domingo, 25 de agosto de 2019

500 VEZES DTM.

Os deuses do automobilismo abençoam o domingo em Lausitzring, com céu azul, para a corrida quinhentos da DTM. Uma marca impressionante de uma categoria riquíssima em histórias e pilotos. Não se enganem com os pilotos atuais, René Rast, Marco Wittmann, Bruno Spengler, Paul Di Resta e Nico Muller por exemplo são tão bons e rápidos quanto Bernd Schneider, Mattias Ekstrom, Timo Schneider e Gary Paffett. A categoria nesses quinhentos GP's teve em seu grid pilotos muito bons que por vários motivos não se destacaram tanto tais como Augusto Farfus, vice campeão em 2013, Ralf Schumacher, David Coulthard e tantos outros.

Na semana que Gerhard Berger admitiu que a categoria pode trocar de nome e personalidade em 2021 para se adequar ao mercado internacional, a marca histórica se torna ainda  ais importante.

Na qualificação da icônica corrida, o inglês Jamie Green conquista a pole position. Na segunda posição um surpreendente Jonathan Aberdein. Na segunda fila nós encontramos Nico Muller e ao seu lado René Rast, líder da temporada. Robin Frijns conquista a quinta posição no grid.  Marco Wittmann, ainda respirando no campeonato larga em sexto. Na oitava posição encontramos o brasileiro Pietro Fittipaldi.

Jamie Green obtém a pole position na prova 500 da DTM.

Na largada Green se mantém na liderança, porém já percebe a presença de Rast atrás de si na primeira curva, Nico Muller larga muito mal e perde diversas posições. Pietro Fittipaldi faz a primeira curva em quinto, após ótima largada. Wittmann cai para oitavo. Philipp Eng que saiu de último termina a primeira volta com o saldo de cinco posições.

Após cinco minutos de prova Muller supera Eriksson e no giro seguinte, um veloz Eng também supera Eriksson. No pelotão da frente Rast supera Green e assume a liderança.

Com sete voltas, Frijns começa a pressionar Green pela segunda posição. Jake Dennis com problemas de potência abandona a corrida. No giro seguinte Spengler para nos boxes, na pista Glock e Habsburg fazem uma verdadeira disputa porta a porta pela posição e a direção de prova adverte ambos os pilotos.

Passadas nove voltas Rockenfeller, Muller e Eng vão aos boxes. A estratégia dos três parece arriscada demais pois ainda restam mais de quarenta minutos de corrida. Na passagem de volta seguinte Habsburg abandona a corrida com problemas. Aberdein e Eriksson vão aos boxes. Aberdein volta a frente de Rockenfeller e Muller, porém com pneus frios, na reta oposta ambos ultrapassam Aberdein. Ao fim da volta Eng força para cima de Aberdein que resiste. 

Na volta doze Pietro vai aos boxes, porém ao regressar a pista perde as posições que havia adquirido na largada. Nesse momento a transmissão da corrida tem problemas de sinal e só voltam a transmitir a partir da décima sexta volta.

No giro dezesseis Rast já havia feito seu pit stop e liderava o pelotão daqueles que haviam realizado o pit stop. Na pista Muller supera Rockenfeller e assume a nona posição. Na pista, Green, Duval, Wittmann, Van der Linde e Di Resta seguem na pista  sem irem aos boxes.

Na passagem dezessete Pietro, de maneira muito arrojada, supera Eng, freando no limite da reta principal e fechando a porta de Eng para evitar o troco. No giro seguinte, Green e Wittmann vão aos boxes. Green retorna atrás do pelotão composto por Muller, Rockenfeller e Frijns. Já Wittman regressa atrás de Eriksson, Eng e Fittipaldi.

Logo após a metade da corrida, Loic Duval e Van Der Linde vão aos boxes, ambos voltam atrás de Wittmann que já estava preparando a ultrapassagem em cima de Eriksson. Di Resta também vai aos boxes e volta no fundo do grid. Juncadella, é o único na pista sem parar nos boxes e lidera a corrida.

Após vinte voltas, Juncadella para, Rast que já vinha colado nele reassume a liderança. Wittmann supera Eng e parte para cima de Pietro. Um pouco mais a frente Green supera Aberdein. Ao fim da volta Paul di Resta abanadona a corrida. Na volta seguinte Wittmann supera Pietro após um belíssimo mergulho na freada no fim da reta principal.

Faltando dezessete minutos, alguns pilotos vão para um segundo pit stop, Glock e Spengler arriscam e torcem por um safety car. Jamie Green, se mostrando bastante competitivo supera Aberdein e logo parte para cima de Frijns.

A pressão de Green é intensa contra Frijns, com direito a pequenos toques. Wittman também ataca Aberdein. Um par de voltas atrás do adversário e um estudo completo de como executaria a manobra, Wittmann mergulha no limite extremo ao fim da reta e surpreende Aberdein. Duval também supera Pietro, o brasileiro cai para nono. No pelotão do fundo mais um abandono, Timo Glock vai direto para a garagem, restando apenas catorze pilotos.

Faltando menos de oito minutos, Rast lidera com uma folga incrível a curva, mais atrás, finalmente Green consegue superar Frijns e pula para o quarto lugar. Green com um bom ritmo ainda se mantém próximo a Rockenfeller, quem sabe consiga busca o pódio.

Com menos de cinco minutos para o fim da corrida, Green passa a atacar Rockenfeller. Wittmann também se aproxima de Frijns. Duval chega em Aberdein, o fim de corrida é agitado no pelotão intermediário.

Na metade da penúltima volta de corrida, Marco Wittmann começa a ter problemas, o piloto se segura como pode da investida de Aberdein, que traz consigo Duval. Os pilotos abrem a última volta. Wittmann se segura como pode até o fim e mantém a posição. 

René Rast cruza a linha de chegada da icônica corrida no primeiro lugar, se recuperando da quebra do dia anterior. De quebra o alemão volta a abrir boa diferença de pontos para o segundo colocado. Nico Muller minimiza ao máximo seu prejuízo e chega em segundo, apesar da vantagem subir para vinte pontos, com quatro baterias em jogo o suíço se mantém na briga pelo título. Rockenfeller chega em terceiro, sabndo segurar o ímpeto de Green que termina em quarto. Frijns é o quinto, Wittmann o sexto e Pietro Fittipaldi completa a corrida em nono.

Rast vence mais uma e coloca uma mão na taça.


Abaixo como ficou a tabela de pontos após as etapas de Lausitzring.

1o. René Rast - 234 Pontos
2o. Nico Muller - 214 Pontos
3o. Marco Wittmann - 167 Pontos
4o. Philipp Eng - 140 Pontos
5o. Mike Rockenfeller - 138 Pontos


É possível afirmar que a disputa pelo título fica restrita aos pilotos da Audi, Rast e Muller, apesar da possibilidade matemática, é muito improvável que Wittmann, da BMW consiga reverter a situação pois é muito mais inconstante do que os adversários acima. Pode-se arriscar dizer que Rast finalmente colocou uma mão na taça, abrindo boa vantagem e com apenas um pouco mais de cem pontos em jogo. A próxima rodada dupla acontece no mítico traçado de Nurburgring e depois a temporada se encerra no principal templo do automobilismo alemão, Hockenheim. 

No campeonato de Construtores a Audi ganha facilmente o título dessa temporada, superando uma inconstante BMW e uma fraca Aston Martin.

O domínio da Audi leva a construtora a mais um título.

Daqui há três semanas, quem sabe, podemos já ter a definição do campeão, ou teremos um reviravolta, até porque, como diria o lendário Juan Manuel Fangio "Carreras son carreras". Até lá.










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