domingo, 18 de agosto de 2019

POWER VENCE EM DIA DE AZAR DE ROSSI.

A Indy chega em seus momentos derradeiros na temporada 2019, e uma surpresa no sábado, não houve classificação. A chuva que caiu no sábado e no domingo de manhã no oval de Pocono faz com que as equipes replanejem o fim de semana somente para a corrida. Como não houve classificação, o posicionamento do grid que vale é o da tabela de pontos, ou seja, Joseph Newgarden larga na frente, tendo ao seu lado Alexander Rossi. Newgarden começa o fim de semana pressionado depois de um erro tolo ter lhe custado várias posições na última volta de Mid Ohio, pontos esses preciosos que precisam ser recuperados para conter o avanço de Rossi, Pagenaud e Dixon.

Com um único treino, a corrida passa a ser de quem tem a melhor adaptação em suas duzentas voltas, quem fizer um melhor trabalho pode conquistar a vitória. Tony Kanaan que liderou surpreendentemente liderando no único treino livre nutre a esperança de um bom resultado, mesmo largando mais atrás.

Na largada, Pagenaud pula de terceiro para primeiro, Rossi não larga bem e cai para o quinto lugar. No meio da primeira volta acontece o primeiro acidente, Hunter Reay, Sato, Rosenqvist, Rossi e Hinchcliffe batem forte. Sato e Hunter Reay fazem sanduíche de Rossi, se enroscam e batem, na rodada dos três, outros são atingidos. O pior recaí para o japonês que fica capotado esperando o auxílio do resgate. Rossi, abandonando logo no começo passa a rezar contra seus oponentes diretos, pois dependendo do desfecho da corrida, o título desse ano será um sonho distante.

O fortíssimo acidente deixa em xeque a segurança da pista.


O acidente faz reviver na memória o acidente de Robert Wickens no ano anterior, que acabou com a carreira do promissor piloto, e em 2015 o acidente fatal de Justin Wilson, e a dúvida surge: será Pocono uma pista adequada para a Indy? A bandeira vermelha é acionada. Por vários minutos a pista fica interditada e a pista começava a ser limpa.

Após mais de quarenta minutos de interrupção a bandeira verde é acionada na volta nove, Pagenaud se mantém na ponta, Dixon pula para cima de Newgarden e assume a segunda posição. Os pilotos fazem uma verdadeira fila única para aproveitarem ao máximo o vácuo do piloto da frente.

Com quinze giros, Pagenaud sente a pressão de Dixon, contudo ambos abrem boa vantagem para os outros competidores. Os brasileiros Tony Kanaan e Matheus Leist seguem respectivamente em décimo sexto e décimo sétimo lugares.

Na passagem da volta trinta, Zach Veach dá início ao primeiro ciclo de pit stop em Pocono. O piloto sai dos boxes e se coloca entre Pagenaud e Dixon. Tony para no giro seguinte e demora um pouco mais para fazer ajustes em seu carro. O retardatário atrasa Dixon, que fica mais para Newgarden.

Entre os cinco primeiros, Santino Ferrucci é o primeiro a ir aos boxes. A janela de pit stop é longa, tanto que Pagenaud só para na volta trinta e oito. Colton Herta erra a entrada de seu quadradinho no boxe e perde bastante tempo. Dixon vai aos boxes na volta seguinte e volta bem atrás de Pagenaud, sendo superado inclusive por Ferrucci. Na outra volta é a vez do líder do campeonato parar nos boxes, o piloto americano é superado por Graham Raham e Bourdais, e a bandeira amarela é acionada quando Pigot bate forte no muro. Quem se beneficia de toda essa confusão é Will Power, que estava dentro dos pit quando a bandeira amarela é acionada, ganhando tempo. Sua estratégia de parar na primeira bandeira amarela e esticar seu stint de parada rende frutos. Connor Daily e os pilotos da AJ Foyt vão aos boxes na bandeira amarela visando alongarem sua permanência na pista, já que o ritmo de corrida não é bom.

A corrida recomeça na volta quarenta e sete,  a dupla da Penske fica lado a lado na primeira volta, mas o francês prevalece e se mantém na frente, na volta seguinte, Power, bem agressivo, ultrapassa Pagenaud e assume a liderança. Um adendo, Alexander Rossi e James Hinchcliffe retornam a pista, porém, além das voltas perdidas da corrida, eles tem como punição mais dez voltas atrás pois mexeu no carro durante a longa bandeira vermelha.

Com um quarto de prova, Pagenaud pressiona Power. Newgarden se mantém em sétimo. Na volta seguinte, Pagenaud retoma a liderança, fazendo jus a renovação de seu contrato. No pelotão intermediário, Bourdais pressiona Ericsson, um pouco mais atrás, Herta ultrapassa Carpenter.

A prova vai se desenrolando e fica evidente a estratégia de Pagenaud, acelerar ao máximo, sem se importar com combustível, a mesma estratégia que fez em Indianápolis e lhe rendeu a vitória. Os quatro primeiros abrem boa vantagem em relação aos outros oponentes. Finalmente Bourdais supera Ericsson, e no fim da mesma volta, Newgarden e Herta também superam Ericsson. Na outra volta é a vez de Carpenter ganhar a posição do sueco, que apesar da ultrapassagem parece se estabilizar.

No giro sessenta e seis, Newgarden vai aos boxes, abrindo os serviços e talvez buscando um melhor acerto do carro já que não apresentava um bom ritmo na prova. Com pneus novos e mais tempo na pista, pode ser que ele consiga se recolocar na disputa pela vitória. Duas voltas depois, Ferrucci, um dos destaques da etapa, repete a sua estratégia de parar mais cedo, voltando um pouco a frente de Newgarden.

Com tráfego na pista, Pagenaud perde tempo e é superado por Power, Dixon que vinha atrás vai aos pits e retorna a frente de Ferrucci. Na volta seguinte Pagenaud vai aos boxes e perde tempo tendo de tirar o pé para que Marco Andretti se dirija ao seu box, apesar dos segundos perdidos, é melhor assim do que bater e perder a corrida. Ao regressar a pista, Pagenaud volta atrás de Dixon e Ferrucci. Colton Herta ao sair dos boxes, tentando pressionar Newgarden, acaba perdendo a frente do carro e bate no muro. Power que estava na pista, acaba tendo a sua vida complicada pois terá de voltar atrás da galera. Além de todo esse drama, a chuva se avizinha na região.

Na bandeira verde, os cinco primeiros eram: Dixon, Ferrucci, Pagenaud, Bourdais e Newgarden.  No meio da reta Newgarden supera Bourdais, mas é superado por Carpenter e depois por Power. Bourdais tira uma lasquinha do carro de Kimbal e recupera pelo menos uma posição. Tony Kanaan aparece bem entre os sete primeiros. Na frente, Ferrucci começa a atacar Dixon, e com isso, Pagenaud se aproxima da festa.

Na volta oitenta e oito, Power se lança bem na curva e supera Carpenter. O australiano começa a caça aos líderes. Newgarden se estabiliza na sexta posição, sem ritmo para buscar os ponteiros.

Com metade da corrida disputada, Dixon continua pressionado por Ferrucci, um pouco mais atrás dos dois, Simon Pagenaud. No pelotão intermediário, Bourdais passa a atacar Kanaan. Poucas voltas depois, Newgarden retorna aos boxes para mais uma rodada de pit stop, quem sabe dessa vez, consiga chegar nos líderes. No céu, nuvens negras e carregadas se avizinham.

Na passagem cento e seis, o italiano Ferrucci vem aos pits, conseguindo boa vantagem para Newgarden. Na volta seguinte, Dixon entra nos pits, marcando seu oponente. No outro giro é a vez do francês Pagenaud. Power reassume a liderança. Ao retornar a pista, Pagenaud volta a frente e se segura a frente do italiano. Com várias estratégias de outros pilotos e a possibilidade de chuva, a corrida fica totalmente em aberto.

No giro cento e doze, Power vai aos boxes e volta entre Dixon e Pagenaud. Os pilotos começam a disputar posição com Veach e Daily que não haviam parado, mas entram nessa mesma volta aos boxes. Após todos pararem os líderes eram: Dixon, Power, Pagenaud, Ferrucci  e Newgarden.

Com cento e quinze voltas, a disputa entre os pilotos da Oceania é dura, Power com mais ação, pega bem o vácuo de Dixon e assume a liderança da corrida. A Penske apesar de estar na frente, não coloca seus postulantes na frente, mas sim o azarão Power.

Após cento e vinte voltas, Power dispara na liderança, Dixon sofre até para ultrapassar Leist, que era retardatário, com isso Pagenaud e Ferrucci se aproximam do piloto da Ganassi. Quanto mais as voltas passam, mais a chuva também se aproxima.

Com cento e vinte e sete voltas a bandeira amarela é acionada por conta de raios. Dois minutos depois, a bandeira vermelha volta a ser acionada e a corrida após algum tempo é declarada encerrada. Will Power, que já havia ganhado em 2016 e 2017 na traiçoeira pista, volta a vencer no circuito. Dixon chega em segundo, conseguindo um excelente resultado para o campeonato. Em terceiro Pagenaud, que consegue um bom resultado, se mantendo ainda mais próximo de seu companheiro de equipe na disputa pelo título. Um dos grandes destaques da corrida, Santino Ferrucci fica com a quarta posição. Newgarden, ainda líder do campeonato, fica com a quinta posição, um bom resultado por conta do abandono de Rossi, mas apenas razoável se comparado aos outros postulantes. O brasileiro Tony Kanaan, outro destaque da corrida, fecha o dia na excelente oitava posição. O outro brasileiro Matheus Leist, termina em décimo sexto.

Os raios e a chuva determinam o fim precoce da corrida.


Por ter tido mais de cinquenta porcento de corrida realizada a totalidade dos pontos é válida para os pilotos.



O pódio com todos felizes por seus resultados.


Abaixo cinco notas sobre a corrida:

Takuma Sato - 0,0

Uma manobra estabanada, equivocada e extremamente infeliz do japonês, acabou com a corrida do vice líder do campeonato e de vários outros pilotos. Uma vergonha.

Alexander Rossi - 0,0

Quem diria que uma largada ruim custaria tanto para o postulante ao título? A infelicidade de Rossi é que ele era o único postulante ao título a não ter se acidentado na temporada, e isso veio justamente nessa reta final de campeonato.

Santino Ferrucci - 9,0

O garoto tem altos e baixos, porém mesmo essa sendo sua temporada de debutante, vem mostrando muita velocidade, arrojo e se destacando em uma equipe modesta. Merece um bom assento no ano que vem.

Tony Kanaan - 9,0

O brasileiro conseguiu um resultado esplendoroso a chegar em oitavo com o fraquíssimo carro da AJ Foyt, mostrando que ainda tem lenha para queimar, mesmo que não seja mais o piloto de ponta que já foi um dia.

Will Power - 10,0

Com uma boa estratégia foi para o pelotão da frente, depois voltou para trás por conta da mesma estratégia, mas com um bom carro e um ritmo espetacular reassumiu a liderança e venceu a prova. Um alento para quem está tendo um ano conturbado.

Na tabela de pontos nós temos:

1o. Joseph Newgarden - 535 Pontos

2o. Alexander Rossi - 500 Pontos

3o. Simon Pagenaud - 495 Pontos

4o. Scott Dixon - 483 Pontos

5o. Will Power - 407 Pontos

18o. Tony Kanaan - 223 Pontos

19o. Matheus Leist - 198 Pontos

A Indy retorna já na próxima semana, para a última corrida em oval do ano em Gateway. A disputa pelo título fica ainda mais acirrada, e ao que tudo indica, a última corrida com pontuação dobrada em Laguna Seca será o palco da decisão da temporada 2019.

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