domingo, 18 de novembro de 2018

22 NA CABEÇA.

A NASCAR chega ao circuito de Homestead em Miami para a grande final da categoria. Os quatro melhores do ano, Martin Truex Jr., Kyle Busch, Kevin Harvick e Joey Logano disputam essa prova com um único objetivo chegar a frente dos demais, se possível vencendo. Na Final não importa a pontuação anterior para eles, pois somente os quatro disputam de forma paralela ao grid o título.

Os postulantes sendo apresentados antes da corrida.

Como currículo Truex Jr. é o atual campeão, Harvick é o campeão de 2014 e Kyle Busch o campeonato de 2015. Logano apesar de ser um ótimo piloto e já ter disputado por duas vezes a final entra na disputa como azarão.

A corrida também marca despedidas, a dupla Jimmy Johnson, sete vezes campeão, se despede de seu chefe de equipe Chad Knaus, com que obteve todos os seus títulos. 

Alheio a disputa, Denny Hamlin faz a pole position e larga bem, se mantendo na frente. Kyle Busch, que largava em segundo mantém a posição, Logano mesmo largando em quinto conseguia se colocar imediatamente atrás de um de seus rivais. Truex com um começo discreto ficava no pelotão na frente mas um pouco mais atrás. Harvick, bem mais atrás, se recuperava muito rapidamente e em apenas vinte voltas, das duzentas e sessenta e sete previstas já se colocava no top 5.

O interessante era ver que após trinta voltas, os quatro postulantes ocupavam as cinco primeiras posições, exceção feita a liderança mantida por Denny Hamlin. Quando param nos boxes na volta trinta e oito, o alucinado Kevin Harvick com seu ritmo impressionante volta em segundo, liderando o pelotão dos postulantes ao título, somente atrás de Denny Hamlin.

 Com cinquenta giros Harvick ultrapassa Hamlin que perdeu tempo com o retardatário. O ar limpo, ou seja, a posição de pista se mostra fundamental na corrida. Busch, ainda próximo era o terceiro, Logano o quarto e Truex Jr. o sétimo, um pouco mais atrás.

Ao fim do primeiro estágio, Kyle Larson surge para assustar os postulantes ao título. Correndo sempre por fora, no limite o jovem piloto vai galgando posições e começa a ameaçar inclusive o líder Harvick. O terminar o primeiro estágio os cinco primeiros eram: Harvick, Larson, Busch, Logano e Truex Jr. que conseguiu se recuperar após uma péssima parada nos boxes.

Após a nova rodada de pit stop a ordem Harvick, Larson, Truex Jr. e Logano são os primeiros, Kyle é o azarado da vez nos boxes e volta bem mais atrás. O sol começa a se pôr na Flórida e as mudanças na pista podem influenciar os líderes. Na relargada Larson assume a ponta, Logano aproveita e também passa Harvick. Após noventa volta Logano parte para cima de Kyle Larson e ultrapassa o garoto. Harvick na mesma volta se aproxima dos dois.

Com cento e cinco voltas Kyle Larson ultrapassa Logano que vai perdendo ritmo. Na volta seguinte é a vez de Harvick ultrapassar Logano e assume o segundo lugar. Gradativamente Logano vai perdendo ritmo e é ultrapassado por Tuex Jr. e um pouco antes da rodada de pit stop ainda perde a posição para o Almirola.

Com cento e dezoito giros Larson puxa a fila e para nos boxes. Logano nos boxes recupera a posição de Almirola. Harvick retarda um pouco a sua parada mas para na volta cento e vinte e um. O aniversariante do dia Denny Hamlin vai se mantendo na liderança sem parar, retardando ao máximo o seu pit stop. Após cento e vinte e seis voltas, com a parada de Hamlin, Larson recupera a liderança, seguido por Harvick, Truex e Logano. Kyle Busch mesmo com todas as dificuldades é o sétimo.

Com cento e quarenta voltas a primeira bandeira amarela de corrida acontece por conta de detritos na pista. Após o pit stop em bandeira amarela Larson ainda se mantém na ponta, com Harvick em segundo, Logano em terceiro, Truex em quarto e Kyle Busch em quinto.

Com bandeira verde Logano consegue imprimir um bom ritmo e assume a ponta. Truex Jr. também com um bom ritmo assume o segundo posto. Com um stint de corrida mais longo Kyle Larson volta a mostrar um bom ritmo e começa a pressionar Harvick.

Faltando oitenta voltas para o fim os pilotos começam a traçar a estratégia e acertos finais para buscarem o título. Larson, com seu ritmo frenético consegue passar Martin Truex Jr. e se aproxima rapidamente de Logano.

Faltando setenta e cinco voltas, Kyle Larson erra e acerta o muro, destruindo suas chances de vitória, por sorte ainda consegue ficar na prova. A bandeira amarela é acionada e fica claro que depois dela os pilotos só irão parar apenas mais uma vez. Na saída dos pits os primeiros eram Logano, Truex, Hamlin, Harvick e Almirola. Mais uma vez Kyle Busch fica para trás em relação aos seus adversários diretos.

Na relargada Logano e Truex fazem a volta lado a lado, mais atrás, por fora, Kyle Busch avança e consegue se colocar finalmente entre os cinco primeiros. A corrida entra em seus momentos derradeiros. 

Faltando 60 passagens para o fim, Busch passa Hamlin e assume a quarta posição, e novamente os postulantes ao título ficam juntos. Com cinquenta voltas para o fim, Truex consegue atacar Logano e a disputa fica mais agressiva, com pequenos toques Truex para conseguir passar. Logano não deixa a diferença abrir, porém Harvick se vale da disputa para se aproximar dos dois. 

Com trinta e oito giros para o fim Denny Hamlin para nos boxes. Na volta seguinte Harvick é o primeiro entre os postulantes a entrar. Na outra volta é a vez de Truex e Logano pararem. Após os pits, Logano que fez um bom pit stop volta colado em Harvick. Kyle Busch se arrisca e se mantém na pista. 

A disputa entre Harvick e Logano é duríssima, porém o ex-campeão prevalece sobre o piloto da Penske. Harvick consegue abrir um pouco e fica a frente.

Faltando vinte e cinco voltas Truex passa a atacar Logano, a disputa entre os dois é intensa, o tráfego atrapalha um pouco Logano e Truex vai bem por dentro e assume a quarta posição. Mais atrás, um toque entre Keselowski e Suárez ocasiona uma bandeira amarela. Lembra-se de Kyle Busch? Ele não havia parado, logo com pneus mais novos se torna um candidato forte ao título. Após os pits os primeiros são Kyle Busch, Truex, Logano, Harvick e Kenseth em quinto. Os quatro primeiros são os postulantes ao título e com o teoricamente mais fraco largando na frente. A Final chega em seus momentos finais.

Na relargada Truex pula a frente de Kyle Busch, Logano cola em Busch, mas demora uma volta inteira para ultrapassar. Aparentemente a disputa fica entre Truex e Logano. Logano com um bom ritmo em stint curtos ultrapassa Truex. Atrás Harvick ultrapassa Busch. 

Faltando dez voltas Logano abre um pouco para Truex, as mais importantes voltas de sua vida. Logano é rápido e consistente, chega a abrir um segundo, mas logo pega retardatários a frente.

Faltando cinco Logano consegue abrir um pouco mais e vai se consolidando na frente. Harvick vai se aproximando de Truex. Logano abre dois segundo para Tuex e recebe a bandeira branca. Logano cruza a linha de chegada e conquista o seu primeiro título na Nascar, o segundo título da equipe Penske. Corrida espetacular, emocionante e a Nascar entrega ao público um espetáculo sensacional.

O trio Logano, Truex e Harvick se alternavam na liderança.

Logano que estreou na Nascar que estreou em 2008, com muita desconfiança por conta da idade, que venceu a sua primeira corrida no seu quintal, em New Hampshire em 2009, hoje definitivamente cala os críticos. Um piloto que em seu início foi por mais de uma vez prejudicado por Harvick, ficou a sombra de Keselowski que venceu o campeonato e 2012, ainda assim cresceu, e muito nos últimos anos, e nessa temporada conquista a quarta vitória, três nos playoffs e lógico, a mais importante de sua vida, na grande final.

Parabéns 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...