segunda-feira, 22 de julho de 2019

É DIA DE ROCK EM ASSEN.


A DTM regressa a Assen para a sua segunda bateria do fim de semana. O tempo no domingo não lembra em nada o sábado chuvoso, apesar de algumas nuvens era possível ver o Sol. Na qualificação, René Rast, líder do campeonato, conquista mais uma pole position. A surpresa do dia foi Jonathan Aberdein na segunda posição da grelha. Mike Rockenfeller abre a segunda fila, seguido por Nico Muller, que deu um show no sábado.O piloto da casa, Robin Frijns é o quinto. Pietro Fittipaldi consegue a décima posição do grid. O vencedor do sábado, Marco Wittmann, com problemas na qualificação fica em último, larga dos boxes e novamente se complica na disputa pelo título.

Na largada Rast se mantém na ponta, Aberdein larga muito mal e perde várias posições, Rockenfeller pla para segundo, Frinjns para terceiro, Pietro larga bem e pula para sétimo e Wittmann em uma volta ganha cinco posições.

Na segunda volta, Pietro pula para sexto e Wittmann já aparece em décimo primeiro. Na passagem seguinte o alemão já pula para a zona de pontos e é o mais rápido da pista.

Pietro lutou muito a corrida inteira e chegou aos pontos.


No sexto giro, a direção de prova manda Van Der Linde ceder sua posição para Loic Duval, o piloto cumpre a punição, mas perde as posições para Fittipaldi, Aberdein e no fim da volta para Wittmann. Na passagem seguinte Duval para nos boxes.

Aberdein e Wittmann fazem um pega incrível, por várias voltas o piloto da Audi segura o piloto da BMW, porém o ritmo de Marco era tão forte que era muito difícil para Jonathan o segurar. A próxima vítima de Wittman é Pietro, que está no quinto lugar.

Após vinte minutos de prova, Rast segue na liderança, mas com uma pequena margem para os adversários, após mais uma batalha, Wittmann não consegue superar Pietro e prefere ir aos boxes. Vale elogios para o brasileiro que se defendeu muito bem.

Quando Nico Muller vai aos pits, sua equipe demora no serviço e ele perde muito tempo e posições. Na volta seguinte Rast, Frijns e Pietro vão aos boxes. A intenção deles pararem mais cedo era de se defender de Wittman. Com pneus frios, Frijns tenta frear no limite para se manter a frente de Wittmann e acaba passando do ponto e errando, indo parar fora da pista. Ao contrário de ontem, agora é a vez de Rast se defender.

Na metade da corrida, os líderes eram Aberdein, Juncadella e Di Resta, mas não haviam parado. Entre os que já fizeram o pit stop, Loic Duval estava a frente, contudo já avistava a aproximação de Rast e Wittmann. Um par de voltas depois o francês seria superado por ambos.

Faltando vinte e quatro minutos para o fim, Spengler e Dennis abandonam a corrida por coincidência ao mesmo tempo. Rockenfeller, mostrando um bom ritmo por ter parado um pouco depois começa a demonstrar um ritmo forte e vai avançando, superando Duval.

Faltando vinte e um minutos, Rast reassume a liderança, seguido por Wittmann e Rockenfeller. Mike com um ritmo forte vai se aproximando rapidamente dos líderes.

A briga entre os alemães é pesada, Wittmann se defende como pode de Rockenfeller e ao mesmo tempo vai vendo Rast se afastar. A pressão de Rockenfeller chega a gerar um leve toque entre ambos, e faltando dezesseis minutos, finalmente Mike assume a segunda posição. Para Wittmann a disputa custou a sua borracha e o bom ritmo de corrida.

A perseguição de Rockenfeller começa, tirando quase um segundo por volta de Rast. Alguns pilotos param pela segunda vez nos boxes por conta do desgaste excessivo dos pneus.

Faltando doze minutos, Rockenfeller chega em Rast e o ultrapassa. A equipe chama Rast para os boxes e ele entra, quando Wittmann o ultrapassa. No rádio era possível ver toda a frustração de Rast e para piorar, o pit stop foi demorado.

Rockenfeller volta depois do seu pit com um ritmo fortíssimo. 


Visivelmente os pilotos começam a diminuir o ritmo para irem até o fim da prova. Rast com pneus novos começa a abrir caminho.

Faltando cinco minutos, Muller chega em Wittmann, ambos possuem mais de dez segundos de frente para Frijns, porém estão cinco segundos atrás de Rockenfeller. O suíço ataca intensamente e Wittmann se defende como pode. Mais atrás, Rast ultrapassa Fittipaldi e depois Jamie Green, assumindo a oitava posição.

Com o cronometro zerado, Rast ultrapassa Di Resta, na frente Rockenfeller abre a última volta. Nico Muller parte para o seu ataque final, porém sem sucesso. De maneira brilhante, Rast ultrapassa no mesmo momento Juncadella e Robin Frijns, recuperação de campeão.

Rockefeller passa em primeiro na linha de chegada, seguido por Wittmann, que continua vivo na disputa pelo título e por Nico Muller, o terceiro colocado que também ganha força para ir atrás de Rast na tabela de pontos. Aberdein fecha em quarto, em um fim de semana muito bom, Rast, sempre brilhante é o quinto e Frijns, o piloto da casa fecha na sexta posição. Pietro Fittipaldi conquista um pontinho precioso e termina na décima posição.


Após dez rodadas das dezoito da temporada, a situação é a seguinte:

1o René Rast - 157 Pontos.
2o. Nico Muller - 135 Pontos
3o. Marco Wittmann - 118 Pontos
4o. Philipp Eng - 113 Pontos
16o. Pietro Fittipaldi - 14 Pontos

Rast mesmo com o golpe de azar na corrida se mantém forte na ponta, além de ser muito consistente em todas as pistas, é o favorito ao título. Muller e Wittmann são tão rápidos quanto Rast, especialmente Wittmann, porém falta um pouco mais de consistência a ambos. 

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