segunda-feira, 3 de junho de 2019

A REDENÇÃO DE DIXON EM DETROIT


A segunda corrida em Belle Isle Park, em Detroit têm problemas antes mesmo do seu início, na classificação, devido a uma grande quantidade de água que aparecia na pista, justamente em um ponto de freada. A água misteriosa provinha da barrera de pneus que começou a vazar, impedindo o prosseguimento da sessão. Após uma hora de reparos os preparativos para as setenta voltas começam. Com só uma parte do treino realizado Newgarden é o pole position, seguido pelo implacável Rossi, um surpreendente Veach, o promissor Herta, na terceira fila Hinchcliffe e a lenda Dixon. Os brasileiros infelizmente largam mais atrás do grid.

Na largada Rossi recolhe, apanha o vácuo de Newgarden e se mantém em segundo, mais atrás, Will Power entre por dentro na curva, freia atraso e toca em Pagenaud e em outros adversários, Chilton após ser tocado acaba rodando e fechando o trânsito, vários pilotos que vinham atrás acabam se envolvendo no toque, especialmente Tony Kanaan que voa sobre a zebra e atinge Pagenaud com bastante força e este acerta Chilton. Os três abandonam a prova. Matheus Leist também se envolve na confusão, mas apesar dos danos permanece na pista.

Os pilotos entram nos boxes e colocam pneus mais duros, assim quem ficou na pista ganhou várias posições, casos de Dixon, Pigot, Ferrucci e Rahal. Ainda sob o regime de bandeira amarela Will Power tem problemas no carro, porém consegue retornar ao grid, mesmo que em último. 

Na volta oito a corrida se reinicia, Newgarden por fora faz uma linda ultrapassagem em cima de Chilton e assume o quinto lugar. 

Na volta onze, Matheus Leist entra nos boxes para reparos por conta do acidente, voltas depois o brasileiros abandonaria a etapa. Com pneus mais gastos, Chilton é ultrapassado volta a volta, primeiro por Rossi, depois por Hinchcliffe e Herta. Newgarden pressionava e consegue ultrapassar Pigot, a frente Dixon com problemas no pneus começa a perder muito ritmo rapidamente, sendo superado por Ferrucci, Rahal e Newgarden, o piloto neozelandês vai para os boxes e conta com a sorte, bem atrás dele, Pigot abre para também entrar nos boxes, mas acaba sendo atingido na traseira por Bourdais, Pigot bate forte no muro e a bandeira amarela é acionada. Bourdais, mesmo estampando a traseira de seu adversário permanece na etapa.

A corrida recomeça na volta vinte com Ferrucci na frente, seguido por Rahal, Newgarden, Rossi e Hinccliffe. O ritmo dessa parte da corrida é menos agressivo.

Na passagem vinte e oito Rossi para nos boxes, na volta seguinte é a vez de Newgarden, que retorna a frente, o piloto da Penske ultrapassa Chilton, mas Rossi não perde tempo e na mesma volta também o supera. Duas voltas depois Graham Rahal para nos boxes e volta a frente dos dois e imprime um bom ritmo, na volta seguinte é a vez de Hinchcliffe, que volta bem a frente de Newgarden e Rossi. Newgarden, pressionado por Rossi, arrisca ultrapassar Hinccliffe que estava mais lento com pneus frios, o piloto da Penske arrisca a ultrapassagem, perde e muito o ponto de freada e vai até a proteção de pneus, Hinchcliffe tocado por Rossi bate em Newgarden e acaba de vez com a corrida do líder da temporada, Rossi roda e milagrosamente consegue escapar da batida e de ser atingido por Rosenqvist. O preço dessa salvada de Rossi lhe renderia muitos pontos importantes na disputa pelo campeonato. Com a bandeira amarela, os pilotos param nos boxes e Scott Dixon reaparece na liderança.

O grande lance da corrida, a salvada de Rossi foi épica.


A corrida recomeça na passagem quarenta. Rossi imprimindo um ritmo forte e inabalável supera Rosenqvist e voltas depois Bourdais. 

Com vinte e quatro giros para o fim, Dixon faz a sua última parada nos boxes, outros pilotos também param na volta seguinte, Power assume temporariamente a liderança, faz voltas rápidas com pista livre e após fazer seu pit stop volta em quarto. Nesse meio tempo Rossi ultrapassa Sato por fora e passa a pressionar Hunter Reay.

Com dezessete voltas para o fim, Power ultrapassa Ed Jones e mais atrás Hinchcliffe com problemas abandona a corrida, o safety car é acionado.

A bandeira verde é acionada com onze voltas para o fim, Sato tenta dar o troco em Rossi, chega a tocar no carro do americano, mas nada grave ocorre para ambos, o japonês depois disputa a posição roda a roda com Rosenqvist e leva a pior, tendo de parar nos boxes com um pneu furado. 

Com seis voltas para o fim Rosenqvist bate forte no muro e a bandeira vermelha é acionada, os organizadores não querem que a corrida acabe em bandeira amarela.

No reinício da corrida, com três voltas, Dixon abre bem a frente para Ericsson, um dos destaques da corrida e este também consegue abrir vantagem para Power, dessa forma os pilotos recebem a bandeira quadriculada. 

A comemoração entusiasmada de Dixon, se recolocando na disputa pleo título.


Rossi pressiona, mas é Hunter Reay que termina em quarto, ainda assim o piloto da Andretti é o grande vencedor da rodada dupla, foi quem mais somou pontos e descontou bons pontos para Newgarden.

O segundo lugar de Ericsson anima o piloto sueco e a equipe Schmidt.


Abaixo os cinco destaques da rodada dupla.

Alexander Rossi - 9,0

O piloto é agressivo, mas cirúrgico em suas ultrapassagens, subiu bem na tabela e pode sim surpreender a Penske.

Josef Newgarden - 6,0

Ganhou uma corrida e jogou fora a outra por erro próprio ao arriscar uma ultrapassagem imprudente, pelo menos Pagenaud foi pior do que ele na rodada dupla.

Scott Dixon - 6,0

Vitória maravilhosa nesse domingo, sobrando na corrida, porém no sábado errou na entrada de uma curva, atingiu o muro com o pneu traseiro direito e perdeu o controle de seu bólido atingindo o muro da reta. Erro raro, mas que  custou muito no campeonato, ainda está vivo, mas atrás dos seus oponentes.

Simon Pagenaud - 0,4

Foi apenas razoável na corrida um e por conta de um acidente abandonou a segunda. Tirando o desempenho em Indianápolis não aprece ser capaz de disputar o título.

Tony Kanaan - 0

O brasileiro vem fazendo feio na temporada, talvez seja hora de dizer adeus à Indy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...