domingo, 11 de novembro de 2018

SEMPRE ELE

O fantástico mundo da F1 desembarca nas terras tupiniquins para a 46o. GP BRASIL e a vigésima (penúltima) etapa do Mundial 2018. Infelizmente o campeonato de pilotos já está decidido para Lewis Hamilton, o grande expoente a lenda viva da categoria, porém muita coisa ainda poderia acontecer pois sem nada a perder e com o famoso clima instável de Interlagos a chance de uma corrida com um resultado surpreendente é significativa.

Nos treinos livres a Mercedes foi a equipe mais rápida, porém com a Ferrari muito próxima e a Red Bull também. Nesses dias de teste para a corrida as notícias do paddock circularam a todo vapor, como por exemplo as confirmações de Sete Camara para pilotos de testes da Mclaren, e já no fim da sexta feira Pietro Fittipaldi é confirmado para a vaga de piloto de testes da equipe Haas. Ainda sobre o paddock, Ericsson confirmou a sua ida para a Indy e Alonso confirmou a sua participação pela Mclaren na Brickyard 500, mais conhecida no Brasil como as 500 Milhas de Indianápolis.

Já no sábado o Q1 foi disputado com uma ameaça constante de chuva, nuvens negras e algumas gotas caiam do céu porém a pista se mantinha seca e nessas condições, de maneira surpreendente Alonso e Sainz estavam entre os eliminados. Parabéns para Sirotikin, que conseguiu um décimo quinto tempo e avançou ao Q2.

No Q2 os pilotos fazem uma fila imensa na saída dos boxes para evitarem a garoa que chegava ao circuito. O desespero se explicava com as imagens de chuva chegando ao circuito. Os únicos pilotos a usarem um pneu diferente dos demais foram Kimi Raikkonen e Vettel, com pneus mais duros, os pilotos se arriscariam, a uma perna de parada mais longa na corrida. Mas o grande destaque negativo foi Lewis Hamilton, que, por duas vezes, atrapalhou pilotos em suas voltas rápidas, Raikkonen e Sirotikin, o russo então por muito pouco não estampou o carro do inglês que mudou do nada a sua trajetória na curva do café. O pior de tudo foi que a direção de prova foi omissa e nada fez contra Lewis, e ao londo do ano, por muito menos vários pilotos foram punidos por muito menos. Dois pesos e duas medidas usados de maneira descarada e vergonhosa, além de desnecessária pois Lewis já é o campeão e pronto, largar em primeiro ou sexto é indiferente. O Q2 teve um grande momento, contrariando todos os comentaristas e com a pista úmida, Leclerc tira uma volta da cartola e melhora o seu tempo, o único a realizar tal feito, três décimos sensacionais. Que Vettel se cuide ano que vem.

No Q3 a garoa parece dar uma trégua e os pilotos vão a pista para disputarem a pole position. Hamilton sem se importar com nada acaba com a concorrência e faz um volta voadora que o coloca na pole. Vettel que chegou a quebrar uma balança de pesagem entre o Q2 e Q3 por conta de sua impaciência fica com o segundo lugar, e só pagará uma multa pelo chilique que deu. Os coadjuvantes Bottas e Raikkonen ficam em terceiro e quarto lugares. As Red Bull com Verstappen e Ricciardo ficaram na terceira fila, mas Ricciardo será punido por conta da troca do turbo do motor. A quarta fila ficou com a surpreendente Sauber com Ericsson e Leclerc. Fechando o top dez estavam Grosjean e Pierre Gasly.

No domingo, muito especial para o Brasil, dia em que o franco-brasileiro Gil de Ferran, hoje dirigente da Mclaren, bi campeão da Fórmula Cart (2001 e 2001) e vencedor da Indy 500 (2003) completa cinquenta anos, é também o centro do mundo automobilístico com o GP Brasil de F1. A corrida acontece com céu nublado mas sem ameaça de chuva iminente.

Logo na volta de apresentação Vettel toma um susto e quase não sai do lugar. Os pilotos se alinham e a largada acontece, Hamilton traciona muito bem e assume a ponta, Vettel até parece que irá ficar em segundo mas na segunda perna do S do Senna, Bottas assume o segundo lugar. Raikkonen mais atrás tem de lutar contra um agressivo Verstappen mas acaba prevalecendo. Ricciardo muito aagressivo logo pula para a frente e se estabelece em oitavo.

Na largada Bottas pula para segundo.


Na segunda volta a luta caseira das Renault é linda entre Hulkenberg e Sainz, os dois ficam o miolo inteiro lado a lado e o incrível Hulk só consegue prevalecer na curva da junção, após um leve toque entre ambos. Enquanto isso Max Verstappen fazia a volta mais rápida da corrida e colava em Kimi. Na terceira volta o holandês voador passa o finlandês e assumia o quarto posto. Começo muito bom de corrida.

Briga interna que o fim não resultaria em nada.


Após quatro voltas, Max continua o seu show particular e passa Vettel na freada do S, assumindo o terceiro lugar. Na mesma volta Vettel escorrega na saída da curva do Sol e é ultrapassado por Raikkonen. Ricciardo também vai imprimindo um bom ritmo e rapidamente se coloca entre os seis primeiros. Após sete voltas, Bottas começa a ser atormentado por Verstappen, para Hamilton isso é bom que consegue escapar, mas é ruim pois as Ferrari colam nos dois.

Max abrindo caminho.


Na décima volta Max ultrapassa Bottas na entrada do S e assume a segunda posição. A Red Bull se mostrando muito forte no início da corrida. Raikkonen cola em Bottas e começa na volta seguinte a atacar o finlandês que não mostra um bom ritmo. O que chama a atenção nesse momento é que Ricciardo já estava colado em Vettel.


Max se mostrando o personagem da prova.

Após quinze giros a corrida fica na mesma, Bottas conseguindo segurar os outros três, e na frente, lentamente, Max consegue tirar décimo a décimo a diferença para Lewis que sofre com os pneus. Bem mais atrás, Alonso para nos boxes e perde muito tempo com um problema na troca.

Após vinte voltas Bottas para nos boxes e volta em nono. Hamilton para na volta seguinte e volta em sétimo, ambos com os pneus mais duros disponíveis no fim de semana. A diferença entre Verstappen e Raikkonen, graças a Bottas, já era de sete segundos. Max em um ritmo alucinante faz a volta mais rápida da corrida e tem boas chances de assumir a ponta quando Lewis parar.


Bottas segurando o pelotão até a hora da parada.
Na passagem vinte e dois Ericsson roda sozinho e se arrasta aos boxes para abandonar a corrida. Hamilton com pneus novos começa a imprimir um bom ritmo e ultrapassa em sequência Grosjean e Leclerc, assumindo o sexto lugar. 

Depois de uma classificação sensacional, o fim de semana de Ericsson termina melancólico.


No giro vinte e oito a Ferrari chama Vettel para os boxes, com pista livre, Ricciardo faz a volta mais rápida da corrida, as Red Bull com esse ritmo podem sim ganhar a corrida. Bottas ultrapassa Grosjean e mantém os dois carros da Haas entre ele e Vettel, que sai dos boxes em nono. A corrida se aproxima de sua metade e com Hamilton perdendo tempo com carros a frente a chance de Max parar e colocar um pneu mais macios do que o de Hamilton aumenta. 

Na volta trinta e dois é a vez de Kimi parar e quando volta fica atrás de Vettel, as Ferrari porém se aproximam de Bottas que novamente se mostra com um ritmo ruim. Na frente, Max abre a diferença necessária para parar e voltar na ponta. Mais atrás, Hulkenberg com problemas abandona a corrida.

Com trinta e cinco das setenta e uma voltas Hamilton consegue uma volta voadora e tira a diferença em quase um segundo para Lewis. A Red Bull responde e chama Verstappen, ainda assim Lewis sai na frente, porém, Max volta com pneus de faixa amarela, mais macios do que os de Hamilton. Mais atrás a Ferrari surpreende e manda Vettel abir para Raikkonen. Kimi com mais ritmo parte para cima de Bottas.

Após duas voltas com voltas pneus novos, Verstappen tira mais e um segundo e meio, ficando a apenas um segundo de Lewis. No início da volta quarenta, Max contorna colado no café e na freada do S, Max concretiza a ultrapassagem, assumindo a ponta. Lewis tenta o troco na curva do Sol mas não consegue. Max depois do susto abre vantagem e dispara na ponta. Ricciardo para nos boxes e volta em sexto, porém com chances reais de pódio.

Max ultrapassa Hamilton e dispara na frente.
Na volta quarenta e três Ricciardo ataca Vettel por fora no S mas acaba colocando uma roda na grama e perde tração, na volta seguinte Verstappen ultrapassa Ocon, porém o francês com asa aberta vem rápido na reta de chegada e na saída do S atinge Max, um erro lamentável do francês que foi muito elogiado o ano inteiro. Max retorna a pista e parece com dificuldades em imprimir o bom ritmo de antes e. Hamilton dispara na frente.

Ocon erra feio e prejudica a corrida de Verstappen.
Após quarenta e sete voltas Ricciardo consegue ultrapassar Vettel e assume o quinto lugar. Hamilton vai perdendo terreno para Max, porém muito pouco para preocupar o campeão.

Após cinquenta e três voltas Ricciardo começa a atacar Bottas, Vettel, que estava muito atrás, resolve parar nos boxes e volta em sétimo, atrás da Sauber de Leclerc. Com pneus bem gastos, Hamilton vai administrando a vantagem porém com chances de parar nos boxes novamente. Max vai fazendo o impossível e consegue trazer a diferença para a casa de três segundos.

Na volta cinquenta e nove, Ricciardo ultrapassa Bottas e assume o quarto lugar. Ocon é punido com dez segundos de stop and go por conta da colisão. Bottas para nos boxes. Na frente, Hamilton leva três segundo para Max e este leva dois segundos para Kimi, o fim da corrida promete.

Com oito voltas para o fim Hamilton apesar de perder terreno para Max consegue manter a diferença em dois segundos, parecendo que Max chegaria em Lewis mas sem tempo para um ataque.  

Com cinco voltas para o fim Ricciardo cola em Raikkonen, na frente Verstappen fica novamente a menos de dois segundos de Hamilton. A Red Bull tem pouco tempo para decidir a corrida. Nos retardatários, Max perde alguns décimos, mas mesmo assim consegue se aproximar.

Com duas voltas para o fim Hamilton leva um segundo e meio de vantagem, o suficiente para administrar em tão pouco tempo de prova. Ricciardo esboça um ataque a Kimi mas sem sucesso. Na volta final as posições sem mantém inalteradas e Hamilton vence a corrida, o seu septuagésima segundo triunfo na carreira, de quebra a Mercedes conquista o título de construtores. Para Max, o grande nome da corrida, restou o troféu de segundo lugar. Raikkonen com muita garra se mantém em terceiro e fecha o pódio. Ricciardo foi o quinto e em sexto Bottas, que de quebra fez a volta mais rápida da corrida e novo recorde da categoria.

Max pode ficar duplamente chateado pois a FIA não puniu Hamilton quando deveria, no treino classificatório, ou seja, o segundo lugar não fez jus ao que fez na prova.

Hamilton cruza a linha de chegada em primeiro e Max em segundo um pouco atrás.


Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo desempenho na corrida.


1 - Hamilton 9,0

Fez a pole position e venceu a prova, mas contou com a sorte, chamada Ocon, para isso. Nada que tire o brilho de seu talento.

2 - Verstappen 9,0

Um gigante na corrida, passando por todos a sua frente, com uma estratégia inteligente, e não venceu por culpa de Ocon. O grande nome da categoria.

3 - Raikkonen 8,0

Vai terminando a temporada em alta, ficando sempre no pódio e mostrando mais consistência do que Vettel nessa parte final do ano.

4 - Ricciardo 8,0

O australiano fez uma baita corrida e por pouco não chegou ao pódio. Foi prejudicado pela troca do turbo pois senão teria condições de chegar ainda mais a frente. 

5 - Bottas 7,0

O escudeiro não mostrou um bom desempenho na corrida mas fez seu papel protegendo ao máximo, Lewis no início da corrida, não fosse isso o resultado seria outro.

6 - Vettel 6,0

Fez uma boa classificação mas largou mal e desapareceu na corrida, uma corrida fraca e um fim de temporada sofrível.

7 -  Leclerc 8,0

Fez um pequeno milagre na classificação ao se classificar para o Q3. No Q3 decepcionou um pouco ao ficar atrás de Ericsson mas na corrida se redimiu, um pilotagem precisa que o levou ao sétimo lugar, com um carro mais fraco. A Ferrari se tiver um carro igual ano que vem, com esse garoto, pode fazer frente sim a Hamilton.

8 - Grosjean 7,5

Conseguiu um bom resultado, mostrando velocidade e consistência.

9 - Magnussen 6,5

Muito parecido com seu companheiro de equipe, mas perdeu a disputa interna entre eles.

10 - Pérez  6,0

Discreto o fim de semana inteiro, mas o pontinho precioso deve ter sido a glória, ainda mais quando descobrir que Ocon fez uma barbeiragem daquelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...