domingo, 28 de julho de 2019

DIXON RENASCE- NASCIDO PARA VENCER.

A Indycar Series chega até o circuito de Mid-Ohio para duzentas milhas que podem ser decisivas para o campeonato entre a Penske, Andretti e Ganassi.

Will Power, com um ritmo muito bom arrancou uma excelente pole position, ao seu lado o postulante ao título Alexander Rossi. Na segunda fila mais dois carros da Penske, Joseph Newgarden e Simon Pagenaud, ambos também lutando pelo título. Os brasileiros não se destacam e largam no fundo do grid.

Na largada, que se dá na reta oposta, após muitos toques, Takuma Sato bate um pouco mais forte nos pneus e se arrasta aos boxes. Ericsson e Hinchcliffe se tocam e vão aos boxes, os dois com danos. Duas voltas depois Bourdais pressiona Pagenaud, que pressiona Newgarden. 

Após nove das noventa voltas, Rosenqvist com pneus mais duros passa a atacar Bourdais, o circuito apesar de muito técnico não possui bons pontos de ultrapassagem. Um pelotão começa a se formar atrás de Pagenaud, e volta a volta, outros pilotos se agrupam.

No giro treze, Pagenaud e Bourdais vão aos boxes, os pneus macios duraram muito pouco em uma corrida que desgasta demais a borracha.Duas voltas depois, o líder do campeonato, Newgarden vai aos boxes e retorna a frente de Pagenaud, nesse meio tempo, Bourdais roda após ser tocado por Herta. 

Na passagem dezessete, Rosenqvist se aproxima rapidamente de Rossi, e por tabela, de Power. No pelotão intermediário, Kanaan é ultrapassado ao mesmo tempo por Newgarden e Pagenaud. Na volta seguinte Rosenqvist mergulha e ultrapassa Rossi. E vai aparecendo Dixon no retrovisor de Rossi. Na outra passagem, Dixon ultrapassa Rossi.

Após vinte voltas, o sueco Rosenqvist chega em Power, a disputa entre a Ganassi e a Penske se intensifica. Mesmo com toda a pressão do sueco, Power se mantém a frente, a disputa entre ambos facilita a aproximação de Dixon. Sobre Dixon é bom relembrar que o piloto detém cinco vitórias na pista.

Com vinte e cinco voltas, Rosenqvist por fora ultrapassa Power, aproveitando a segunda perna da curva. Só a título de comparação, a diferença entre Power e Newgarden, que chegou a ser de vinte e cinco segundos, já caia para menos de treze. Se a estratégia de Power fora de uma parada a menos, ela até pode render dividendos, mas se não for, o prejuízo será grande. Um par de voltas depois Rossi para nos boxes.

Com vinte e nove voltas, Rosenqvist vai aos boxes. Power e Dixon se mantém na pista. Finalmente com um terço de corrida ambos param nos boxes. Na saída, Power fecha a porta no limite em cima de Dixon. 

No giro trinta e dois, Dixon vem por dentro, Power fecha a porta, porém na curva seguinte o australiano acaba escorregando, perdendo tempo e acaba tocando levemente no carro de Dixon. O piloto da Ganassi, vem possuído e tenta a ultrapassagem, porém mais uma vez, Power se defende e fecha a porta. O líder após os pits era Newgarden.

A raposa Dixon dá um belíssimo "x" em Power na reta e ganha a posição, porém Dixon está com pneus mais macios, enquanto Power está com os pneus duros, que duram mais tempo.

Na frente, Zach Veach, sempre ele, atrapalha demais Newgarden, favorecendo a aproximação de Pagenaud. A disputa entre Veach e Enerson acaba atrapalhado ainda mais Pagenaud, que resolve antecipar a parada, uma vez que iria perder ainda mais tempo com retardatários. Diversas estratégias se formam na corrida.

Na passagem da volta quarenta, Newgarden vai aos boxes, tem problemas no abastecimento, perde muito tempo e volta imediatamente a frente de Pagenaud, porém o francês, com pneus aquecidos o ataca, os dois chegam a se tocar de leve, mas todos sobrevivem.

Na metade da corrida os cinco primeiros eram Rosenqvist, Pigot, Dixon, Power e Rossi. A trinta segundos do líder e na sétima posição Newgarden, seguido por Pagenaud. No giro seguinte o líder para nos boxes, Rosenqvist volta em quarto, a frente de Rossi.

Após cinquenta giros, Dixon é o líder da corrida, que aliás está se desenrolando muito bem, sem nenhuma interferência de bandeira amarela.

Na passagem cinquenta e quatro, Rosenqvist fica várias curvas lado a lado com Power, chega a ser levemente tocado para fora do traçado, mas se mantém bem e consegue prevalecer. Dobradinha da Ganassi no momento.

Alexander Rossi, sendo pressionado por Hunter Reay, Newgarden e Pagenaud, começa a sofrer com os pneus, tendo freadas forte no fim do seu stint, não por acaso é o primeiro a ir aos boxes, faltando trinta e uma voltas para o fim da corrida.

Na volta sessenta, Dixon faz seu último pit stop, surpreendendo com os pneus macios. Na volta seguinte é Power que vem aos boxes. O australiano volta a frente de Rossi. Dixon com borracha nova, abre caminho e passa Herta. Na outra volta é Newgarden que vai aos boxes, porém sem problemas dessa vez. O americano volta a frente de Power e de Rossi, que para ele é ótimo para o campeonato. Pagenaud no giro seguinte também vai aos boxes e  também volta a frente de Power, porém seu companheiro de equipe embalado e com pneus aquecidos o supera.

Faltando vinte e cinco voltas, Rossi supera Pagenaud. Newgarden se aproxima de Hunter Reay, com mais ação do que nunca. O novato sensação, Santino Ferrucci, faz seu pit stop e retorna em décimo segundo, nada mal para o estreante. Na volta seguinte Felix Rosenqvist vai aos pits e retorna em segundo. Dixon reassume a liderança.

Faltando quinze voltas, a diferença entre o terceiro e o décimo é de apenas dez segundos, contudo a pista não favorece as ultrapassagens. Matheus Leist recebe uma volta do líder, ainda assim está com a décima sexta posição. Devagar, mas constante Felix vai tirando diferença em relação a Dixon.

Com apenas oito voltas para o fim, Dixon vai perdendo um pouco de ritmo, a diferença começa a cair mais rapidamente. Newgarden também começa a pressionar Hunter Reay. O ritmo de Dixon é tão lento que os retardatários se mantém na sua cola.

Com cinco voltas para o fim, a salvação de Dixon são os retardatários e seu companheiro de equipe, que não se arrisca demais. Hunter Reay e Newgarden chegam para a festa. Faltando duas voltas a diferença cai para um segundo, finalmente o sueco se livra do tráfego e tem uma volta e meia para buscar a sua primeira vitória.

Na última volta, Rosenqvist tenta de tudo, mas não consegue por meio carro. Mais atrás, Newgarden se toca com Hunter Reay e cai na brita, jogando fora a sua corrida. Rossi cruza a linha de chegada em quinto e assume a liderança do campeonato. Dixon vence e volta a disputa pelo título. Os brasileiros vão mal, Leist em décimo oitavo e Kanaan em vigésimo. Newgarden fecha o dia em décimo quarto. 


Cinco acontecimentos que merecem nota na corrida:

1o. - Dixon - 9,0

Conquistou uma vitória que só um verdadeiro multi-campeão é capaz de conquistar. O Rei de Mid Ohio, com seis triunfos na pista.

2o - Power - 8,0

Finalmente uma boa corrida do australiano.

3o. - AJ Foyt - 4,0

O carro ruim compromete o desempenho dos pilotos.

4o. - Sam Schmidt Racing - 0

Abandonar é ruim, com os dois carros e por conta de um toque entre eles é pior ainda.

5o. - Newgarden - 3,0

Por meia volta iria mais líder do campeonato do que nunca, com boa vantagem para os adversários, agora o erro ao ser otimista demais custou caro e caiu na tabela. Terrível, é a corrida que pode detonar a sua temporada.

Na pontuação faltando apenas quatro corridas (duas mistas e dois ovais) nós temos:

1o. Newgarden - 504 pontos
2o. Rossi - 488 pontos
3o. Pagenaud - 461 pontos
4o. Dixon - 442 pontos






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