domingo, 26 de maio de 2019

LEWIS VENCE COM RAÇA.

O fim de semana especial do automobilismo com as principais corridas de diversas categorias acontecendo no mesmo dia começa começa de luto por conta do falecimento de Niki Lauda, um dos gênios do automobilismo e um dos responsáveis pelo sucesso da equipe Mercedes na F1.

Em Mônaco, diversos pilotos fazem homenagens ao tricampeão usando bonés vermelhos, característica de Niki desde seus tempos de piloto, a Mercedes vai um pouco além e pinta seus halos de vermelho para homenagear seu consultor. Para Lewis em especial, a perda de Lauda representa o fim de um valioso conselheiro, o principal responsável por sua ida a Mercedes e isso certamente pode impactar no pentacampeão daqui para frente.

Na classificação o passeio da Mercedes foi impressionante, e mais impressionante ainda foi a incompetência da Ferrari, que recolheu cedo demais o carro de Leclerc, piloto da casa, e o condenou a ficar de fora do Q1 e por muito pouco Vettel também não disse adeus a classificação ainda no Q1. Pela primeira vez Leclerc se mostrou publicamente irritado com a equipe e o homem forte da escuderia, Mathias Binnoto teve de ir a público pedir desculpas e assumir o erro. Que fase da equipe do Cavalino Rampante. A Classificação continua e Hamilton sobra, conquistando a pole position, seguido por seu companheiro de equipe Bottas, na segunda fila Verstappen e Vettel, o piloto da casa Leclerc ficou com a décima quinta posição.

Antes da largada os pilotos se reúnem em volta do capacete de Lauda e fazem um minuto de silêncio, uma justa reverência a um dos gênios do esporte. Além disso a meteorologia informa que há um risco de quase 90% de chance de chuva. Um desafio a mais para os pilotos se a chuva cair na corrida. Na largada das setenta e oito voltas, Hamilton se mantém na ponta, Bottas sofre para se manter a frente de Verstappen, contudo consegue prevalecer na subida da San Devous. Lá no pelotão de trás, Leclerc assume riscos e avança para o décimo terceiro lugar.

Verstappen tenta mas não consegue superar Bottas.


A procissão começa, somente Leclerc tenta algo nas estreitas ruas do principado. De maneira antológica, na Rascasse, uma curva estreita antes da reta principal, Leclerc na volta oito enfim supera Grosjean, que pelo rádio diz "Ele é Kamikaze". 

Na passagem seguinte ele tenta a mesma manobra, porém toca o pneu no muro e acaba tendo o pneu furado. Uma pena, até porque o piloto não se arriscou muito." Leclerc se arrasta até os boxes e deixa borracha espalhada pelo circuito. O safety car é acionado por conta dos detritos. Os pilotos correm para os boxes, Hamilton volta na frente e Verstappen consegue voltar em segundo e com pneus mais duros, Bottas em terceiro e Vettel em quarto. 

O pneu furado interrompe o show de Leclerc.


Na passagem seguinte, Bottas surpreende e para novamente, colocando pneus mais duros, voltando em quarto. todos irão até o fim da corrida sem parar. A corrida recomeça na volta quinze. 

Na saída dos boxes Verstappen se joga em cima Bottas. 


No giro seguinte ao safety car, Giovinazzi acerta Kubia de leve, o piloto da Williams roda e congestiona o trânsito. Leclerc, que perde muito tempo nesse pelotão resolve desistir da corrida. 

Giovinazzi causa um tumulto danado na corrida com o toque em Kubica.


Na volta vinte e três a direção de prova pune Verstappen com cinco segundos por conta da saída perigosa nos boxes, ao mesmo tempo a equipe Mercedes informa que uma chuva leve deve cair em cinco minutos, uma emoção a mais para a prova. 

No giro vinte e oito, Gasly para nos boxes e volta em nono. Verstappen começa a pressionar Hamilton na disputa pela liderança. Uma leve garoa começa a cair em partes da pista, mas muito pouco até o momento para influenciar alguma coisa.

Na metade da corrida, Lewis com uma tocada suave, sem forçar os pneus para não ter de parar nos boxes novamente. Verstappen continua a forçar o ritmo, entretanto a ultrapassagem em Mônaco é algo complicado. 

Verstappen pressiona Hamilton, contudo ultrapassar em Mônaco é complicado.

Após quarenta e cinco voltas, Hamilton começa a pegar tráfego, uma oportunidade de ouro para Max. O pelotão de retardatários acaba atrapalhando Bottas, que perde mais de dois segundos em relação a Vettel. 

Os líderes avançam e chegam até outro pelotão, porém o ritmo de Lewis é tão lento que demora várias voltas até ele de fato conseguir chegar e ultrapassar os carros a frente. Bottas volta a se aproximar do pelotão devido ao baixo ritmo de Lewis.

Faltando vinte voltas para o fim, Vettel com pneus em melhores condições se aproxima finalmente dos líderes. Verstappen começa a forçar mais intensamente o ritmo.

Na passagem sessenta e três, Gasly para nos pits e ainda volta na mesma posição e com pneus mais novos tem a oportunidade de fazer a volta mais rápida da corrida.

Com dez voltas para o fim a corrida chega ao seu momento decisivo, Max se quiser vencer precisa definir se quer vencer ou ser quarto por conta da punição. Max na Lowes investe pela primeira vez, na entrada do túnel, Hamilton tenta de acelerar para se manter a frente. Bottas que havia feito a volta mais rápida da corrida se aproxima de Vettel.

Com seis voltas para o final, Max força tudo para cima de Lewis, chega a escorregar na Lowes, mas se recupera e sai colado no túnel. Hamilton também merece aplausos, segurar Max com os pneus em frangalhos é uma missão ingrata. Mais atrás Gasly conquista a volta mais rápida da corrida.

Com três voltas para o fim Max mergulha, um pouco longe demais, ambos se tocam, Hamilton corta pela zebra e evita algo pior. Max se recupera e na volta seguinte já cola em Lewis.


Lewis Hamilton se mantém a frente e cruza a linha chegada em primeiro lugar, pela terceira vez o inglês vence a principal corrida da temporada. Vettel graças a punição de Max é o segundo, Bottas o terceiro e Max apenas o quarto. O que chama a atenção é a na punição a Bottas por diminuir excessivamente sua velocidade nos pits, aí Max é punido por sair a frente dele e Bottas não diminuiu a velocidade mesmo podendo evitar o contato nos boxes. Vale destacar as boas atuações de Sainz e Gasly respectivamente o sexto e sétimo colocados, é ótimo ver a Mclaren mais competitiva e a Toro Rosso capaz de pontuar.

A vitória é claro, dedicada a Niki Lauda, foi digna de uma produção de hollywood devido ao drama e emoção na pista. 

Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo desempenho na corrida.


1o. Hamilton - 9,5

Pole position, controlou a corrida mesmo na adversidade e conquistou uma vitória memorável.

2o Vettel - 8,0

Largou em quarto, contudo soube manter a cabeça fria na corrida e chegou ao segundo lugar, quebrando a sequência de dobradinhas da Mercedes.

3o. Bottas - 7,5

Foi malandro na entrada dos boxes segurando o pelotão, contudo foi favorecido (ao meu ver injustamente) com a punição de Max e ficou com o pódio. O campeonato se complica pois a distância para Lewis aumenta consideravelmente.

4o. Verstappen - 9,0

O showman da F1, tentou de tudo, mas o carro e principalmente, a pista não o favoreciam, ainda assim mais uma vez, alegrou a corrida e evitou que a corrida fosse monótona demais.

5o. Gasly - 7,0

Não se destacou nos treinos e nem na corrida, mas pelo menos conquistou o ponto extra e ficou a frente das equipes mais fracas.

6o. Sainz - 7,5

Excelente resultado do espanhol, fez uma corrida inteligente e segura.

7o. Kvyat - 7,5

Vem se destacando na temporada e vai criando uma sombra sob Gasly, será que será promovido novamente a equipe principal?

8o. Albon - 7,0

Outro que merece aplausos, levar o carro da Toro Rosso aos pontos em Mônaco não é uma tarefa fácil, especialmente para uma novato.

9o. Ricciardo - 7,0

Com oito voltas para o fim estava a mais de nove segundos de Grosjean, com a punição de cinco segundos ao francês, Ricciardo acelerou e fez a diferença cair para quatro e com a punição de Grosjean herdou a nona posição. Fez o que deu na corrida mas precisa melhorar nos treinos.

10o. Grosjean - 5,5

Protagonizou a grande cena da corrida ao levar um "passão" de Leclerc e ficar choramingando, aí recebeu uma punição por cruzar a linha dos boxes, um erro ridículo. Pelo menos pontuou.

É isso, um fim de semana comovente chega ao fim e a F1 regressa as pistas em três semanas para o GP do Canadá. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...