sábado, 1 de dezembro de 2018

RETROSPECTIVA F1 2018 - PARTE UM



Na primeira corrida do ano em Melbourne na Austrália a pole position foi de Lewis Hamilton, com um belo domínio sobre a Ferrari, porém na corrida, a estratégia de Vettel e a entrada do safety car após os problemas catastróficos da equipe Haas forneceram ao alemão a oportunidade de assumir a liderança e vencer a prova.
No pódio os primeiros foram: 1o. Vettel - 2o. Hamilton - 3o. Raikkonen

A temporada começava com a promessa de um embate épico entre dois tetracampeões.


Na segunda corrida em Sakhir no Barein o domínio de Vettel nos treinos foi evidente, já a corrida apresentou uma disputa espetacular em seus momentos finais entre o alemão e Valtteri Bottas da Mercedes. O finlandês com pneus mais novos foi agressivo e fez Vettel se defender até de maneira mais agressiva para garantir a sua segunda vitória. Restou a Lewis se conformar com o terceiro lugar.
No pódio: 1o. Vettel - 2o. Bottas - 3o. Hamilton

O GP da China no traçado de Shangai teve outra grande participação do safety car para o resultado final da corrida. Vettel que havia feito a pole position perde a posição para Bottas no pit stop. A corrida se encaminhava para o fim quando o carro de segurança é acionado quando os carros da Toro Rosso se encontram na pista. A Red Bull para nos boxes e na relargada, com pneus melhores avançaram até a ponta, nesse meio tempo Verstappen erra a freada e acerta Vettel, tirando o piloto da Ferrari do pódio. Melhor para Ricciardo que venceu e Hamilton, que mesmo discreto chegou em quarto enquanto Vettel ficou apenas em oitavo.
No pódio: 1o. Ricciardo - 2o. Bottas - 3o. Raikkonen

Nas ruas do Azerbaijão ocorreu uma das melhores corridas do ano. Vettel dominava a prova, porém já no fim da corrida, Valtteri Bottas se aproximava rapidamente com pneus melhores, se passasse Vettel o finlandês seria o líder da temporada. Com uma estratégia diferente os carros da Red Bull também vinham para a disputa, porém Ricciardo força para cima de Max Verstappen que não cede, ambos os carros da Red Bull batem forte. Vettel para nos boxes e cai para terceiro, na relargada o alemão se arrisca demais, trava forte os pneus após passar Hamilton e Bottas ao mesmo tempo, entretanto com a borracha danificada, se arrasta até o fim da corrida, tendo de se conformar com o quarto lugar. Bottas, na penúltima volta, liderando com folga, tem um pneu furado e fica fora até mesmo dos pontos. Hamilton ganha de bandeja a vitória e, a partir desse ponto começa a sua virada.
No pódio: 1o. Hamilton - 2o. Raikkonen - 3o. Pérez

A batida entre Max e Ricciardo cria um clima insustentável para o australiano.


No GP da Espanha, ocorre uma das corridas mais monótonas do ano, após três corridas bem animadas e disputadas. A Mercedes domina por completo o fim de semana e faz a dobradinha, Verstappen com uma corrida correta fica em terceiro, sabendo suportar bem a pressão de Vettel no fim da prova.
No pódio: 1o. Hamilton - 2o. Bottas - 3o. Verstappen

Na estreitas e glamourosas ruas de Monte Carlo em Mônaco, a Red Bull conquistou uma das vitórias mais dramáticas da história. Ricciardo dominou completamente o fim de semana, mas após a sua parada nos boxes passa a ter problemas de potência, sendo atacado incansavelmente até o fim da corrida. Vettel consegue responder a Hamilton e tira um pouco a diferença de pontos, tornando a temporada bem equilibrada.
No pódio: 1o. Ricciardo - 2o. Vettel - 3o. Hamilton

A redenção de Ricciardo em Mônaco.

A F1 desembarca na Ilha de Notre Dame no Canadá e essa corrida ficou marcada pelo triunfo arrasador de Vettel, que obtém a sua quinquagésima vitória na categoria e de quebra reassumia a liderança do campeonato. Lewis em em uma corrida apagada, com problemas de desgaste de pneus fica apenas em quinto.
No pódio: 1o. Vettel - 2o. Bottas - 3o. Verstappen 

A categoria máxima do automobilismo regressa após muitos anos a Paul Ricard na França. E é nesse ponto que a inconstância de Vettel o faz perder gradualmente a chance de ganhar o campeonato. O erro na largada e o toque imprudente em Bottas, joga o alemão para o fim do grid, ainda assim conseguiu chegar em quinto.Na frente Lewis fazia a sua parte e reassumia a liderança do campeonato,
No pódio:  1o. Hamilton - 2o. Verstappen - 3o. Raikkonen

No veloz circuito de Red Bull Ring na Áustria, finalmente a equipe anfitriã conquista a sua primeira vitória em casa. Verstappen em um dia inspirado supera no braço as Ferrari, e conta com o abandono duplo das Mercedes. Para a Ferrari o resultado ainda foi positivo pois Vettel reassumia a liderança do campeonato. O calvário de Ricciardo também começava, com uma série de abandonos até o fim da temporada.
No pódio: 1o. Verstappen - 2o. Raikkonen - 3o. Vettel

Max quebrando o tabu para a Red Bull na pista sede da equipe.

A F1 chega ao seu berço, Silverstone na Inglaterra. A corrida foi sensacional, junto com a do Azerbaijão a melhor do ano. Lewis Hamilton, o piloto da casa, super motivado a reagir no campeonato fez uma pole sensacional, mas logo no início da corrida o inglês se enrosca com Raikkonen e cai para último. Lewis começa a vir babando para ganhar posições, Vettel assume a ponta e não a larga mais. Hamilton mostrou ser um piloto extra-classe pois se aproveita bem da intervenção do safety car, com pneus melhores se recupera ainda mais e chega em uma assombrosa segunda colocação.
No pódio: 1o. Vettel - 2o. Hamilton - 3o. Raikkonen

A décima primeira etapa, a que marca o início da segunda metade da temporada, é marcada por um erro terrível de Vettel, erro esse que marca também as dúvidas sobre o seu real talento. Com Lewis largando mais atrás e Vettel na frente, e correndo com o apoio da torcida, o universo conspirava para um dia perfeito da Ferrari em Hockenheimring, mas uma leve chuva que caiu já no fim da corrida fez o tetracampeão alemão errar em um ponto até incomum, após a batida Vettel abandona a corrida. Hamilton com a entrada do safety car consegue se recuperar e com a ajuda de seu companheiro conquista a vitória que marcava o início da sua arrancada ao título.
No pódio: 1o. Hamilton - 2o. Bottas - 3o. Raikkonen

O erro fatal de Vettel. O início do fim do alemão em 2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...