio de Dixon pois apesar de ainda possuir chances de título, a situação do piloto é extremamente improvável.

Abaixo cinco destaques da corrida: 

Takuma Sato - 9,5

A semana de Sato foi simplesmente redentora. No domingo comete um erro bisonho, causa um acidente terrível, sofre duras críticas durante a semana, tem até a sua capacidade como piloto colocada em dúvida. Hoje, uma semana depois, na base da estratégia e talento conquista uma improvável vitória. A redenção do japonês foi absoluta.

Tony Kanaan - 9,0

Se alguém apostasse em um pódio da AJ Foyt em ovais na temporada seria chamado de louco, porém Tony realizou o feito, levou seu modesto carro a um resultado espetacular, mostrando todo seu talento e experiência. Talvez esse seja o canto do cisne do baiano na categoria, apesar da torcida ser de do início de uma nova fase, para ele e equipe.

Sebastien Bourdais - 1,0

O francês assume a liderança, tem tudo para vencer e ...erra. O francês, apesar de talentoso, de possuir quatro títulos da Champ Car, está devendo, inclusive se comparado a seu companheiro de equipe, que é um novato.

Will Power - 1,0

O australiano vive uma temporada horrorosa, e apesar da vitória em Pocono, sua inconstância e acidentes na temporada destoam de seus companheiros de equipe, Newgarden e Pagenaud, líder e vice líderes da temporada.

Alexander Rossi - 4,0

O piloto vinha em uma boa recuperação, mas uma bandeira amarela na hora errada lhe coloca uma volta atrás, arrisca em permanecer na pista e acaba perdendo posições importantes. De quebra, o piloto perde a segunda posição na tabela de pontos. A corrida de Portland mais do que nunca pode ser o ponto determinante se ele será capaz de buscar o campeonato ou a disputa ficará restrita a Penske. 



Na tabela de pontos encontramos a seguinte situação.

1o. Josef Newgarden - 563 pontos - 4 vitórias

2o .Simon Pagneuad - 525 pontos - 3 vitórias

3o. Alexander Rossi - 517 pontos - 2 vitórias

4o. Scott Dixon - 493 pontos - 2 vitórias

15o - Tony Kanaan - 258 pontos

19o. Matheus Leist - 211 pontos


As próximas corridas serão em circuitos mistos, Portland e Laguna Seca, sendo essa última corrida com pontos dobrados. Newgarden já entra em modo de manutenção da diferença, o que pode ser benéfico para Pagenaud e Rossi, que poderão adotar táticas mais ousadas sem nada a perder.


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