sábado, 8 de junho de 2019

OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS

A DTM desembarca no maravilhoso circuito de Misano, na Itália para mais uma rodada dupla da categoria. Pietro Fittipaldi, que não iria correr para treinar pela F1 acabou sendo convocado as pressas pois seu companheiro de montadora, Jamie Green teve de fazer uma pequena cirurgia de emergência e ele teve de adiar seus planos, pilotando o carro laranja da equipe Rosberg. Outro fato sobre o grid é a presença de Andrea Dovizioso, piloto da MotoGP que corre como convidado na pista italiana.

Sobre o grid, René Rast conquistou a pole position, se colocando em uma excelente situação para a corrida e a disputa do título. Jonhatan Aberdein surpreendeu e conquistou o segundo lugar no grid. Loic Duval e Robert Frijns largam na segunda fila. Eng fez o sétimo tempo, Pietro fez o décimo primeiro tempo e Diovizioso o décimo quinto. Wittmann, que teve problemas nos treinos largando em último, na décima oitava posição. O sábado de sol, propício para o automobilismo e a pista desafiadora garantem um cenário perfeito para uma grande corrida.

Na largada da corrida cinco, Rast se mantém na frente, Aberdein demora a sair do lugar e vários carros se tocam na primeira curva, mas todos sobrevivem. Duval e Spengler assumem o segundo e terceiro postos respectivamente. Marco Wittman que largou do fim do grid para nos boxes na primeira volta e arrisca na estratégia para se recuperar.

A ousada e vitoriosa estratégia de Wittmann

Van der Linde, muito agressivo ao fim da primeira volta super Aberdein e assume o quarto lugar. Joel Eriksson, vencedor da corrida do ano anterior, abandona a corrida no início da terceira volta. O safety car é acionado, juntando o grid e favorecendo Wittmann que já havia parado.  

A corrida recomeça na passagem sete, Rast mais uma vez é perfeito se mantém na ponta. Pietro muito mal na relargada cai para décimo quarto. Paul di Resta é punido em cinco segundo por queimar a relargada, mas isso não o impede de disputar a posição com Wittmann, que tenta abrir caminho. Na volta seguinte Wittmann ultrpassa o escocês e parte para cima de Pietro. A direção de prova aumenta a corrida em mais duas voltas por conta do safety car.

Na volta nove, Wittmann passa Pietro e rapidamente se aproxima de Dovizioso. Mais a frente, Frijns com muito arrojo ultrapassa Aberdein. Na passagem seguinte Wittmann ultrapassa Dovizioso. Eng após uma acirrada disputa ultrapassa Juncadella e assume o nono lugar. Timo Glock para nos boxes.

No giro doze, Eng para nos boxes mas perde um pouco mais de tempo do que o normal. Nessa volta, Wittmann que já havia superado Dennis, também ultrapassa Juncadella e assume o nono lugar.

Após quinze giros, vários pilotos do meio do pelotão param, Wittmann, voando vai tirando quase um segundo por volta de Rast, que ao fim da volta, para nos boxes. Frijns também para nos boxes, mas não consegue sair do lugar. Duval, o último a para sai dos boxes em sexto. Pietro na saída dos boxes é fechado bruscamente por Dovizioso, em pista, o brasileiro, "full pistola" o ultrapassa na pista.

Na metade da corrida os cinco primeiros eram: Wittmann, Habsburg, que também havia parado na primeira volta, Rast, Van der Linde e Duval.

A corrida entra em compasso de espera, Rast, muito rápido com pneus novos vai tirando vertiginosamente a diferença para Habsburg, mas nem tão rapidamente para Wittmann. Enquanto isso, Spengler ultrapassa Van der Linde após um lindo mergulho na freada.

Com treze minutos no cronômetro para o fim a corrida, Rast chega e não toma conhecimento de Habsburg, o superando facilmente. A diferença de Wittmann para Rast são de vinte e dois segundos.

Apesar de não ter vencido, Rast se mostra forte para o campeonato.


Com um pouco menos de dez minutos, é a vez de Duval superar Habsburg, que joga mais duro com o francês e vende mais caro a ultrapassagem. Mais atrás, Eng vai sofrendo para se segurar a frente de Rockenfeller. Mike tenta de tudo para ultrapassar o líder do campeonato, que se segura com absolutamente tudo que tem.

Faltando seis minutos e três voltas para o fim, Pietro supera Juncadella e assume o décimo segundo lugar, quase ao mesmo tempo, finalmente Rockenfeller, por fora, ultrapassa Eng. Pouco depois, Paul di Resta abandona a prova e surpreendentemente Frinjs regressa a corrida, provavelmente para testar algum acerto ou ver se o problema foi resolvido.

Nos três minutos finais, Van der Linde ultrapassa Habsburgo e o deixa para Rockefeller, que na mesma volta o ultrapassa. Eng na volta seguinte chega em Habsburgo e na volta seguinte consegue superar o adversário.

Nas três voltas finais Rast começa a tirar de maneira mais significativa a diferença, criando uma tensão inesperada na corrida. Eng aproveita esse fim de prova e ultrapassa Van der Linde, assumindo o sétimo posto, aproveitando muito bem a melhor tração de seus pneus menos gastos.

Marco Wittmann completa a corrida em primeiro, seguido pelo incansável René Rast e um consistente Loic Duval em terceiro. Eng termina apenas em sétimo, Pietro em décimo primeiro, bem pertinho dos pontos e Dovizioso em décimo quarto. Rast pela velocidade na corrida e Wittmann por ficar mais de cinquenta e cinco minutos com o mesmo jogo de pneus além de largar em último merecem aplausos, que incrível celeiro de pilotos é a Alemanha.

Wittmann conquista uma vitória lendária.


Na tabela de pontos Rast é o novo líder com 75 pontos, seguido por Wittmann com 68 e em terceiro Philipp Eng com 65. Amanhã tem mais.








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