domingo, 9 de junho de 2019

VETTEL VERSÃO FULL PISTOLA.


O maravilhoso circo da F1 chega a belíssima ilha de Notre Dame para o GP do Canadá. A Ferrari precisando desesperadamente de um bom resultado consegue finalmente emplacar um bom desempenho.

Na classificação, o contestado Sebastian Vettel, relembra seus áureos tempos e se coloca na pole position, se aproveitando da força do motor Ferrari na longa reta canadense. Hamilton fica na segunda posição a espreita de uma chance para ganhar mais uma corrida. Na segunda fila Leclerc faz a sua parte e fica em terceiro e o surpreendente Ricciardo se coloca na quarta posição. Bottas decepciona roda na sua volta rápida  fica em sétimo. Verstappen por conta da batida de Magnussen não consegue fazer seu melhor tempo e fica de fora do Q3.

Na largada, Vettel se mantém na liderança, Leclerc força, porém Hamilton se sustenta em segundo. Ricciardo fica em quarto e Gasly em quinto. Mais atrás, Grosjean e Albon se tocam na largada e comprometem o início de suas corridas. 

Vettel larga bem e se imprime seu ritmo na corrida.


Após três voltas das setenta previstas, Verstappen, em nono pressiona Norris da Mclaren. O garoto erra, é ultrapassado no grampo, mas se recupera e devolve a ultrapassagem na reta oposta. Sainz entra nos boxes e parte para uma estratégia diferente.

Na passagem sete, Verstappen finalmente ultrapassa em definitivo Norris e assume o oitavo lugar. A frente do holandês, um discreto e apagado Bottas. Na frente Vettel vai abrindo pouco a pouco sua diferença para Hamilton. Na volta seguinte Gasly para nos boxes e faz seu pit.

 No giro nove, Lando Norris vira passageiro quando a sua suspensão quebrou sozinha e arrasta seu carro com a roda traseira até a faixa do pit lane. O garoto escapou de um acidente gravíssimo se a quebra ocorresse em uma curva ao invés da reta. A bandeira amarela fica setorizada somente na saída dos boxes. Sem querer saber de bandeira amarela, Verstappen começa a pressionar Bottas. 

Os problemas da Mclaren acabaram com a corrida do garoto.


Os pit stop vão acontecendo,  contudo nada dos líderes pararem. Gasly vai perdendo tempo em relação aos líderes pois Stroll se segura valentemente a sua frente, o fazendo perder tempo. Na volta dezessete, Hulkenberg para nos boxes e volta em sétimo, atrás de Ricciardo. Na frente, Leclerc faz a melhor volta da corrida e começa a se aproximar de Hamilton e este começa a se aproximar de Vettel.

Hamilton, implacável chega a ficar menos de dois segundos de diferença para Vettel, mas acaba fritando o pneu no grampo e perde tempo. O inglês demora umas três voltas para se aprumar e volta a tirar a diferença para Vettel. Lá no pelotão intermediário Giovinazzi tira literalmente uma casquinha do muro dos campeões.

Giovinazzi beija o muro dos campeões.


Na página vinte e seis Vettel para nos boxes e volta em terceiro com pista livre. Lewis arrisca e fica na pista, partindo para uma estratégia mais ousada. Duas voltas depois, Lewis para nos boxes e volta imediatamente a frente de Bottas. Vettel crava a melhor volta da corrida e pula para segundo. Leclerc assume a liderança.  

Na passagem trinta e um, Bottas para no pit e retorna em sexto, próximo de Ricciardo, o quinto. No pelotão do fundo, Pérez e Grosjean tocam roda com roda e o piloto da Racing Point supera o francês atrapalhado. Duas voltas depois, Leclerc finalmente para nos boxes e retorna atrás de Verstappen, que ainda não parou. 

Na metade da prova Hamilton rouba a melhor volta da corrida. Bottas mais atrás quase acerta o carro de Ricciardo na disputa pelo quinto lugar. Leclerc com pneus em melhores condições supera Max. Na passagem seguinte Bottas tenta de novo, contudo Ricciardo consegue abrir a asa móvel devido ao retardatário e se mantém na frente. Na outra volta, Bottas tenta novamente e não consegue, o piloto da Renault se segura como pode a frente. Bottas precisou de mais uma volta para superar o australiano, a duras penas.

A disputa entre Ricciardo e Bottas foi um dos pontos altos da corrida.


Com quarenta voltas, Hamilton finalmente se coloca a menos de um segundo de diferença para Vettel, a briga pela vitória está aberta. Lewis sente o bom momento, força e mais uma vez erra no grampo, fritando os pneus, ainda assim o piloto não desiste e volta a pressionar Vettel.

Faltando vinte e cinco voltas, Bottas é o mais rápido na pista, se aproximando de Verstappen que ainda não parou. Lewis finalmente volta a abrir o DRS e pressiona o alemão. 


Na volta quarenta e oito, Vettel atravessa a grama e joga o carro para fechar Hamilton. As trezentas e sete mil pessoas vibram com a chance de ultrapassagem de Lewis. Max finalmente faz a sua parada e volta em sétimo, atrás da Renault.

A direção de prova começa a investigar o lance de Vettel. Enquanto isso, Max supera Hulkenberg facilmente e avança para cima de Ricciardo. Vettel pressionado responde e faz a melhor volta da corrida. Na volta seguinte, Max supera Ricciardo e assume o quinto lugar.

Faltando quinze giros, Bottas faz a melhor volta da corrida, na frente Hamilton começa a perder terreno para Vettel. Duas voltas depois, Vettel é punido em cinco segundos pela direção de prova. A corrida de Vettel fica complicada, quase dramática.

O lance fatídico que acabou com as chances de vitória de Vettel.


Faltando apenas sete voltas, Leclerc volta a ser o piloto mais rápido. Na frente, Hamilton se aproxima de Vettel e parte para o ataque. Leclerc vem mais atrás, se aproximando de ambos, porém com poucas voltas é difícil para o monegasco disputar a vitória.

Com apenas três giros para o fim, Bottas entra nos boxes e vai tentar fazer a volta mais rápida da corrida e conquistar o ponto extra.

Vettel cruza a linha de chegada na frente, mas a vitória é de Hamilton por conta da punição a Vettel. Leclerc fecha o pódio em terceiro.

Vettel, absolutamente transtornado, não para o carro na posição de comemoração e abandona o circuito antes do pódio. Um adendo, essas questões interpretativas realmente são polêmicas, a direção de prova podia ter pedido um troca de posições na pista e preservado o espetáculo, não o fizeram. Vettel pelo menos foi condizente com o que pensa, se sentiu roubado e foi embora, particularmente acredito que o lance era sim passível de punição, mas uma troca de posições em pista resolveria o problema. 

  
1o. Hamilton - 9,0

Lutou intensamente e contou um pouco com a sorte.

2o. Vettel - 9,0

Fez a pole position, dominou a corrida, errou na entrada de uma curva, foi punido e perdeu a corrida. Ficou transtornado com o resultado, até certo ponto com razão.

3o. Leclerc - 8,0

Fez o seu papel e chegou ao pódio.

4o. Bottas - 7,5

Apagado no treino e na corrida, ainda assim consegue um bom resultado.

5o. Verstappen - 8,0

Se recuperou muito bem e mostra atributos de um campeão.

6o. Ricciardo - 8,0

Fez sua melhor corrida pela Renault, vai se encontrando na equipe francesa.

7o. Hulkenberg - 7,0

Assim como Ricciardo fez uma boa corrida, mas o resultado no treino definiu a posição entre eles.

8o. Gasly - 6,0

Ultra discreto, atrás das Renault mesmo tendo um carro muito melhor.

9o. Stroll - 7,5

Em casa, saiu da penúltima fila e se recuperou muito bem, tendo um fim de prova avassalador.

10o. Kvyat - 6,5

Vem fazendo uma boa temporada, quer uma nova chance na Red Bull.


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