domingo, 21 de julho de 2019

DOMÍNIO ABSOLUTO DA PENSKE EM IOWA.


A temporada 2019 da Indycar vai até o oval de Iowa para mais um GP. Na qualificação, o francês Simon Pagenaud, se mostra embalado pela vitória em Toronto e conquista a pole position. A Penske mostra força fechando a dobradinha com Will Power em segundo, ainda pela equipe de Roger Penske, Josef Newgarden, o líder do campeonato larga em terceiro. Alexander Rossi, outro postulante ao título é o sexto. Tony Kanaan fez o décimo terceiro tempo, sua melhor posição de grid na temporada. Matheus Leist ficou em último, na vigésima segunda posição.

A corrida foi atrasada por várias horas devido a chuva que caia na região de Newt, onde se localiza o oval de Iowa. As arquibancadas tiveram de ser esvaziadas por conta dos ventos e raios. A chuva forte impediu até mesmo o serviço do Jet Dry, com suas turbinas gigantescas,para secarem mais rapidamente a pista. Após quase quatro horas de atrasado a corrida começa.

A chuva atrasou em horas o início da corrida.


Logo após a largada, Power assume a ponta, duas voltas depois Sato sai de quarto para segundo. Pagenaud começa a se preocupar com Newgarden lhe pressionando. Já o brasileiro Tony Kanaan, perde várias posições e cai para décimo nono. Santino Ferrucci, que largou em décimo segundo, pula muito bem e ganha cinco posições na primeira volta, fantástico.

A largada e as relargadas foram os pontos altos da corrida.


Após doze giros, Pagenaud ultrapassa Sato e reassume a segunda posição. Newgarden aproveita o embalo e também ultrapassa o japonês. Na volta dezesseis, Sage Karam roda sozinho e provoca a primeira bandeira amarela.  E nesse momento a Penske faz as posições um, dois e três no grid.

A corrida recomeça na passagem vinte e cinco, enquanto Power dispara na frente, Pagenaud é superado por Newgarden. 

Após trinta das trezentas voltas, Scott Dixon, brigando com o equilíbrio de seu carro, é superado por Hunter Reay, Pigot, Rahal e Veach em poucas voltas. 

Na passagem quarenta e nove, Newgarden supera o australiano Will Power e assume a liderança da corrida. Duas voltas depois a bandeira amarela é acionada por conta da garoa que caia em Iowa e logo em seguida a bandeira vermelha é acionada, interrompendo a corrida.

Após meia hora de interrupção a corrida se reinicia. Os pilotos vão aos boxes e fazem suas paradas, Newgarden volta na frente, a equipe Andretti também trabalha bem e faz Alexander Rossi voltar em quarto. 

A bandeira verde é acionada na volta sessenta e seis. Mais atrás Ferrucci e Hinchcliffe se tocam, mas conseguem se manter na pista, o novato ganha a posição e parte para cima de Rossi e conquista a posição poucas giros depois.

Uma bonita disputa entre Rossi e Ferrucci por várias voltas chama a atenção devido ao excelente desempenho do novato que usa e abusa da linha externa para ganhar velocidade. Mais atrás, Coulton Herta e Dixon se encontram na pista, da última vez que isso , no oval do Texas, os dois se tocaram e bateram.

Após um terço de prova, Sato aparenta ter problemas e é ultrapassado por Ferrucci e Rossi. No giro seguinte, o japonês perde mais uma posição, agora para James Hinchcliffe. Mais a frente, Power começa a pressionar Newgarden pela liderança. 

Mais algumas voltas é a vez de Santino sofrer com o desgaste de seus pneus e perde desempenho. Na frente, Newgarden dá uma volta em Dixon, o décimo terceiro colocado. Com cento e vinte e cinco giros, Sato puxa a fila das paradas nos boxes.

Após cento e quarenta voltas, quase oitenta e cinco com o mesmo tanque, Newgarden faz seu pit stop e volta na ponta. Sato com a antecipação do seu pit stop fica com a terceira posição.

Com cento e cinquenta e seis giros, Pagenaud quase vai ao muro, mas consegue controlar seu carro, porém perde algumas posições. Pouco depois, Hunter Reay, maior vencedor da história de Iowa, leva sua segunda volta dos líderes, somente oito permanecem na mesma volta do líder.

Com cento e oitenta voltas, Sato novamente é o primeiro a parar nos boxes, anates disso Rossi, o oitavo colocado, leva uma volta do líder. Sato acaba sendo tocado por Sage Karam e acaba batendo no muro, a bandeira amarela é acionada. O japonês contudo consegue regressar à pista. Apenas seis carros ficam na mesma volta. Os pilotos fazem as suas paradas nos boxes, exceto Rossi, que arrisca para voltar a ficar na mesma situação de Newgarden e companhia. Vale ressaltar que a Penske poderia ter sacrificado Will Power para evitar esse movimento do outro postulante ao título. 

A corrida recomeça faltando cento e uma voltas para o final. Pagenaud ultrapassa Pigot e a Penske volta a ter um, dois e três na corrida. Após uma confusão de carros se tocando e diminuindo a velocidade no pelotão de trás, Ferrucci consegue uma manobra mágica por fora e ganha pelo menos cinco posições, que corrida do novato.

Com oitenta e cinco voltas para o fim, Marco Andretti, que estava sete voltas atrás, abandona a corrida devido ao seu péssimo desempenho. Na frente os pilotos com pneus novos abrem vantagem, mas todos ainda vão parar mais uma vez. Poucas voltas depois, Sato também abandona a corrida, uma pena pois vinha bem na prova até o acidente.

Com cinquenta e cinco para o fim, os pilotos começam a parar nos boxes, Kanaan se beneficia um pouco e pula para décimo segundo na corrida. Pouco depois os pilotos que aproveitaram a bandeira amarela também fazem suas paradas e se defendem do avanço daqueles que pararam antes. Power quase estampa a entrada dos boxes, com a demora, ao retornar à pista, perde a posição para Pagenaud, para piorar, Power recebe um stop and go e o cumpre, quando saia dos boxes a banadeira amarela é acionada por conta do acidente de Ed Carpenter. Quem se beneficia é Scott Dixon, que permaneceu na pista e poderá fazer sua parada em bandeira amarela.

A corrida recomeça faltando apenas vinte e seis giros. Newgarden sofre para conter Bourdais, que estava uma volta atrás. Dixon larga muito tempo e avança para quarto. Hinchcliffe ultrapassa Pagenaud e assume o segundo lugar. Após a pressão inicial, Newgarden avança.

Com apenas dezenove voltas para o final, Dixon ultrapassa Pagenaud e duas voltas depois supera Hinchcliffe. A briga pela vitória fica em aberto.

Nas dez últimas voltas, Dixon começa a caçar Newgarden, mostrando um bom ritmo, porém o tráfego favorece o piloto da Penske e mantendo os quase três segundos de frente. O canadense Hinchcliffe se aproxima de Dixon.

Newgarden cruza a linha de chegada em primeiro, conquistando sua quarta vitória na temporada, seguido por Dixon, que fez uma excelente recuperação na corrida, Hinchcliffe em terceiro, Pagenaud em quarto, Pigot em quinto e Rossi o sexto. Os brasileiros até tiveram um bom desempenho, Kanann conseguiu um excelente décimo lugar, pelo carro que tem e Leist fechou em décimo sexto.

O resultado da Penske foi excelente, ainda mais para Newgarden que abre vantagem na temporada e agora faltando cinco corridas apenas para o fim da temporada. E lembram-se de Power? Foi o décimo quinto, se a equipe o tivesse "sacrificado", nem Rossi ou Dixon teriam tirado a volta e feito menos pontos. 

Newgarden conquista a sua décima quarta vitória na Indy.



A Indycar Series já volta às pistas no domingo (28), com a corrida em Mid Ohio.


Cinco notas sobre a corrida:

Penske - 9,0

A equipe teve um domínio absoluto durante a corrida, infelizmente mais uma vez somente Will Power se destacou negativamente, porém Newgarden é mais líder do que nunca e Pagenaud ainda está no páreo pelo título.

Marco Andretti - 2,0

Desempenho surreal de tão ruim. O piloto não não tão ruim, mas muito aquém do que se esperaria de um piloto da equipe Andretti, ainda mais sendo da tradicional família.

Kanaan - 9,0

Fez de um décimo lugar uma vitória, seu carro era muito ruim, ainda assim conseguiu marcar bons pontos.

Ferrucci - 8,0

Em vários momentos, em especial nas relargadas o piloto deu um show na corrida, infelizmente seu equipamento não condiz com seu potencial, prova disso é comparar seu desempenho com o de Sebastien Bourdais, seu companheiro de equipe.

Dixon - 9,0

Estava apagado na corrida, chegou a levar uma volta, contudo soube ser cerebral e se recuperar na corrida pela estratégia. A sorte favorece os audazes e hoje, Dixon foi o mais audaz da corrida, arriscando tudo em uma estratégia ousada, e que deu certo.

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