sábado, 18 de maio de 2019

ENG E SUA PRIMEIRA VITÓRIA NA DTM.


A segunda etapa da DTM em Zolder, na Bélgica não começa bem para Mike Rockenfeller, que fez a pole, contudo por conta de ajustes e reparos no carro no parque fechado acaba indo para o fim do grid. A posição de honra fica por conta de Marco Wittmann, seguido por René Rast e Bruno Spengler. Pietro Fittipaldi fica com a décima primeira posição.

Wittmann mais uma pole na temporada.
O sábado da corrida está com céu azul e clima ameno em Zolder para os cinquenta minutos mais três voltas. Na largada Bruno Spengler brilhantemente assume a liderança, Rast e Wittmann ficam roda com roda, mas marco prevalece. Paul de Resta entra nos boxes na primeira volta. Pietro permanece em décimo primeiro.

Na segunda volta Rockenfeller e Habsburg também param, mostrando que a estratégia deles é andar rápido com pista livre. Frijns é punido por queimar a largada, assim como Pietro Fittipaldi, prejuízo enorme para ambos. Na frente Spengler lidera seguido de perto pelo pelotão.

Na volta seis, Duval também é punido por queimar a largada, esse número excessivo ocorre por conta do novo sistema de largada, diferente do de Hockenheim. Spengler claramente segura o ritmo do pelotão. Joel Eriksson faz seu pit stop, cedendo a posição para Pietro.

No giro onze, Jamie Green também paranos boxes, mais uma posição para Pietro, mesmo que momentaneamente. O que chama a atenção é Rast, da Audi, no meio do pelotão de carros da BMW, somente ele entre os cinco primeiros é da equipe das argolas. Na volta seguinte Frijns, Duval e Muller param nos boxes. No giro seguinte com problemas Juncadella abandona. Outro fato que chama a atenção é Robert Dennis, na saída dos boxes com problemas, o safety car é acionado, bom para quem  parou nos boxes, como Aberdein, que parou justamente no hora de entrada do safety car, com pneus novos e próximo do pelotão vai andar forte. Os carros quebrados podem ser retirados com segurança por conta da baixa velocidade. Os pilotos que ficaram para trás por conta de pararem cedo voltam aos boxes. 

Com dezesseis carros, todos na mesma volta, de par em par e vinte e seis minutos de corrida. Spengler se mantém na ponta, Wittmann com arrojo fecha a porta de Rast e permanece em segundo, perdendo embalo Rast acaba sendo ultrapassado por Van Der Linde. A galaera que parou nos pits começa a avançar rapidamente no pelotão, por conta disso duas voltas depois Spengler, Van Der Linde, Glock, Frijns e Pietro param nos boxes. Philipp Eng passa Rast facilmente na reta e assume a segunda posição. Wittmann ainda permanece na liderança. 

Na passagem vinte e quatro, mesmo com os pneus muito mais gastos, Wittmann se mantém na frente, Rast acaba errando por conta da pressão e perde três posições na saída da mesma curva. No giro vinte e seis Wittman e Rast param nos boxes, e vão com tudo para os últimos quinze minutos de prova. Aberdein, companheiro de Pietro recebe bandeira preta com laranja, sendo obrigado a ir aos boxes para reparos do capô, danificado por conta de um toque com Duval e prefere abandonar a corrida.

Rast com problemas retorna aos boxes e abandona. Wittmann por outro lado vai voando na pista, ultrapassando Frijns e Glock. A questão que fica é se os pilotos da frente irão parar ou não, se não pararem Eng leva a vitória. A boa briga da corrida é entre Eriksson e Mueller pela segunda posição. 

Com oito minutos para o término da corrida, Wittmann ultrapassa Van Der Linde e assume a décima posição. Com um pouco mais de seis minutos, voando na pista, Wittman ultrapassa Spengler e se torna o nono colocado. 

Com três minutos para o fim, Muller ameaça, coloca de lado mas Eriksson se defende bem. Os pilotos se distanciam um pouco e a corrida entra nas suas últimas três voltas. Mais atrás Wittmann ultrapassa Habsburg e assume o oitavo lugar, a frente dele Paul di Resta, que fez três paradas durante a corrida. Rockenfeller ultrapassa Jamie Green e assume a quinta posição.

Com duas voltas para o fim Wittman ultrapassa Di Resta, indo para sétimo. Na última volta Eriksson erra na chicane, passa reto, mas não perde tempo. Na frente Philipp Eng vence a corrida de Zolder, na estratégia e com sobras. Eriksson fecha o dia em segundo após o susto e Mueller fecha o pódio em terceiro. Mais atrás Duval é o quarto, com Green em quinto e Rockenfeller em sexto. Wittman fecha o dia em sétimo com Paul di Resta em oitavo. Pietro fecha o dia apenas em décimo quarto, o último entre os que completaram a prova.

Na estratégia Eng conquista a sua primeira vitória na DTM.


A corrida apesar de morna, apesar da dificuldade em se ultrapassar, diferente de Hockenheim, foi interessante por conta do safety car que favoreceu aos audazes, no caso Philipp Eng em especial.


Após as três corridas, Wittman lidera com 43 pontos, seguido por Philipp Eng com 40 e Nico Muller com trinta e sete. Amanhã tem mais em Zolder. Até lá.





 

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