A Fórmula 1 chega a Espanha, para a quinta etapa do Mundial 2019, no já conhecidíssimo traçado da Catalunya. A corrida guarda a peculiaridade de mostrar realmente o nível de força de cada equipe, pois os tempos refletem o desempenho de cada uma delas devido aos treinos de pré temporada, todos já conhecem profundamente a pista.
Nos treinos e na classificação as Mercedes dominaram os melhores tempos, Bottas os dois primeiros treinos livres, Hamilton o terceiro. As Ferrari e Red Bull logo atrás, claramente com carros inferiores as flechas de prata. Na classificação Bottas acerta uma volta perfeita e conta com problemas de Hamilton na sua última tentativa para assegurar a pole position. O finlandês vive a sua melhor fase nesse seu terceiro ano de Mercedes. Vettel fecha o dia em terceiro, com Verstappen em quarto. Leclerc, a sensação do ano, errou de novo, dessa vez danificando o assoalho de seu carro e perdendo desempenho, fechou o dia em quinto. Pierre Gasly mostrando que não consegue acompanhar seu companheiro de equipe terminou em sexto. As Haas ficaram com a quarta fila, com Grosjean e Magnussen respectivamente. A corrida contudo promete uma luta caseira pela vitória. Será que teríamos a quinta dobradinha seguida da equipe?
Na largada Hamilton traciona melhor e assume a liderança na freada, Bottas fica encaixotado com o mergulho de Vettel, os dois se tocam levemente e perdem tempo, Bottas ainda sustenta a segunda posição, mas Vettel acaba perdendo a terceira para Verstappen.
A largada, o grande momento da corrida. |
Na segunda volta a distância entre Lewis e Valtteri é menor do que dois segundos, Verstappen consegue se manter na balada dos dois, seguido pelas Ferrari e Gasly.
Após sete giros, Hamilton consegue abrir um pouco para Bottas, assim como o finlandês que abre boa distância para Verstappen. A disputa interessante fica por conta da Ferrari, Leclerc mostra melhor desempenho, chega a mostrar o bico, porém não consegue concretizar a ultrapassagem.
Na volta doze, a Ferrari dá a ordem e Leclerc ultrapassa Vettel, a distância para Verstappen era de quase cinco segundos. Mais atrás, Ricciardo pressiona Sainz pelo décimo primeiro lugar. As ultrapassagens na Catalunya se mostram complicadas como sempre.
A Ferrari demora, mas dá a ordem para a ultrapassagem de Leclerc. |
Após dezesseis das sessenta e seis voltas, Hamilton faz volta mais rápida seguida de volta mais rápida e abre distância para Bottas.
Com vinte voltas Vettel para nos boxes, voltando apenas décimo. Na volta seguinte é a vez de Verstappen, que volta com pneus mais macios, arriscando tudo.
A Ferrari se atrapalha no pit de Vettel. |
A estratégia de Verstappen poderia render frutos se todos fizessem duas paradas. Vettel consegue a volta mais rápida, um excelente tempo, se conseguir fazer apenas um pit, poderia retornar ao pódio. Ricciardo ultrapassa Sainz finalmente.
Leclerc para nos boxes, o piloto retorna com o pneus mais duro, para um pit apenas. Na volta seguinte Bottas também para. Na outra é a vez de Lewis.
Com trinta e uma voltas, Bottas faz um tempo extraordinário e faz a melhor volta da corrida. Vettel tenta ultrapassar Leclerc, porém não consegue. A Ferrari até o momento também não se manifesta para intervir na situação.
Com trinta e seis giros, Leclerc recebe a ordem e cede passagem. Mais atrás, Kvyat, fazendo uma boa corrida, assume a oitava posição após ultrapassar Magnussen. Boa corrida do russo.
Na passagem quarenta e um Vettel para nos boxes e volta imediatamente em sexto, atrás de Gasly. Ainda na volta de retorno a pista, Vettel mergulha na reta oposta e ultrapassa o francês, que não reage.
Com exatos dois terços de prova, Verstappen para nos boxes, voltando a frente de Vettel porém atrás de Leclerc.
Na volta quarenta e seis Bottas para nos boxes, ao mesmo tempo Lando Norris e Pérez se tocam e batem forte na segunda perna da primeira curva. O safety car é acionado. A Ferrari chama Leclerc que volta atrás de Vettel. Hamilton também para nos boxes, e a sorte sorriu para o inglês, pois se ele tivesse parado ao invés de Bottas, provavelmente o finlandês ganharia a posição. A corrida que tinha apenas dez carros na volta do líder ganha emoção pois os retardatários podem retirar a volta de atraso para se alinharem no grid.
Norris tenta fazer a curva lado a lado mas Perez fecha a porta e acabam se tocando. |
A relargada acontece na volta cinquenta e três. Verstappen atormenta Bottas na relargada, mais atrás Leclerc é obrigado a segurar Gasly, as Haas também brigam, se tocam e Magnussen passa Grosjean e chega a colocar o carro lado a lado com Gasly.
Faltando dez giros para o fim, Grosjean ameaça, entretanto Magnussen se defende bem. Na volta seguinte quase que ambos se tocam, Grosjean chega a sair da pista para evitar o contato. Na outra volta, Sainz coloca de lado, se toca com Grosjean que se mantém a frente. Faltando sete para o fim, Sainz passa Grosjean que dessa vez facilita com receio de uma punição provavelmente.
Disputa roda a roda na equipe Haas. |
Com cinco voltas para o fim Kvyat, por fora ultrapassa Grosjean, que claramente sente os efeitos de ter brincado de bate bate. Nas voltas seguintes é a vez de Albon pressionar Grosjean, mas sem sucesso.
Lewis Hamilton, para a alegria de sua mãe, cruza a linha de chegada em primeiro, reassume a liderança do campeonato e se aproxima do até então quase inalcançável recorde de noventa e uma vitórias de Schumacher. Outro fato importante é recorde estabelecido pela Mercedes com cinco dobradinhas seguidas na F1, nem a Ferrari de Schumacher-Barrichello ou a Mclaren de Senna-Prost, ou Prost-Lauda ou até mesmo a Williams de outro mundo de Mansell-Patrese conseguiram. Um feito incrível.
O campeão voltou? |
Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo seu desempenho na corrida:
1o. Hamilton - 9,0
Não fez a pole position, porém largou bem e foi soberano na corrida.
2o. Bottas - 8,0
Largou mal, mas mesmo assim dificilmente conseguiria impedir o ímpeto de Hamilton.
3o. Verstappen - 8,0
Correto na corrida, sem erros, mas falta carro para disputar com as Mercedes.
4o. Vettel - 7,0
Largou bem, porém não avançou na corrida e contou com o safety car para reassumir o quarto lugar.
5o. Leclerc - 7,0
Foi mal na classificação, já na corrida poderia até ter sido o terceiro se não fosse o safety car.
6o. Gasly - 6,0
Incrível como destoa dos outros da elite, muito discreto.
7o. Magnussen - 7,5
Foi bem na classificação e melhor ainda na corrida, da largada bem feita até a relargada com a agressividade na medida para superar Grosjean.
8o. Sainz - 7,0
Um lutador, se classificou mal, entretanto foi agressivo e rápido a corrida inteira, dando orgulho a massa espanhola que torcia por ele.
9o. Kvyat - 7,5
Muito bem na corrida, foi agressivo na medida certa e ganhou preciosos e justos pontos. Talvez até mereça uma chance na Red Bull novamente.
10o. Grosjean - 6,0
Super ultra agressivo, mas a brincadeira de bate bate com Magnussen e Sainz custou caro, perdendo posições e pontos importantes.
A F1 volta em duas semanas, para a tradicional corrida de Mônaco, o mais charmoso Grand Prix da temporada.
Feliz dias das mães e até lá.
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