domingo, 24 de junho de 2018

REGRESSO A FRANÇA, REGRESSO A LIDERANÇA.

O mágico universo da F1 regressa a França, após mais de dez anos afastado do país que tem vínculos tão estreitos com a categoria. O palco escolhido foi o tradicional circuito de Paul Ricard, e que há mais de vinte anos não recebia uma corrida da categoria máxima do automobilismo.

A reta Mistral, uma das mais longas da F1.


Quem chegou cheio de moral na pista foi Fernando Alonso, que na semana anterior conquistou a ao lado de Buemi e Nakajima as 24 Horas de Le Mans, talvez a mais importante corrida do automobilismo. Nos treinos livres o domínio da Mercedes, especialmente de Hamilton foi absoluto, sendo muito, mas muito mais rápido do que os seus adversários. 

Na qualificação o ânimo de Alonso se esvaiu ao ser eliminado do Q1, para ser absolvido de qualquer culpa, seu companheiro de equipe Vandoorne também foi limado do Q1, ou seja, a Mclaren não está nada bem, e os problemas são maiores do que a mudança de motores indicava no início do ano. No Q2 a Ferrari se aproximou das Mercedes e conseguiu se colocar entre Hamilton e Bottas, dando um alento para a equipe de Maranello, mas o grande nome do Q2 foi Leclerc, que levou a Sauber ao Q3 pela primeira vez no ano, superando as Force India e a Renault de Hulkenberg. No início do Q3, um dos pilotos da casa, Romain Grosjean, atinge com mais força uma das zebras e acaba rodando, indo bater no muro de pneus, apesar da batida não ser grave, foi o suficiente para que o piloto abandonasse a sessão. Depois de alguns minutos a sessão se reinicia e Hamilton faz a pole position e tem ao seu lado o finlandês Bottas,  seu companheiro na Mercedes. Vettel fecha o dia em terceiro e Verstappen em quarto. A corrida prometia.

A largada acontece com muita emoção, Vettel larga bem e coloca o carro a frente de Bottas, mas fica encaixotado por Hamilton, na freada, a Ferrari perde o ponto e acaba atingindo o carro de Bottas, o finlandês tem o pneu furado e cai para último no grid. Vettel fica sem bico e com a corrida comprometida. Mais atrás, Pierre Gasly atropela Ocon na parte sinuosa do circuito e é fim de prova para ambos, justo eles dois franceses, correndo em casa. O safety car é acionado, Vettel para nos boxes e faz reparos, e coloca pneus macios, ou seja, os mais duros disponíveis na corrida. Outros pilotos do fundo do pelotão tais como Alonso aproveitam e também param nos boxes.

A largada foi péssima para Bottas e Vettel.


A relargada acontece na volta 6 e Lewis Hamilton dispara na ponta. A surpresa é a Renault, equipe da casa, com Sainz em terceiro e próximo a Verstappen. Vettel e Alonso se estranham no fundo do pelotão e o espanhol acaba rodando.

Enquanto Hamilton vai fazendo voltas mais rápidas seguidamente, Vettel vai escalando o pelotão, passando Ericsson, Hartley e Vandoorne. Bottas mais lentamente também vai se recuperando e avançando. A frente, Raikkonen consegue passar Leclerc.

No giro dez, o ritmo de Sainz começa a cair e ele é ultrapassado por Ricciardo e logo em seguida por Raikkonen.  A corrida é movimentada, com boas disputas.

Vettel recebe uma punição de 5 segundos a serem adicionados em seu tempo, por isso mesmo o piloto alemão acelera o que pode e faz boas ultrapassagens em Hulkenberg, Leclerc e Magnussen. Na frente, Hamilton, soberano, continua sendo o mais rápido da pista e já abria cinco segundos para Verstappen. Bottas, mais discreto em sua recuperação, era o décimo colocado na volta vinte.

Na passagem vinte e cinco, as posições se estabilizam na pista e os pilotos começam a parar nos boxes, quem puxa a fila é Max Verstappen. Outros também param, e ao mesmo tempo a meteorologia informa que a previsão de chuva para o fim da corrida, se houver chuva, Vettel volta para a corrida.

Quando Ricciardo sai dos boxes ele perde a posição para Vettel, mas com pneus muito mais novos. Mais a frente na corrida, na volta trinta e três das cinquenta e três previstas, é a vez de Hamilton parar nos boxes. Hamilton ainda volta em primeiro e caminha tranquilamente para a vitória.

Ricciardo consegue passar por Vettel, porém o alemão se mantém em quarto pois Raikkonen parou nos pits. Ao retornar a pista, com um ritmo muito superior, Raikkonen consegue ultrapassar Vettel. Bottas e Vettel, com pneus muito desgastados, acabam preferindo parar nos boxes. Mesmo cumprindo a punição dos cinco segundos o piloto da Ferrari volta em quinto. Minimizou bem o prejuízo que poderia ser muito maior.

Faltando menos de dez voltas para o final, Raikkonen começa a se aproximar de Ricciardo, e a disputa pelo pódio fica em aberta. A disputa entre os dois é intensa, Ricciardo se defende bem, mas o ritmo de Raikkonen era muito melhor e consegue a ultrapassagem na entrada da curva oito.

Com três voltas para o fim, Sainz com problemas no carro perde muita potência e acaba perdendo a sexta posição para Magnussen e a sétima para Bottas, o prejuízo só não foi maior pois Lance Stroll devido a um furo de pneu acaba indo para o muro e o safety car virtual é acionado. A corrida acaba em bandeira amarela, com a vitória, Hamilton reassume a liderança do campeonato e volta a jogar uma enorme pressão sobre a Ferrari e Vettel.

O retorno do GP da França teve uma boa corrida, que honrou esse traçado rápido e muito bonito. Agora ninguém pode relaxar muito pois ainda teremos duas corridas seguidas, Áustria no Red Bull Ring e depois no mítico traçado de Silverstone na Inglaterra.

Hamilton curte o momento e conquista uma vitória brilhante.


Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo desempenho na corrida.


1o. Hamilton - 10,0

O piloto inglês reinou soberano o fim de semana inteiro, do primeiro treino até a última volta. Lewis reconquista a ponta da tabela, e com as novas atualizações da Mercedes e possível deslumbrar um favoritismo ao titulo.

2o. Verstappen - 9,0

Foi bem na qualificação e na corrida, rápido e constante, superando, e bem o seu companheiro de equipe. Isso é o que se espera de um piloto de ponta, aspirante a campeão.

3o. Raikkonen - 9,0

Foi apático na qualificação, mas bem na corrida, soube capitalizar com o incidente entre Vettel e Bottas, e depois, com perícia, ultrapassou Ricciardo. Foi um bom fim de semana do finlandês que já sente a pressão dos resultados para se manter na Ferrari.

4o. Ricciardo - 7,0

Discretíssimo na qualificação e na corrida. O mal desempenho pode ter sido o acaso de uma corrida em uma pista desconhecida ou será que já é a intenção de mudar de equipe na próxima temporada?

5o. Vettel - 7,0

Fez o possível na qualificação e na corrida, porém o resultado frustrante é fruto de sua precipitação na largada. O prejuízo poderia ter sido pior. Vale ressaltar que no pós corrida, Vettel reconheceu seu erro, o que mostra a grandeza do piloto em reconhecer o erro.

6o. Magnussen - 7,5

Uma excelente corrida de Kevin Magnussen, soube ser rápido e conquistar as posições quando possível, um resultado excelente, ainda mais se comparado com o experiente Grosjean, seu companheiro de equipe.

7o. Bottas - 6,0

O finlandês foi atingido por Vettel e caiu para último no grid, mas se compararmos o desempenho de ambos após a saída do safety car é nítido que ele não fez todo o possível para a sua recuperação, ainda mais que a Mercedes tinha mais carro do que a Ferrari.

8o. Sainz - 7,5

Fez uma boa excelente corrida, poderia ter sido o sexto se não fosse um problema no seu carro no fim da corrida, mas também poderia ter ficado fora dos pontos se não fosse o safety car virtual no fim da corrida. O que chama a atenção foi o ritmo muito superior ao de Hulkenberg, que é um piloto rápido.

9o. Hulkenberg - 6,0

Foi mal na qualificação e estava mal na corrida, mas lentamente foi se recuperando e chegou aos pontos. Ficou devendo um pouquinho nessa corrida.

10o. Leclerc - 7,0

O monegasco fez a Sauber ir ao Q3, e ficou na zona de pontos a corrida inteira, infelizmente o carro ruim o fez perder ritmo no fim da prova, mas o que importa é o ponto precioso. Charles é piloto da Ferrari, e talvez já mereça uma oportunidade na equipe.






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