sábado, 8 de junho de 2019

O REI DAS ESTRATÉGIAS MAIS LÍDER DO QUE NUNCA.


A maratona de corridas da Indy continua no oval do Texas em Fort Worth. A Honda mostra uma força impressionante e coloca quatro carros nas quatro primeiras posições. Takuma Sato, o japonês voador, faz a pole position, deixando em segundo o vencedor da corrida passada, Scott Dixon. A Penske com um desempenho muito razoável não consegue colocar seus pilotos nas primeiras duas filas. Pagenaud é o quinto e Newgarden o sétimo. Pior do que isso só a AJ Foyt, que colocou Tony na última posição, em vigésimo segundo e o garoto Leist apenas em vigésimo.

Sato começa a corrida na pole position...


Na largada, Sato se mantém na frente, uma boa vantagem para um oval que causa muita turbulência aos pilotos de trás. Totalmente desconfortável no início da prova, Newgarden é ultrapassado por Pigot e leva um verdadeiro "passão" por fora de Colton Herta.

Newgarden começa mal a corrida...


Com menos de vinte voltas, os brasileiros da AJ Foyt infelizmente estavam nas últimas posições e levando volta do líder, Takuma Sato.

Com vinte e sete giros, Pigot começa perder ritmo muito rapidamente e perde posições para Rossi, Herta, mas segura Newgarden. Somente cinco voltas depois o líder da temporada consegue a ultrapassagem e traz consigo no embalo Veach.

Após quarenta voltas, Hinchcliffe ao ultrapassar Pagenaud, dá de cara com Matheus Leist que sobe de traçado repentinamente, o piloto com muita presença de espírito, costura o trânsito e consegue sair ileso do lance. Poucas voltas depois, Hinchcliffe supera Bourdais e assume o quarto lugar.

Os líderes após cinquenta voltas começam a pegar um trânsito mais intenso de retardatários, em uma fila puxada por Kimbal, Daly, Power, Andretti, Rosenqvist e Carpenter passa a atrapalhar os líderes, nessa negociação, hora Dixon se aproxima de Sato, hora o japonês coloca um carro entre eles.

Após cinquenta e sete voltas, os pilotos começam a parar, Hunter Reay puxa a fila, mas todos os outros em poucas voltas também param. Na volta sessenta e dois, Sato simplesmente joga fora a sua corrida, o japonês entra rápido demais no seu quadrado, chega a resvalar no muro, atinge uma mangueira e um membro da equipe. Além de atropelar o mecânico, que graças a Deus não se machuca, o piloto da Andretti perde tempo voltando ao seu quadrado e ainda recebe uma punição de stop and go. Um pesadelo. 

E joga tudo fora logo na primeira parada nos boxes.


Passado o susto nos boxes, as atenções voltam a pista e um surpreendente Hunter Reay lidera a corrida, seguido por Dixon, a estratégia de parar um pouco antes rendeu frutos para o piloto da Andretti. Após a punição, Sato reaparece em último, três voltas atrás.

Após oitenta giros, Dixon pressiona Hunter Reay, mas não consegue ultrapassar por conta da turbulência. Com muito arrojo, Colton Herta vai se destacando e mergulha lindamente para ultrapassar Pagenaud.

Na passagem noventa e cinco Charlie Kimball abandona a corrida e ficamos sabendo que Leist com problemas também já havia abandonado. Alexander Rossi, rápido e constante a corrida inteira vai se aproximando de Hinchcliffe para disputar a terceira posição.

Com cento e oito das duzentas e quarenta e oito voltas previstas, Rossi quase acerta a raseira de Hinchcliffe e acaba permitindo a aproximação de Herta. Rossi não desiste e tenta depois duas voltas depois, o ousado piloto não consegue e acaba sendo lindamente ultrapassado por Herta. Na volta seguinte, Herta ensina Rossi como se faz e ultrapassa Hinchcliffe. Rossi força tudo que tem, mas não consegue a ultrapassagem. Herta até o momento é o cara da corrida.

No giro cento e quinze, Hunter Reay volta a ser o primeiro a parar.  Essa janela de parada dura algumas voltas a mais. Exatamente na metade da corrida, Dixon é o último a parar, talvez imaginando uma parada a menos. Após as paradas os cinco primeiros eram: Hunter Reay, Dixon, Hinchcliffe, Herta e Rossi. Nesse momento apenas doze carros estavam na volta do líder. Kanaan aparecia em décimo sétimo.

Após os pits, Rossi volta com um ritmo alucinante e ultrapassa Herta e depois Hinchcliffe, pouco depois, Zach Veach roda aparentemente sozinho, toca no muro externo e chama a primeira bandeira amarela da corrida. Apesar de não bater em nada, o piloto tem a roda traseira quebrada e custa sair do lugar. Alguns pilotos preferem parar nos boxes, aproveitando que apenas onze carros estavam na volta do líder. Os pilotos Pagenaud, Newgarden, Rahal, Ferrucci, Bourdais e Ericsson partem para uma estratégia diferente. Hunter Reay, Dixon, Rossi, Hinchcliffe e Herta ficam na pista. Tony vai sobrevivendo e é o décimo sexto, com uma volta de atraso.

A corrida recomeça com cento e cinco voltas para o fim. Dixon relarga bem e chega a ficar a frente de Hunter Reay, mas não conclui a ultrapassagem, Rossi se aproveita disso e chega nos líderes e trás consigo Herta, que na relargada havia ultrapassado Hinchcliffe. Newgarden também relarga bem e sobe para oitavo, colado em Pagenaud.

Com noventa voltas para o fim, os seis primeiros eram carros da Honda, todos, exceto Rahal com tanque mais vazio, porém com pneus mais gastos.  

No giro cento e sessenta e cinco, Dixon finalmente assume a liderança. Algumas voltas depois Rossi também ultrapassa Hnter Reay e assume a segunda posição. A briga entre dois dos quatro postulantes ao título é rápida, Rossi logo deixa Dixon para trás e assume a ponta. Hinchcliffe, com mais ação e pneus melhores ataca Hunter Reay. 

Faltando setenta voltas, Dixon retoma a liderança, mostrando força de recuperação. Hunter Reay, vai para os boxes enquanto os líderes ficam lado a lado, roda a roda pela primeira posição. A disputa é linda de se ver, com os pilotos alternando na liderança. Demora algumas voltas até os outros ponteiros entrarem nos boxes. Pagenaud surpreende e também para nos boxes, faltando apenas sessenta voltas para o fim. O francês precisará parar mais uma vez.

Após as paradas, Newgarden assume a liderança, seguido por Ericsson, Bourdais, Andretti, Power e apenas em sexto Scott Dixon. para esse grupo na pista somente a bandeira amarela salva. Após um domínio avassalador da Honda, um Chevrolet assume a ponta.

Faltando cinquenta giros para o fim, Power para nos boxes. Na volta seguinte é a vez do líder Newgarden. Na pista, Hunter Reay ultrapassa Dixon, mostrando que com pneus mais novos possui um ritmo mais forte. Ericsson sente o gostinho da liderança por uma volta e para nos boxes também, assim como Bourdais, que rapidamente desfruta de sua posição de honra e também para nos boxes. Todos esses ainda terão de parar pelo menos para um splash and go, ou seja, jogar um pouco de combustível no tanque e voltar a corrida.

Após as paradas, surpreendentemente Newgarden aparece na frente, graças a um pit perfeito e um ritmo forte nas voltas que antecederam o pit. Hunter Reay, Dixon, Rossi e Hinchcliffe vem colados no piloto da Penske. Um pouco mais atrás, Herta inferniza Pagenaud pela sétima posição. 

Faltando trinta e três voltas para o fim, Dixon aproveita uma hesitação de Hunter Reay sobre um retardatário e o ultrapassa. Na frente, com pista limpa, Newgarden vai conseguindo se manter na frente, até com relativa folga. Na volta segiunte, após perder o controle do carro e tocar no muro, Hinchcliffe roda e bate mais forte no muro interno. O piloto sai bem do carro, contudo joga fora uma corrida muito boa. O acidente em si é muito similar ao de Veach, o piloto escorrega na sujeira na parte externa e toca no muro, o impacto desregula a suspensão e aí já era.

Quando os boxes se abrem apenas Hunter Reay entre os líderes para, os outros apostam no posicionamento em pista.  Ainda sob regime de bandeira amarela, Dixon quase é acertado por Rossi após reduzir demais a velocidade. A corrida recomeça com apenas vinte e três giros para o fim. Dixon coloca de lado e chega a se tocar em Newgarden, o carro treme, mas o neozelandês se segura e fica em segundo. Herta também começa agressivo e passa Rossi. 

Faltando vinte voltas para o fim, Herta vai para ultrapassar Dixon, o piloto da Ganassi espreme ao máximo o novato, Herta entra na curva sem tirar o pé e o toque se torna inevitável, os dois batem e ficam de fora da corrida. Rossi que vinha logo atrás escapa por um triz de ser pego pelos carros descontrolados. Os dois pilotos exageraram, não cederam e pagaram o preço, Dixon dessa vez praticamente joga as chances de título fora com dois abandonos em três corridas. Newgarden, Rossi e Pagenaud agradecem. 

Dixon e Herta se encontram na pista.


Faltando apenas doze voltas a corrida se reinicia, o pelotão intermediário totalmente desorganizado se torna caótico, nesse cenário Ferruci se aproveita das disputas e aparece em quarto, atrás de Rahal e a frente de Pagenaud. Na disputa pela ponta, Rossi ataca com tudo Newgarden, o piloto da Penske faz um traçado bem defensivo, os dois ficam lado a lado, contudo por fora Rossi não consegue concluir a ultrapassagem. 

Com oito para o fim, Rossi tenta novamente e mais uma vez Newgarden se defende bem. Hunter Reay em quinto ataca Ferrucci. A corrida fica elétrica. Rossi na volta seguinte tenta de novo, e na outra de novo e Newgarden, feito de gelo consegue ficar a frente, mesmo claramente estando um pouco mais lento. A pressão permanece volta a volta.

Faltando dois giros para o fim, Rossi fica para trás, parece se conformar e pensa no campeonato, Newgarden em uma noite difícil tira forças da fraqueza e cruza a linha de chegada em primeiro no Texas, levando seu Chevrolet a frente de quatro Hondas, de Rossi, Rahal, Ferrucci e Hunter Reay, o outro Chevrolet é do sexo colocado Simon Pagenaud. A comemoração de Newgarden é contagiante, o piloto sabe que a vitória foi um resultado espetacular pelo carro que possuía. Tony fechou a corrida em décimo sexto, o último entre os pilotos que acabaram a corrida.

Mas abre fogo contra os adversários e vence.


Na tabela de pontos, Newgarden abre vantagem na liderança, Rossi se mantém em segundo e Pagenaud, um pouco mais atrás em terceiro. Para Dixon somente um reviravolta o salva nesse ano.


Os cinco destaques da corrida.

1o. 8,5 - Newgarden

Quem diria que o piloto da Penske iria se sair tão bem em uma corrida que não esperava muita coisa. Com certeza é o melhor estrategista da temporada, já ganhou três corridas assim esse ano.

2o. 8,5 - Rossi

O ousado e implacável Alexander vem se mantendo na disputa pelo título graças aos seus esforços hérculeos. 

3o. Dixon - 4,0

Jogou a chance de vencer a corrida pelo ralo após um lance imprudente com Herta.

4o. Herta - 5,0

Era o nome da corrida, até errar, forçar demais e acabar tocando em Dixon. Ainda assim fica claro o futuro promissor do jovem.

5o. Sato - 3,0

Fez a pole position, dominou as cinquenta primeiras voltas e errou miseravelmente nos boxes, jogando sua corrida no lixo.









  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...