sábado, 20 de julho de 2019

O AUDAZ WITTMANN TRIUNFA NA CATEDRAL.


Na maravilhosa Assen na Holanda, o circuito conhecido como "A Catedral", recebe pela primeira vez na história a DTM, para mais uma rodada dupla, e com um algo a mais nessa disputa, vento, frio e chuva.

Na qualificação Robin Frijns, piloto da casa e vencedor da corrida de Nova York pela F-E, ficou em último entre os dezoito pilotos que disputaram a qualificação, um péssimo resultado para o holandês. Pietro Fittipladi surpreende e consegue um excelente quarto lugar. René Rast, líder do campeonato, ficou com a segunda posição do grid. Marco Wittmann, tentando sobreviver na disputa pelo título, leva o seu BMW até a posição de honra, conquistando uma bela pole position.

A largada é realizada atrás do safety car por segurança devido a chuva. Após a saída do carro de segurança, a corrida começa a partir do minuto oito. Wittmann leva uma pressão absurda de Rast e no fim da reta oposta, os dois ficam lado a lado e se tocam, Marco a duras penas fica a frente. No pelotão de trás, Frijns ultrapassa dois carros no fundo do grid, ganhando posições e mostrando serviço para a torcida, Van Der Linde após ser tocado por Splenger, roda na pista e volta em último, porém a sorte sorri para o sul africano pois Juncadella com problemas abandona ao fim da volta e mais uma vez o safety car é acionado.

A corrida recomeça após catorze minutos, novamente Rast ataca Wittmann, Nico Muller e Timo Glock trocam de posição a volta inteira e depois passam a atacar Pietro, que mostra não ter um grande desempenho na chuva. No giro seguinte, Glock, relembrando Interlagos 2008 erra e perde várias posições. Muller com pista livre ataca e ultrapassa Pietro. Ao fim dessa volta vários pilotos param nos boxes. A equipe da Aston Martin vacila e chama ao mesmo tempo Habsburg e Paul di Resta, pior para o escocês que tem de esperar todo o procedimento de pit stop de seu companheiro de equipe.

Wittmann e Rast, ferrenho duelo alemão na Holanda.


Na volta oito, Rockenfeller para sozinho e sem trânsito nos boxes, nesse caso uma volta a mais na pista compensa, mesmo tendo um ritmo um pouquinho mais lento. A chuva parece terminar nesse momento da corrida, porém a pista ainda está muito molhada. E sabe quem aparece em terceiro? Nico Muller, após ultrapassar Loic Duval. 

Após vinte e quatro minutos de corrida, Wittmann faz a melhor volta da corrida e começa  a abrir vantagem para Rast, entretanto a diferença deles para Muller é grande. Na passagem seguinte, Loic para nos boxes e volta em oitavo, mas liderando o pelotão que já parou nos boxes.

Na metade da corrida, Eng supera Pietro e assume o quarto lugar. Glock por fora ultrapassa lindamente Joel Eriksson. O alemão apesar do erro se mostra rápido e se aproxima de Fittipaldi. No giro seguinte, Pietro erra, sai da pista, volta, mas sem tanta velocidade perde a posição para Glock.

Faltando vinte e dois minutos, Rast para nos boxes. O piloto que faz propaganda da Audi Cup e do Bayern de Munique volta em sexto, atrás de Pietro. No giro seguinte é a vez de Wittmann parar nos boxes, Marco volta a frente de Rast, porém com os pneus muito frios em uma pista fria. Wittmann faz zigue zague, tentando aquecer os pneus, enquanto isso Rast se aproxima. Ao abir a outra volta, Rast embute atrás de Wittmann, ataca de todos os lados buscando um ponto de ultrapassagem. Fittipladi faz seu pit e volta em nono.

Na frente, Muller, Eng e Glock ficam na pista sem pararem nos boxes, enquanto que Rast continua atormentando Wittmann. Faltando quinze minutos, Marco parece controlar René, apesar da proximidade entre os dois. A pista vai ganhando um trilho, porém longe se serem usados os pneus de pista seca. Na frente, Muller dá tudo de si e vai aumentando a diferença para seus adversários.

Faltando dez minutos, Frinjs ultrapassa Pietro e obtém a décima posição, porém na volta seguinte o piloto da casa erra e bate na mureta de pneus. Eng para nos boxes antes de seu companheiro e volta em quinto. Na passagem seguinte Glock para nos boxes e volta a frente de Eng. Muller permanece na pista e faz a volta mais rápida, estando no limite do tempo de parar e voltar na frente. 

Na pista, Eng supera Glock e assume o quarto posto. Faltando exatos cinco minutos para o fim, Muller faz seu pit stop, voltando a pista a frente de Wittman e Rast, porém com pneus frios. Wittman começa a forçar seu ritmo, abrindo vantagem para Rast. Muller vai aquecendo seus pneus e vai vendo Wittman crescer em seu retrovisor, e sem negociação, Wittmann coloca de lado e faz a ultrapassagem.

Com dois minutos para o fim, Rast passa a atacar Muller, o suíço se defende como pode e deixa Rast frustrado pois com pneus aquecidos, Muller será mais rápido. Ao cruzarem a volta, os pilotos abrem as três voltas finais.

Wittmann, força tudo que pode para manter distância de Muller, que por sua vez começa a abrir vantagem para Rast. Com dois giros para a o fim, a pista já com trechos secos, favorece a disputa entre Eng e Glock. Muller apesar de um pouquinho mais rápido, tira apenas décimos por volta e não consegue se aproximar de Wittmann que vence em Assen. Muller fecha o dia em segundo, após mais uma grande corrida. Rast é o terceiro e se mantém na ponta da classificação. Em quarto Eng, que segura Glock. Pietro, na úlitma volta perde a posição para Van der Linde e seu último push to pass, o brasileiro acabou com cinco e ainda assim acabou atrás. Uma pena.

O dono da festa em Assen.



Após nove etapas, a classificação é a seguinte:

1o. Rast - 145 pontos
2o. Muller - 121 pontos
3o. Eng - 111 pontos
4o. Wittmann - 100 pontos


A situação de Wittman e Eng é complicada, ambos os pilotos da BMW parecem não terem constância para superarem a Muller e Rast da Audi, aliás esse último com uma boa folga na classificação. Amanhã teremos mais Assen, e antes disso iremos trazer tudo sobre a Indy em Iowa.







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