domingo, 14 de julho de 2019

PAGENAUD TOMA TORONTO.

A fantástica temporada da Indycar desembarca nas ruas de Toronto, no Canadá, para mais uma etapa dessa acirrada disputa entre Newgarden e Rossi. Ainda na qualificação, Bourdais e Sato se estranham por conta da ultrapassagem do francês sobre o japonês, os dois discutem asperamente e chegam a se empurrar. Sato alega ter sido prejudicado e ter perdido a oportunidade de avançar para o Fast Nine.

Nos treinos, Pagenaud conquista a pole position, tendo aos seu lado Dixon, por coincidência ambos ainda tentam se aproximar dos líderes para disputarem o título. Rossi ficou com o quarto tempo e Newgarden o quinto.

Antes da largada, Robert Wickens, grande piloto que sofreu um terrível acidente em Pocono no ano passado, dirigiu pela primeira vez após seu acidente, o pace car da corrida. Wickens quase ficou paraplégico, e hoje apesar da dificuldade e da impossibilidade de pilotar carros de corrida, pelo menos está envolvido e acolhido pela categoria. Logo após a largada, Graham Rahal e Will Power se tocam e vão para os pneus, Leist, Ericsson e Hunter Reay, sem espaço, ficam presos aos carros de trás, porém sem danos nos carros. Após análise é possível perceber a precipitação de Power em tentar um mergulho estando bem atrás do oponente. Antes do acionamento da bandeira amarela, Rossi pula para terceiro. A galera envolvida no incidente aproveita o momento para fazerem seu pit stop, para quem sabe, se beneficiarem mais a frente. Ericsson com problemas mais sérios fica várias voltas nos boxes.

A corrida recomeça na volta cinco, Pagenaud se segura na frente de Dixon, um pouco mais atrás, Jones mergulha bem e surpreende Rosenqvist, assumindo o quarto lugar.

Após dez voltas, Pagenaud lidera com um pequena vantagem, Newgarden se mantém calmo e estável na sexta posição. No pelotão de trás, Graham Rahal ultrapassa Hunter Reay e assume o décimo sexto lugar. No giro seguinte, Sato passa a atacar Bourdais e cria-se uma expectativa em relação a essa disputa por conta do incidente de sábado.

Melancolicamente, Tony que havia largado bem, vai perdendo volta a volta posições por conta do péssimo desempenho do seu carro. Em poucas voltas, o brasileiro cai de décimo quarto para décimo oitavo.

Na passagem dezesseis Rossi é o primeiro a parar nos boxes. Na volta seguinte é a vez de Newgarden e vários outros. Na pista, Jones força Pigot contra a o muro, apesar dos toques, todos sobrevivem. Ainda na pista, Newgarden ultrapassa Rosenqvist. Por fim Pagenaud e Dixon vão aos boxes.

Após vinte e cinco das oitenta e cinco voltas, os primeiros colocados eram: Pagenaud, Veach, Ferrucci (que não haviam parado), Rahal e Hunter Reay (que pararam nas primeiras voltas), só então aparecia Dixon, uma vantagem significativa do francês líder nesse ponto da corrida.

Com vinte e nove voltas, Colton Herta tem o carro atingido por um fita de publicidade que se enrola em sua suspensão, próximo ao radiador. Enquanto isso o pelotão de Veach começa a ter movimentação, com Sato ultrapassando Rosenqvist e na frente, Dixon pressionando Hunter Reay.

Após trinta e duas voltas, finalmente o pelotão mais lento da frente para nos boxes. Dessa forma, após os pits stop, Dixon se vê a mais de cinco segundos de desvantagem para Pagenaud, porém agora com pista livre até o francês. 

Na metade da corrida, enquanto Newgarden passa a pressionar Rossi, Sato o pressiona também. Enquanto isso Pagenaud, embalado pelo dia da Tomada da Bastilha (14 de Julho), vai abrindo frente para Dixon e companhia.

Após quarenta e oito giros Pigot volta aos boxes, mas a equipe se atrapalha e o piloto perde muito tempo. No passagem da volta cinquenta, Rossi volta aos boxes para o seu segundo pit stop. Dessa vez o piloto da Andretti pega pista livre e pode mais uma vez tentar o undercut. Rossi ainda consegue voltar a frente de Newgarden. Um embate entre Ferrucci, Bourdais e Rosenqvist movimenta esse momento da prova, Santino Ferrucci arrisca muito, contudo consegue superar Bourdais, e no giro seguinte o novato para nos boxes.

Volta a volta, Dixon vai se aproximando de Pagenaud, o neozelandês renasce na corrida após o seu pit stop. Rossi também consegue imprimir um bom ritmo para se distanciar de Newgarden. Tony Kanaan aparece na transmissão somente quando vai tomar uma volta do líder, lastimável o desempenho dos carros da AJ Foyt, Dixon se aproveita e chega de vez no francês. 

Faltando dezenove voltas para o fim, Bourdais passa reto na freada, chega a atingir de leve os pneus, mas consegue engatar a ré e retorna a pista, porém caindo de sexto para o nono lugar. A corrida continua sem bandeiras amarelas com exceção a aplicada na primeira volta. No giro seguinte Sato com problemas no motor se arrasta aos boxes. Enquanto isso Dixon passa a estudar um ponto de surpreender Pagenaud.

Com treze voltas para o fim, Pigot passa reto na freada e é obrigado a dar um cavalinho de pau para voltar a pista. Rossi começa a se aproximar dos seus rivais da ponta da corrida.  

Nas dez última voltas, finalmente Dixon passa a atacar Pagenaud, que não demonstra o mesmo bom ritmo de antes, de quebra, Rossi se aproxima de ambos. 

Com cinco giros para o fim, os líderes são obrigados a ultrapassarem os retardatários, Pagenaud negocia melhor e abre uma pequena vantagem para Dixon. Rossi força, mas parece não ter tempo para chegar nos dois. Atrás Newgarden, sozinho beija mais forte o muro e claramente perde ritmo, por sorte tem uma boa vantagem para Rosenqvist e faltam poucas voltas para o fim.

Power bate sozinho, seu desempenho pífio destoa de seus companheiros.


Com apenas duas voltas, Pagenaud consegue colocar novamente um retardatário entre ele e Dixon, lhe dando um respiro. Newgarden começa a ver Rosenqvist se aproximando. Na última volta, Power, sozinho bate nos pneus e ocasiona a bandeira amarela, ajudando Newgarden. Pagenaud com bandeira amarela, vence nas ruas de Toronto, no dia da Tomada da Bastilha, o orgulhoso francês comemora o resultado e se recoloca na disputa pelo campeonato.



Os cinco fatos que merecem ser pontuados na corrida:

Robert Wickens - 10,0

O esporte às vezes nos concede momentos mágicos, e esse de Wickens e seu processo de recuperação é um deles. Um piloto incrível, potencial campeão que teve a carreira abreviada devido a um trágico acidente. 

Simon Pagenaud - 10,0

Dominou a corrida do início ao fim, e também soube se defender quando precisou. Regressa na disputa pelo título.

Scott Dixon - 9,0

Precisava de uma vitória, mas conquista um bom resultado e mesmo que por aparelhos, se mantém na briga pelo título.

Alexander Rossi e Joseph Newgarden - 9,0

A disputa ponto a ponto entre os dois é o ponto alto da temporada, embate esse que só deve ser decidido na última curva, da última corrida.

Will Power - 3,0

Errou na primeira e na última volta, pelo menos ajudou um pouquinho Newgarden com seu acidente tolo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...