quarta-feira, 8 de maio de 2019

RAST VENCE A SEGUNDA BATERIA DE HOCKENHEIM


A segunda bateria de Hockeneheim da DTM ao contrário de outros anos, conta com uma classificação própria no dia da corrida. Outra novidade são os pontos extras ao pole (3 pontos), ao segundo colocado no grid (2 pontos) e um ponto para o terceiro, em cada bateria, tornando as qualificações emocionantes. Com um clima frio, porém seco, o austríaco Phillip Eng conquista a pole position. O alemão Marco Wittmann, o vencedor da corrida um, fez o segundo melhor tempo. O holandês Robin Frijns, terceiro na bateria anterior, fechou as três primeiras posições do grid. Pietro Fittipaldi fez o décimo terceiro tempo. O que chama a atenção é o fato dos carros da Aston Martin, apesar de competitivos, são um pouco mais lentos, vide os desempenhos de Juncadella e Paul di Resta, este último campeão em 2010, no ano anterior a sua incursão na F1.

Na largada Eng se mantém na liderança, Wittmann larga muito mal e perde algumas posições, quem se dá bem são Nicomueller, que avança para segundo e Timo Glock, para terceiro. Wittmann fecha a volta em quarto seguido por Bruno Spengler e Robin Frinjs, que também largou muito mal.

Após a primeira das trinta e seis voltas, Pietro cai para décimo quinto. Um prejuízo considerável, uma vez que a pista seca faria os pilotos mais experientes terem um ritmo mais forte.

Na quarta volta Nicomueller começa a pressionar Eng, mais atrás Wittmann também pressiona Glock. Lá no fundão, Rene Rast e Pietro Fittipaldi passam por Paul di Resta, que apesar do ritmo ruim, lidera entre os carros da Aston Martin.

Eng dominou o início de corrida, porém falhou na estratégia.


No sexto giro, Marco Rockenfeller com problemas fica lento na pista, na mesma volta, na parte do estádio, Loic Duval erra e bate na proteção de pneus, acidente semelhante ao de Sebastian Vettel no ano passado. O Safety Car é acionado, o curioso é que na saída dos boxes o safety car espera a passagem de Di Resta que havia parado nos boxes. Na volta seguinte vários outros pilotos param nos pits também.

Na nona passagem o safety car regressa aos boxes e a corrida recomeça com os carros lado a lado, Mueller força e chega a fazer a primeira curva na frente, mas na reta seguinte Eng consegue se recuperar e na freada reassume a liderança. No grampo, o melhor ponto de ultrapassagem, Marco Wittmann chega a ultrapassar Glock, mas acaba tocando levemente em Mueller e perde velocidade, por fora, Spengler ultrapassa os dois. Wittmann acaba caindo para sexto, atrás de Frijns. Jamie Green e Van Der Linde se tocam, pior para o holandês, que acaba rodando. Que relargada emocionante. A direção de prova por conta cronometro, resolve aumentar mais uma volta a corrida, fato esse que na última volta, pelo ritmo mais baixo dos pilotos seria revisto e a corrida voltou a ter trinta e seis voltas.

Na volta dez, Rast chega a tocar Eriksson, que aparenta problemas e abre para os adversários, mais a frente, Marco Wittmann roda e perde várias posições. Pietro Fittipaldi avança e chega a sexta posição.

Na volta doze a direção de prova resolve aplicar punições por conta de toques, Jamie Green e Pietro Fittipaldi são punidos com drive through. A boa corrida do brasileiro ia pelo ralo. Rene Rast apesar de investigado  não é punido, e avança na corrida, assumindo a segunda posição após uma linda ultrapassagem por fora em cima de Mueller. Os pneus novos fazem muita diferença a favor dele.

No grampo, na volta catorze, Rast ultrapassa Eng e assume a liderança. Na volta seguinte alguns pilotos começam a parar novamente nos boxes, Pietro com pneus frios dá um passeio fora da pista, porém sem muito prejuízo. Rast com um ritmo incrível, lidera com folga.

Na passagem dezenove, Nicomueller e Eng param nos boxes, e Mueller na parada ganha a posição. Somente na volta vinte e dois Rast para nos boxes, contudo sua liderança era tão folgada, que ele volta na frente.

No giro vinte e três, Paul di Resta, que ainda teria de parar, assume a liderança, pela primeira vez na história para a Aston Martin na DTM. Uma garoa marota começa a cair na pista nesse momento, deixando as coisas ainda mais em aberto.

Na volta vinte e cinco, Paul di Resta para e perde várias posições, indo para o décimo segundo lugar.

Faltando oito voltas para o fim, Frijns e Spengler protagonizam uma disputa emocionante, Frijns leva a melhor e ganha a quarta posição.


Rendenção: Saiu de décimo sexto para a vitória.


Com apenas quatro giros para o fim, Frijns se aproxima de Phillip Eng, a disputa pelo último lugar do pódio começa, na volta seguinte, o holandês assume o terceiro posto. Mais atrás, em uma excelente recuperação, Paul di Resta assume a sétima posição, passando Wittmann, provando que a estratégia de duas paradas era a mais acertada.

Nas últimas duas voltas, Frijns passa a atacar Nicomueller. Frijns se esforça, porém não obtém sucesso, se tivesse mais uma volta, embutido como estava, teria ultrapassado. Rast alheio a tudo vence e mostra que o azar do dia anterior pode ser seguido pela sorte, se não fosse o safety car, talvez não tivesse ganho. Pietro finalizou apenas na décima quinta posição.

A próxima etapa da DTM será no circuito belga de Zolder entre os dias 17 e 19 de maio. A categoria, apesar de contar com apenas dezoito carros, mostra a força e competitividade de sempre e pilotos extremamente talentosos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...