domingo, 14 de abril de 2019

MIL VEZES F1

O espetacular mundo da F1 chega ao seu milésimo Grand Prix. O GP que recebe essa honraria é o da China, no traçado do autódromo de Shangai, um dos melhores traçados feitos por Herman Tilke. O GP ainda carrega uma pequena polêmica pois entre 1950 e 1960, onze Grand Prix foram disputados em Indianápolis, para dar um caráter mundial ao campeonato. A famosa 500 Milhas de Indianápolis entretanto não recebia os carros e equipes da F1, apenas os carros e equipes americanas, ou seja na prática não pertencia ao campeonato, apenas no nome. O fato é que o palco apesar de digno, talvez não devesse receber essa honraria, mas sim Silverstone, traçado que recebeu o primeiro Grand Prix da história em 1950. Muitas polêmicas que desaparecem quando os carros aceleram na pista e o embate entre os pilotos começa.

Nos treinos livres, a Ferrari e a Mercedes se alternaram na liderança da tabela de classificação, com uma pequena vantagem para os carros prateados.

Na classificação o embate se repetiu, e novamente, por uma pequena margem, a Mercedes prevaleceu, com um surpreendente Valtteri Bottas na pole position, uma honraria e tanto para o piloto dado ao caráter especial da corrida. Lewis Hamilton da Mercedes fecha a primeira fila da Mercedes, sabedor que precisa de uma boa largada para não dar margem ao companheiro de se empolgar na corrida e buscar a vitória. Na segunda fila as Ferrari de Sebastian Vettel e Charles Leclerc. Sobre o monegasco, que fez uma corrida excepcional no Barein, chamou a atenção a sua própria autocrítica, por não gostar de sua volta rápida no momento decisivo. Já está personificando que será ele o piloto capaz de bater de frente com as Mercedes. Na terceira fila as Red Bull de Max Verstappen e Pierre Gasly, finalmente o francês fez um treino digno com a Red Bull. Na quarta fila as Renault de Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg e na quinta fila, os carros da  da Haas com Kevin Magnussen e Romain Grosjean, fechado o top 10. 

Bottas conquista a pole position no GP 1000 da F1.


Repararam que as cinco melhores equipes teoricamente colocaram seus carros na exata ordem de forças? Isso mostra que o campeonato não permite erros e vacilos para as equipes que, teoricamente, estão em desvantagem. Recado dado a Vettel, Gasly e Grosjean que estão errando demais.

Na volta de apresentação, por conta do vento, da baixa temperatura da pista e pneus frios dois carros rodam na volta de apresentação, Max Verstappen e Robert Kubica, ainda bem que ambos se recuperam e não perdem posições. Na largada Hamilton pula muito bem e assume a ponta. Leclerc também ultrapassa Bottas. Mais atrás Norris é acertado por Kvyat e deixa detritos na pista. O safety car virtual é acionado. Na volta seguinte a bandeira verde é acionada e a corrida recomeça.

Kvyat apronta das suas e acerta o promissor Norris.

Após cinco voltas Hamilton abre uma diferença razoável para Bottas, um pouco mais atrás Vettel passa a pressionar Leclerc. Na volta seguinte Kvyat é punido pela direção de prova por conta do incidente e terá de pagar um drive through.

No oitavo giro Giovinazzi, que não tinha um bom ritmo para nos boxes. Pérez é um dos destaques da corrida, saindo de décimo segundo para oitavo, a corrida não tem muita disputa em pista.

Na passagem onze a Ferrari manda Leclerc abrir caminho para Vettel, o monegasco, mesmo contrariado abre caminho, e Verstappen se aproxima de ambos. Na volta seguinte Hulkenberg sai dos boxes em décimo sexto. Duas voltas depois, Vettel erra na freada e Leclerc cola no alemão, e ele passa a pressionar pelo rádio para recuperar a posição.

Após dezessete voltas a discussão entre os pilotos da Ferrari e equipe sobre quem deve estar a frente, nisso Bottas abria mais de oito segundos. Essa situação também desgasta a imagem de Vettel, que não convence. Nico Hulkenberg abandona a corrida e na mesma volta Verstappen para nos boxes. Na volta seguinte Vettel para nos boxes e consegue voltar imediatamente a frente de Max. Na freada da volta vinte, Max tenta passar Vettel, trava as rodas e apesar de ultrapassar o alemão, ele acaba escorregando e Vettel imediatamente dá o troco.

Com vinte e duas voltas Bottas para nos boxes e volta atrás de Leclerc, que não havia parado ainda. Na volta seguinte Hamilton e Leclerc param nos boxes também. Enquanto Lewis volta na ponta, Leclerc volta muito atrás de Max e Vettel.

Bottas começa a pressionar Hamilton, de maneira até surpreendente. Fazendo melhor volta atrás de melhor volta, a diferença que antes dos pit stop era de quatro segundos cai para um apenas. Com vinte e seis voltas Raikkonen sai dos boxes atrás de Magnussen, mas na mesma volta recupera a posição.

Raikkonen foi um dos destaques da corrida, conquistando posições com arrojo.


Com vinte e oito das cinquenta e seis programadas, Hamilton passa a abrir diferença para Bottas, se recuperando do susto e abre três segundos. Raikkonen ultrapassa Grosjean, que não se entrega facilmente. Com muito esforço, Leclerc começa a tirar a diferença para Verstappen. Albon, com a modesta Toro Rosso, ultrapassa Magnussen e assume o décimo primeiro lugar, o garoto vai mostrando serviço e talento.

Com trinta e cinco voltas, Leclerc que estava a mais de dez segundos atrás de Max reduz a diferença para apenas dois, com isso a Red Bull chama Verstappen para os boxes. A Ferrari na volta seguinte chama Vettel. Dessa vez Vettel volta bem a frente  de Max. Na volta seguinte a Mercedes chama seus dois pilotos para os boxes e faz a troca de um para outro com a diferença de apenas cinco segundos entre eles, simplesmente sensacional. Leclerc, que não parou, se coloca entre as duas Mercedes.

Bottas passa a pressionar Leclerc, o garoto se defende de maneira audaz, porém a diferença é gritante de rendimento. Na volta quarenta Bottas consuma a ultrapassagem, porém o prejuízo foi grande, a diferença para Lewis que chegou a ser de três segundos, subiu para seis. Vettel passa a se aproximar de Leclerc também.

Na passagem quarenta e dois Vettel ultrapassa Leclerc e volta a figurar no pódio, a Ferrari, percebendo a besteira que fez, chama Leclerc para os boxes, dessa vez a diferença para Max é de catorze segundos, que maldade com o garoto que chegou a estar a dois.

Faltando dez voltas para o fim Lewis lidera com folga. Mais atrás Leclerc reduz a diferença para onze segundos, porém o tempo joga contra o monegasco. No pelotão intermediário Raikkonen passa a disputar o oitavo lugar com Pérez, e este se aproxima de Ricciardo.

Com apenas quatro voltas para o fim Grosjean passa a atacar ferozmente Albon, que estava heroicamente em décimo, obrigando o jovem da Toro Rosso a se defender com unhas e dentes. O embate é interrompido somente quando são ultrapassados por Verstappen, que estava dando uma volta sobre eles. Na volta seguinte o combate recomeça, só que dessa vez faltando apenas duas voltas para o final. A Red Bull chama Gasly aos boxes para trocar pneus e buscar o ponto extra. Leclerc consegue ficar a cinco segundos de Max, porém sem tempo para se aproximar e ultrapassar o holandês voador.

Lewis Hamilton conquista a sua septuagésima quinta corrida, na corrida mil da F1, ele que já havia vencido a corrida novecentos é o primeiro a conquistar duas corridas centenárias. Além de tudo isso, Hamilton assume a liderança da tabela de pontos. Gasly ainda consegue fazer a volta mais rápida, por alguns milésimos, mas consegue. Alexander Albon cruza a linha de chegada em décimo e também conquista um belo resultado, pontuando pela segunda vez no ano.


Lewis é impecável e conquista mais uma vitória histórica.


O Grand Prix Mil não foi um primor de corrida, com poucas disputas, entretanto com alguns destaques positivos como o desempenho de Albon e Raikkonen e negativo com a estratégia medonha da Ferrari para Leclerc e também o desempenho pífio das Williams, fechando o grid.


Abaixo as notas dada aos pilotos pelo desempenho na corrida.

1o. Hamilton - 9,0

Não se qualificou bem, mas foi impecável na largada e na corrida.

2o. Bottas - 7,5

Fez a pole, mas lhe faltou ritmo de corrida.

3o. Vettel - 7,5

Fez o que pode com o carro, dessa vez não errou, mas também não fez nada de excepcional.

4o. Verstappen - 7,5

Um dos grandes momentos da corrida foi a sua quase ultrapassagem em Vettel, sempre muito combativo, arriscou na estratégia e embaralhou a Ferrari, conquistando assim uma posição a mais no grid.

5o. Leclerc - 7,5

O garoto largou bem, depois teve de ceder a posição para Vettel, depois o fizeram parar bem longe da janela, perdendo tempo, o garoto se recupera e a equipe erra novamente na estratégia. Complicado para ele esse início de carreira na Ferrari.

6o. Gasly - 7,0

Desaparecido da etapa até fazer a volta mais rápida da corrida no fim graças aos seus pneus mais novos. Ainda deve desempenho.

7o. Ricciardo -7,0

Conseguiu completar a corrida com a Renault, o que já é um bom resultado.

8o. Pérez - 7,0

Foi muito bem na corrida, especialmente na largada. Conquistou pontos importantes.

9o. Raikkonen - 7,0

Sempre combativo levou a Alfa Romeo aos pontos, vencendo carros melhores.

10o. Albon - 8,0

Um dos grandes nomes da corrida, garantiu o pontinho a fórceps. Quem sabe já pode sonhar com o cockpit da Red Bull.


A próxima corrida será nas ruas do Azerbaijão, uma pista de rua que sempre proporciona corridas inesquecíveis. A Ferrari, infelizmente, parece não estar a altura do desafio  (mais uma vez) de fazer frente a equipe prateada, prova disso são as três dobradinhas da Mercedes que fazem a equipe disparar na liderança de Construtores, e Hamilton de quebra dá um passo importante para conquistar o seu hexacampeonato.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...