domingo, 19 de maio de 2019

RAST VENCE E ENG ASSUME A LIDERANÇA DO CAMPEONATO.


Na segunda bateria da DTM em Zolder, na Bélgica, o jovem sul africano Sheldon Van Der Linde conquista  pole position e desta forma se torna o mais jovem piloto na história da categoria a largar na posição de honra. O frustrado René Rast, que abandonou na primeira bateria, fez o segundo melhor tempo. O vencedor da primeira bateria, Philipp Eng fez o terceiro melhor tempo. Fechando a segunda fila Robert Frijns. Marco Wittmann, líder do campeonato ficou com o sétimo tempo e o brasileiro Pietro Fittipaldi com a décima quarta posição. A ausência da corrida fica por conta de Paul di Resta, que com problemas no seu Aston Martin não chega a sair dos boxes.

Diferentemente de ontem, o céu em Zolder está nublado, porém sem chances de chuva durante a corrida. A corrida dois terá cinquenta e cinco minutos mais uma volta, sinceramente ninguém entende essas mudanças da direção de prova, que tumultuam o entendimento do público.

Van Der Linde faz história na DTM com sua pole position.


Na largada, Van Der Linde e Philipp Eng ficam lado a lado na segunda curva, Eng escorrega na curva seguinte e acaba perdendo as posições para Rast e Timo Glock. No fim da volta, Frijns ultrapassa Eng e assume a quarta posição. Wittman pula para sexto.

Na volta quatro Frijns ultrapassa Glock. Pietro, que caíra para último no grid começa a se recuperar passando por Habsburgo e Dennis, de quebra ganha as posições de Juncadella e Spengler que param cedo nos pits.

Por várias voltas Rast pressiona Van der Linde, assim como Eng que pressiona Glock. O vencedor da última corrida resolve parar nos boxes assim como Pietro e Nico Muller. Rast assume a ponta da corrida na volta seguinte. Na outra passagem Van der Linde, Frijns e Glock também param nos boxes. Na saída dos pits, Eng e Frijns protagonizam uma batalha acirrada. Pouco depois Rast para nos boxes e quando volta chama a atenção por fazer zigue zague na pista, tentando aquecer mais rapidamente os pneus. Eng, Frijns e Glock formam um pelotão interessante, disputando intensamente as posições.

Na frente Wittmann imprime um ritmo forte, tentando abrir vantagem para quando parar. Na passagem vinte e seis o alemão para nos boxes e regressa atrás de Glock, se juntando ao pelotão e com a presença de Jamie Green que já havia parado e se aproximava do grupo. Enquanto isso Habsburgo abandonava a corrida.

No giro vinte e um, Wittman mergulha antes da chicane e ultrapassa Glock, na volta seguinte, no abrir de outra volta, Wittman erra a freada, o carro desliza e atinge a traseira de Frijns o fazendo rodar e bater no muro, mesmo sendo um toque involuntário a punição seria inevitável. O safety car é acionado.

Vários pilotos param nos boxes, quem se beneficia de tudo isso seria Rockefeller, que parou durante o safety car, Green que parou na mesma a poucas voltas e os outros que regressaram aos boxes.

A corrida recomeça faltando quinze minutos, Rast se mantém na liderança, Eng bastante agressivo passa Van Der Linde, Glock e Wittman se tocam, o prejuízo é de Wittman, mas com a punição que sofrera, isso era pouco. 

Faltando dez minutos Glock se defende de Dennis e Green, na reta principal quando Dennis abre para ultrapassar Glock, Green surpreende, faz um three wide e na freada prevalece sobre os dois, ganhando duas posições ao mesmo tempo. Por conta do safety car, a direção de prova aumenta a corrida em duas voltas. Ainda bem.

Com seis minutos para o fim,  Green ultrapassa Rockenfeller, assume o quarto lugar e se aproxima de Van der Linde e Eng.

Na abertura das três voltas finais Green começa seus ataques a Van der Linde, favorecendo Eng que escapa de ambos, isso sem falar em Rast, com confortável distância na frente. Atrás, Glock com problemas perde ritmo, é agressivo na defesa de posição, formando um grande pelotão atrás de si e uma confusão de disputas, isso favorece Pietro, que cola no pelotão. Em um toque sofrido, Glock perde o controle sai do traçado e abre caminho, Pietro com arrojo ganha três posições e pula para nono. 

Na penúltima volta, tenta um ataque, mas Van der Linde se defende. Na ultima volta, no mesmo ponto, Green arrisca tudo e dessa vez passa Sheldon, e de quebra, Rockefeller também passa o garoto e por muito pouco não ultrapassa Green. Na frente Rast completa a corrida bem a frente de Eng e este com boa vantagem para Green, Rockefeller e Van der Linde. Pietro fecha o dia em nono, um bom resultado para uma corrida em que lhe faltava ritmo.

Rast vence e se recoloca na disputa pelo título.


A corrida dois em Zolder foi muito boa, talvez a melhor da temporada até agora criando expectativa para Misano, na Itália. Pelo campeonato Philipp Eng assume a liderança com 59 pontos, seguido por René Rast, único a vencer duas vezes com 53 pontos e Marco Wittmann, com 43 pontos, saindo zerado dessa corrida dois.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...