domingo, 4 de agosto de 2019

HAMILTON E VERSTAPPEN DANDO SHOW NA HUNGRIA.


O maravilhoso mundo da F1 desembarca no Leste Europeu, mais precisamente na Hungria para a décima segunda corrida da temporada 2019. O circuito travado, estreito, que recebe o título de "kartódromo da F1" apesar de não favorecer as ultrapassagens, sempre tem boas disputas e, invariavelmente, propicia grandes momentos. 

Nos treinos livres Mercedes e Ferrari se mostraram mais rápidas, porém nas duas primeiras sessões por conta da chuva pouco se podia especular sobre desempenho. Na Qualificação, uma decepção para a Renault, Ricciardo eliminado no Q1 e Hulkenberg no Q2, o clima na equipe no sábado era de velório. Na frente a Mercedes com Hamilton dominava a sessão, mas com Max e Leclerc muito próximos, porém, ainda no Q1, Leclerc força demais na entrada da última curva, erra e bate na proteção de pneus, o piloto da Ferrari ainda retornou para o Q2, mas não mais com o mesmo desempenho. No Q2 e Q3 a disputa ficou entre Hamilton e Verstappen, o piloto da Red Bull fez uma volta mágica e conquistou a sua primeira pole position na carreira, quebrando esse incômodo jejum para um piloto que já possui sete vitórias na categoria. Bottas fica em segundo, com apenas dezoito milésimos de diferença. Hamilton erra em sua tentativa, não melhora e fica em terceiro. Leclerc leva a Ferrari ao quarto lugar, seguido por Vettel, Gasly, Norris e Sainz, fechando os oito primeiros. A título de curiosidade, desde a mesma Hungria, em 2006, a Honda não conquistava a pole position e Max Verstappen se torna o centésimo piloto a conquistar uma pole na F1.

Na largada muitas emoções, Max pula bem e se mantém a frente, os dois pilotos da Mercedes passam a ameaçar na freada o piloto da Red Bull que resisti muito bem, Bottas trava os pneus e deixa um pequeno espaço para que Hamilton coloque o carro lado a lado, os dois se tocam e Bottas leva a pior, perdendo um pedaço da asa dianteira. Leclerc na reta seguinte aproveita a freada e mergulha para superar Bottas. Ao abrir a segunda volta, Vettel passa Bottas, que por conta do dano da asa está mais lento.

Largada pegada, disputada e Bottas se complica com seus erros.
No sexto giro, Bottas vai aos boxes, troca a asa e coloca pneus duros para tentar ir até o fim da prova. Vettel começa a se aproximar de Leclerc. No pelotão intermediário chama a atenção o desempenho de Kimi Raikkonen, o finlandês está em sétimo com a Alfa Romeo enquanto que seu companheiro de equipe, Antônio Giovinazzi, está em décimo oitavo.

Após dez voltas, Bottas começa a voar e se aproxima de Kubica, piloto da Williams, que conta com a maior torcida no GP devido a proximidade da Polônia com a Hungria. Aliás, vale ressaltar que com a punição da Alfa Romeo após o GP da Alemanha, Kubica ficou com o décimo lugar, ganhando o primeiro ponto da equipe no ano.

Na passagem da volta quinze, Hulkenberg reporta estar perdendo potência, enquanto isso mais atrás Bottas abre caminho com ultrapassagens em Kubica, Giovinazzi, Stroll e Russel.

Com dezessete voltas, alguns pilotos começam a parar nos boxes. Na frente, Hamilton começa a tirar diferença para Verstappen, pressionando o holandês. No pelotão intermediário, Kvyat e Albon ficam todo o primeiro setor lado a lado, em uma disputa limpa e linda pela décima segunda posição, um dos grandes momentos da corrida.

Kvyat e Albon, linda disputa e receio na Toro Rosso.

Na volta vinte e dois, Hamilotn chega de vez em Verstappen, enquanto que Bottas chega em Ricciardo. Max relata estar perdendo aderência por conta do desgaste, enquanto que Hamilton elogia seus pneus. 

Na passagem vinte e cinco, das setenta previstas, Max vai aos boxes e consegue voltar a frente das Ferrari, incrível a queda de desempenho da equipe de Maranello. Hamilton permanece na pista. 

No giro vinte e oito Leclerc para nos boxes, voltando em quarto. Verstappen faz a volta mais rápida da corrida e se garante a frente caso Hamilton pare nos boxes. Resta a Mercedes manter o piloto ao máximo na pista, contando com um safety car ou trocar os pneus ao fim da corrida e voar na pista. 

Na volta trinta e dois Hamilton para nos boxes, tem um pit mais lento do que o normal e volta seis segundos atrás de Max. Finalmente Bottas supera Ricciardo, e agora vai a caça de Norris, que já parou e Magnussen. Na volta seguinte Norris supera Magnussen após uma disputa apertada.

Metade da corrida, lembram-se da diferença de seis segundos entre os líderes? Após volta mais rápida seguida de volta mais rápida a diferença cai para menos de um segundo, colando em Verstappen. Na volta seguinte, Hamilton já ameaça, dando emoção à corrida. 

Na abertura da volta trinta e nove, Hamilton e Verstappen ficam lado, a disputa é ferrenha, no mergulho da segunda reta, Hamilton acaba escorregando e indo para a faixa de escape, porém pegando muita sujeira. Enquanto isso, Vettel vai aos boxes e surpreende, colocando os pneus mais macios, obrigando Vettel a ir para duas paradas.

A grande disputa entre os melhores da atualidade.
Na volta quarenta e quatro Bottas leva uma volta de Verstappen e Hamilton, que após limpar os pneus e refrigerar os mesmos, volta a se aproximar do líder.

Na passagem quarenta e oito, Bottas vai aos boxes e retorna em décimo segundo, na volta seguinte uma surpresa, Hamilton também vai aos boxes, colocando pneus novos. Vinte voltas para tirar vinte segundos e ultrapassar, a corrida ganha contornos dramáticos.

Faltando dezoito voltas para o fim, Bottas assume a nona posição ao ultrapassar Pérez, na frente, Lewis Hamilton já traz a diferença para dezesseis segundos.

Com quinze giros para o fim, Verstappen começa a tirar coelhinhos da cartola, girando no mesmo décimo do que Hamilton, deixando a diferença estabilizada em quinze segundos. Mais atrás, Magnussen e Ricciardo disputam a posição de maneira ferrenha, especialmente Magnussen, sempre muito agressivo.

Ricciardo freia forte para não bater em Magnussen.
Faltando onze voltas, Hamilton quebra o recorde da pista, faz a volta na casa de um minuto e dezoito segundos e quinhentos milésimos, forçando absolutamente tudo que pode do seu Mercedes, dessa forma consegue voltar a tirar um segundo por volta de Verstappen. Mais atrás, Vettel se mantém com os pneus macios e sem previsão de parada nos boxes pois se aproxima de Leclerc volta a volta.

Com sete giros para o fim, Hamilton vai chegando, trazendo a diferença para sete segundos, suas voltas alucinantes vão rendendo frutos e Max já não consegue manter o bom ritmo com pneus tão desgastados. A briga promete acontecer nas últimas três voltas. Mais atrás, Bottas supera Norris e parte para cima de Raikkonen.

Com apenas cinco voltas, Hamilton chega muito rapidamente, levando a diferença para um segundo, claramente Verstappen não tem condições de manter o ritmo forte. Ao fim da volta, Lewis abre a asa e supera Verstappen. 

As quatro voltas finais é um passeio de Lewis, Verstappen ainda para nos boxes para tentar a volta mais rápida. Restando três giros, Vettel chega em definitivo em Leclerc e supera o monegasco.

Vettel arrojado supera Leclerc no fim da corrida.


Na abertura da última volta Max faz a volta mais rápida da corrida e quebra o recorde da pista, mas a vitória fica com Lewis Hamilton, mais uma para o multi campeão. Vettel fecha o pódio em terceiro.

Max se esforçou, mas Hamilton estava alucinante.

Para a Mercedes a vitória significa deter o avanço da Red Bull no campeonato, para Lewis significa colocar uma mão e mais alguns dedos na taça.

Já na Red Bull, o casamento com a Honda parece estar rendendo frutos, se o carros ainda não está no nível da Mercedes, por outro a equipe mostrou grande evolução, se aproximando das flechas de prata e deixando para trás a Ferrari.

Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo seu desempenho:

1o. Hamilton - 9,5

Não correspondeu na sessão de qualificação, mas largou bem, foi agressivo o tempo inteiro e acatou as ordens da equipe, tendo no fim da corrida, mais pneu do que o adversário e o superando. Se mostra em um nível digno dos cinco maiores de todos os tempos.

2o. Verstappen - 9,5

Voou na qualificação, se defendeu bem a corrida inteira, e na bobeada da equipe, perdeu a chance de parar e conter Hamilton, se bem que deu mais cansaço aos prateados do que eles poderiam esperar, mostrando que está no melhor momento da sua carreira.

3o. Vettel - 8,0

Discreto na qualificação e na largada, só apareceu no fim da corrida graças a uma estratégia ousada, e esse é seu mérito.

4o. Leclerc - 7,0

Mais uma vez o monegasco vacila no fim da corrida, dessa vez deixando Vettel se aproximar para a ultrapassagem, fora o erro na classificação que quase arruinou seu fim de semana.

5o. Sainz - 8,0

Grande corrida do espanhol, não fosse o embate entre Hamilton e Verstappen seu desempenho teria chamado mais a atenção da transmissão, excelente resultado para a equipe que se consolida como a quarta força do campeonato.

6o. Gasly - 6,0

Destoa completamente de Verstappen, e das Ferrari, perdendo na pista até para uma Mclaren. Vai se aproximando da demissão a cada corrida.

7o. Raikkonnen - 7,5

Que piloto fantástico é Kimi. Se classifica bem, larga bem, foge das confusões, luta o tempo inteiro, com classe diga-se de passagem e sempre termina bem colocado, não por acaso é um ex-campeão. Ao meu ver, Kimi e Ricciardo mereciam carros melhores para disputarem a temporada, mas existe certa graça em ver o desempenho do piloto sobressair nas dificuldades.

8o. Bottas - 5,0

Falhou, não uma, mas duas vezes na largada, danificando sua asa nos toques, e apesar da recuperação, com o carro que tem se espera sempre mais. Hoje seu vice campeonato já se encontra ameaçado e quiçá seu emprego.

9o. Norris - 6,5

Bom desempenho do garoto, que vinha muito bem até a parada, mas ficou encaixotado no trânsito e perdeu a chance de terminar mais a frente.

10o. Albon - 6,0

Conseguiu um pontinho precioso a duras penas, tendo com seu companheiro de equipe um embate espetacular durante a corrida. Perdeu o confronto direto na pista, mas ganhou ao fim da corrida.

A sequência de boas corridas, em Silverstone, Red Bull Ring, Hockenheim e Hungaroring não por acaso tem um comum Max Verstappen como protagonista, que vai tirando de seu carro mais do que ele poderia, fosse talvez Lewis de um naipe inferior, ele talvez até pudesse disputar o título. A F1 entra em um hiato para as férias de verão no hemisfério norte, e há muito tempo a categoria não entra nesse período tão em alta, muito graças ao legítimo holandês voador.

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