domingo, 21 de outubro de 2018

ACABOU O JEJUM...E DE QUEBRA UM RECORDE.

O incrível circo da F1 desembarca no maravilhoso Circuito das Américas, nos EUA, para a etapa que pode sacramentar Lewis Hamilton como pentacampeão mundial. A probabilidade é grande devido ao retrospecto recente, quatro vitórias nas últimas cinco corridas, o inglês só precisa vencer e esperar que seu maior rival chegue no máximo em terceiro. 

Nos treinos livre a missão impossível de Vettel se torna ainda mais impossível quando ele toma uma punição de três posições por conta do excesso de velocidade quando o treino livre estava em bandeira vermelha.

Na qualificação a Ferrari mostra força e chega a encerrar o Q3 com dobradinha, contrariando os treinos livres e o próprio Q1. Vale mencionar a bela sexta posição de Charles Leclerc, o garoto que irá para a Ferrari no próximo ano, e é sem dúvida a grande sensação do ano. No Q3, Vettel e Raikkonen se esforçaram, fizeram excelentes voltas, mas Hamilton mais uma vez se consagrou como o pole position, a octagésima primeira do inglês na carreira. Ocon foi o primeiro dos dos últimos, com um belo sexto lugar. Por conta da punição Vettel largaria em quinto, e a primeira fila teria o finlandês Raikkonen ao lado de Lewis.

O dia claro estava claro, a pista homenageia outras dez do calendário, ou seja um palco perfeito para a possível decisão do campeonato. Ainda mais cedo, Márc Marquez, se sagrou pentacampeão da Moto GP, seria um prenúncio?

Na largada Hamilton tenta espremer Raikkonen, mas o finlandês larga bem e consegue na freada se colocar na ponta da corrida. Mais atrás Vettel força para cima de Ricciardo, escapa um pouquinho da pista, mas retorna na mesma posição. Na parta sinuosa do circuito, ainda no primeiro setor, Lance Stroll atinge com força a lateral do carro de Alonso, tirando o espanhol da corrida. 

Raikkonen larga muito bem e assume a liderança na largada.


No fim da reta oposta, Vettel apanha o vácuo de Ricciardo e o ultrapassa, porém na freada acaba espalhando e o australiano consegue dar o troco, na curva seguinte, Vettel força desnecessariamente e acaba tocando roda com roda com Ricciardo e roda na pista, caindo para décimo quarto, felizmente Ricciardo se mantém em quarto. Ainda na primeira volta, Grosjean na freada da reta oposta atinge o carro de Leclerc e danifica bastante a Sauber do monegasco. Tudo isso em uma volta.

Vettel comete mais um erro e roda após tocar em Ricciardo.

Nas voltas seguintes Raikkonen imprime um bom ritmo, mas é perseguido de muito perto por Hamilton. Verstappen que largou em décimo oitavo por conta de uma quebra no Q2, começa o seu show e na primeira volta já é o nono. Vettel também vai escalando lentamente o pelotão, passando por Sirotikin, Magnussen e Pérez.

Na volta sete, Verstappen ultrapassa Hulkenberg e se coloca em quinto. Vettel passa Ocon e se coloca em décimo.

Na passagem nove o carro de Ricciardo simplesmente apagou, o obrigando a abandonar. A bandeira amarela tremula na pista, Vettel aproveita e passa por Sainz, pulando para sexto, com a demora para a remoção do carro da Red Bull, o safety car virtual é acionado. Hamilton aproveita e para nos boxes, colocando os pneus mais duros em seu carro, e perdendo pouco tempo volta em terceiro, a frente de Verstappen. Raikkonen segue na liderança e a corrida recomeça na volta onze.  

No giro catorze, Bottas abre e Hamilton o ultrapassa. Vettel ultrapassa Hulkenberg e assume a quinta posição. Nesse cenário, Lewis não conquistaria o título, por um ponto apenas.

Com vinte giros, a estratégia da Mercedes se mostra acertada, Lewis, que estava a oito segundos de Raikkonen na saída dos boxes, pulverizou a diferença, colando em seu adversário. Raikkonen valente, resiste o quanto pode, tentando pelo menos desgastar os pneus de Hamilton. Na volta seguinte, o ritmo mais lento faz com que até Bottas se aproxime dos dois. Na reta oposta, Lewis tenta a ultrapassagem, mas Raikkonen se defende muito bem. No miolo, Hamilton tenta por fora, mas Kimi espalha na curva e tira o inglês do traçado ideal, no fim da volta Kimi para nos boxes. Agora a aposta da Ferrari é que Lewis faça uma segunda parada, senão a vitória já era.

Na volta vinte e quatro Bottas para nos boxes e volta atrás de Verstappen, que já havia parado na volta anterior. Na passagem seguinte Kimi passa Vettel e é segundo. A briga é entre Lewis e Kimi, com diferença de dezessete segundo para o inglês.

Quem diria, Vettel abrindo passagem.

Na volta vinte e sete, Vettel é ultrapassado por Verstappen no miolo final da pista, mas pouco importava pois o alemão ao fim da volta parou nos boxes. Na volta seguinte, que marca a metade da corrida, Hamilton consegue responder a Raikkonen, e mantém a diferença na casa de dezessete segundos.

No giro trinta e três, Leclerc abandona a prova com problemas por conta do toque. Raikkonen começa a tirar a diferença para Hamilton, que cai para treze segundos, mas também tem de se preocupar com Verstappen, que também está voando e tirando a diferença para o finlandês, a corrida. A corrida que estava morna após os pits, começava a se animar novamente. 

Com vinte voltas para o fim, o ritmo de Hamilton, devido as bolhas nos pneus compromete demais seu rendimento, com a diferença na casa de oito segundos, Lewis para nos boxes e volta para a pista em quarto. Raikkonen reassume a liderança, mas bem próximo dele está Verstappen.

Hamilton com os pneus em estado lastimável, uma segunda parada seria necessária.

Hamilton começa a voar, de cara já faz a volta mais rápida da corrida, e se aproxima de Bottas, que faltando dezesseis para o fim abre passagem para o "patrão".

Faltando apenas doze giros para o fim, Hamilton está a apenas seis segundos de Kimi, e Verstappen entre os dois, está a dois do líder. Mais atrás, Vettel vai se aproximando do irreconhecível Bottas, que imprima um ritmo muio aquém do que o carro permitiria.

Faltando dez para o fim, Hamilton fica a dois segundos de Max, que esta a dois segundos de Kimi. A tensão pairava no ar. A corrida fica emocionante.

Com oito giros para o fim, a diferença entre os carro já é no visual, Hamilton está a apenas três segundos de Kimi e a um pouco mais de um de Max, que por sua vez força o carro ao limite e desconta a diferença para um segundo e um décimo. A sensação é que se Lewis perder pouco tempo na ultrapassagem em Max, vencerá a corrida. Mais atrás, Vettel, com um bom ritmo, já consegue abrir a asa móvel sobre Bottas.

Com cinco voltas para o fim, Lewis já aciona o DRS em cima de Verstappen, no miolo, Max consegue levar a distância para Kimi em nove décimos e se salva do ataque de Hamilton, e o pelotão fica ainda mais junto. Na volta seguinte, sem acionar o DRS, Max tem de se defender de Hamilton.

Com três para o fim, Max erra na freada da reta oposta, Hamilton coloca do lado, Max vende caro e mantém seu carro a muito custo por fora, na curva seguinte, por dentro o holandês fica com a preferência e Hamilton cai na sujeira e espalha na curva. Raikkonen agradece e abre uma boa vantagem. Max também garante pelo menos o segundo posto já que Lewis perdeu tempo. NA volta seguinte a emoção não havia acabado, Vettel passa Bottas, que tenta o troco, mas erra e sai da pista.

A bandeirada é uma das mais bonitas da história, gente chorando, vibrando demais, público delirando com a emoção, um jejum de cento e um GP's quebrado, um recorde quebrado, já que Kimi se torna o finlandês mais vitorioso na F1, passando excelentes nomes como Rosberg (pai) e Hakkinen. Max que chega em segundo e de quebra ganhou o prêmio de piloto do dia recebeu muitos elogios da equipe, da maturidade na disputa com Lewis, e fechando o pódio Hamilton, que lutou muito, valorizou demais a conquista dos rivais, e de quebra abre mais vantagem para Vettel (setenta pontos), porém com um gosto amargo pois queria decidir o título nos EUA.

A comemoração do Homem de Gelo.
Corrida histórica e sensacional, e quebro a impessoalidade do texto para dizer que fico triste por ter usado o título Canto do Cisne para a corrida de Monza, pois essa corrida é que realmente foi o canto do final de Kimi. A seguir as notas dadas aos pilotos pelo seus desempenhos na corrida.



1o. Raikkonen - 9,5

Foi bem na qualificação, largou melhor ainda, soube se defender de Lewis com pneus novos e mais, soube ser rápido e constante para se manter a frente de carros melhores. Muitas vezes apático, hoje teve uma atuação irrepreensível.  

2o. Verstappen - 9,5

Foi o showman da corrida. Quebrou no Q2, largou bem atrás, largou bem, fugindo da confusões e com pista livre voou. Foi reconhecido pela maturidade na disputa com Lewis e pela atuação espetacular na corrida.

3o. Hamilton - 9,0

Deu show, fez pole, fez uma estratégia diferente, que talvez só tenha errado ao tardar muito para ir aos boxes e fazer o segundo pit stop. Foi combativo o tempo inteiro e não forçou nada além do razoável pois pensou no campeonato, só precisa de seis pontos em três corridas para fazer história.

4o. Vettel - 6,5

Fez o que pode na qualificação, começou bem, mas errou ainda na primeira volta, estragou novamente a sua corrida e teve de correr para minimizar seu prejuízo. Foi bem na recuperação, mas agora disse adeus de vez ao caneco.

5o. Bottas - 5,0

Só apareceu para abrir caminho ao seu companheiro de equipe, e para levar um "passão" de Vettel no fim da corrida.

6o. Hulkenberg - 7,5

Voltou a ter uma atuação muito boa, foi combativo e conseguiu um excelente resultado.

7o. Sainz - 7,0

Levou a segunda Renault aos pontos, também foi bem, mas chegou atrás de Hulkenberg, e por isso a nota um pouco menor.

8o. Ocon - 8,0

Largou bem, foi combativo, soube resistir a Pérez, fez uma ultrapassagem no grampo em Gasly sensacional e conseguiu um bom oitavo lugar, é uma pena ver um piloto tão bom ficar sem um cockpit para o próximo ano.

9o. Magnussen - 7,0

Pilotando pela equipe da casa, teve de fazer a honra da equipe já que Grosjean se envolveu em um acidente no início da corrida. Foi bem e conseguiu pontuar.

10o. Pérez - 5,5

É um bom piloto, mas que reclama demais, estava bem atrás em relação a Ocon e já queria que o companheiro abrisse caminho, levou uma punição branda por conta da vantagem que teve na largada, já que passou por fora seus adversários.


A próxima corrida, e provável decisão, será na próxima semana, no México, nos encontramos lá.












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