domingo, 1 de julho de 2018

VITÓRIA DA EQUIPE DA CASA.

O fantástico mundo da F1 desembarca em Spielberg na Áustria para a nona etapa do Mundial 2018. O circuito de Red Bull Ring é caracterizado por ser rápido, curto para os padrões da F1 e seletivo. O campeonato com Hamilton na liderança promete uma reação de Vettel e a dona da casa, a Red Bull, também promete força para buscar mais uma vitória no ano.

Nos treinos um domínio das Mercedes, especialmente de Hamilton, uma dor de cabeça para concorrência que deve correr atrás do prejuízo. Já na classificação os dez carros das cinco equipes mais rápidas dominam o Q3, Mercedes, Ferrari, Red Bull, Haas e Renault. Na primeira tentativa de volta rápida, com pneus ultramacios o pole provisório é Bottas, meio segundo a frente de Hamilton e das Ferrari. Após as primeiras tentativas se ouve no rádio uma discussão entre Verstappen e Ricciardo, mostrando que o clima na equipe não é dos melhores entre eles. E na última tentativa de cada piloto Bottas consegue melhorar, e graças a isso fica a apenas 019 milésimos a frente de Hamilton, conquistando a pole position. Vettel consegue melhorar e fica em terceiro, com Raikkonen em quarto. Em quinto Max Verstappen e a surpresa em sexto lugar é a Haas de Romain Grosjean. O favoritismo da Mercedes é evidente nessa fase do campeonato e a chance de vitória de Hamilton é enorme. Para piorar, após a classificação, Vettel é punido com a perda de três posições por ter fechado Pérez em sua volta rápida no Q2, ou seja, Vettel cai para sexto no grid, largando atrás de Grosjean e a frente de Ricciardo.

Antes da largada Alonso que sofreu com seu carro na classificação prefere largar dos boxes após trocar vários componentes do carro. Na largada Raikkonen pula muito bem e se coloca lado a lado com as Mercedes na primeira curva, Bottas recolhe e perde duas posições, Raikkonen pressiona Hamilton, mas na curva três acaba errando, saindo da pista e quando volta tem de fechar a porta para Verstappen, na curva seguinte, por fora Bottas aproveita e passa os dois, Raikkonen logo em seguida perde a posições para Vesrateppen. Mais atrás Vettel até larga bem, porém fica encaixotado na curva um e perde tempo, sem velocidade na retomada acaba perdendo tempo e perde as posições para Ricciardo, Magnussen e Hulkenberg.

A boa largada de Raikkonen tumultuou o grid


Em poucas voltas Vettel consegue se recuperar e reconquista a sexta posições, se aproximando de Ricciardo. A frente, Hamilton vai fazendo sucessivas voltas mais rápidas, abrindo uma boa vantagem na liderança e rumando para uma vitória fácil.

No décimo segundo giro o motor de Hulkenberg estoura e o piloto da Renault, que estava entre os dez primeiros abandona. 

O motor da Renault estoura e deixa o incrível Hulk na mão.


Duas voltas depois é a vez de Valtteri Bottas abandonando com problemas no câmbio, mais um golpe de azar do piloto pole position da corrida. O virtual safety car é acionado e os pilotos da frente param nos pits, exceto Hamilton. Os pilotos colocam os pneus mais duros disponíveis para irem até o fim da corrida. Hamilton terá que voar na pista para voltar em primeiro.

Os pilotos antecipam seus pit stop e complicam Hamilton.


Na volta vinte, Raikkonen erra novamente na curva três, Ricciardo se aproveita disso e cola no carro da Ferrari, e na freada da curva quatro ele faz a ultrapassagem. O aniversariante do dia consegue se colocar com chances de reais de pódio.

No giro vinte e cinco, sem conseguir aumentar a diferença, Hamilton para nos boxes e retorna em quarto a frente de Vettel. A corrida muda completamente. 

Lewis volta a frente de Vettel, pelo menos naquele momento.


Na passagem vinte e nove Leclerc ataca Stroll, por dentro, por fora e o piloto da Williams se defende muito bem, mas na volta seguinte, na freada da curva três o jovem sensação surpreende Stroll e conquista a décima quarta posição.

A corrida fica interessante com Hamilton chegando em Raikkonen e Ricciardo. O piloto da Red Bull com uma bolha no pneu traseiro esquerdo perde desempenho, fazendo com que até Vettel chegue no pelotão. No giro trinta e oito Raikkonen passa por Ricciardo que é obrigado a parar nos boxes e dá adeus ao pódio, pelo menos fica entre os cinco primeiros.

Na volta trinta e nove Vettel se joga para cima de Hamilton e faz a ultrapassagem. A corrida desastrosa da Ferrari e do alemão vira como um passe de mágica.

Vettel joga duro e ultrapassa Lewis.


Depois de algumas voltas a Mercedes de Hamilton começa a se recuperar e o piloto inglês começa  a pressionar Vettel, o alemão se quiser se recuperar no campeonato deve ficar a frente a todo custo.

Após quarenta e oito das setenta e uma voltas, é a vez de Vettel e Hamilton se aproximarem de Raikkonen, o  desgaste dos pneus nos carros é acentuado, mas parece que a Ferrari consegue lidar melhor com isso.

Na passagem cinquenta e dois Lewis Hamilton para nos pits, e volta atrás de Ricciardo. Com mais de vinte segundo atrás das Ferrari, o inglês não pode perder tempo com o australiano. e quando vai fazer a ultrapassagem, Ricciardo abandona com problemas no motor.

Hamilton vai dando o seu show particular e vai fazendo consecutivas voltas mais rápidas, tentando se aproximar dos seus adversários diretos. Mais a frente Raikkonen e Vettel também vão se aproximando de Verstappen. No pelotão do fundo, quem chama a atenção é Alonso, em décimo primeiro lugar, após largar dos boxes.

Faltando dez voltas para o fim Pérez ultrapassa Ocon, que deixou pois está com problemas nos pneus. Na volta seguinte, com problemas de potência é a vez de Hamilton abandonar a corrida.


Com o abandono de Hamilton e as ultrapassagens em Leclerc e Gasly, Alonso pula para oitavo lugar, sensacional esse espanhol. Padece em uma equipe fraca, mas seu talento é monstruoso.

Lewis dá adeus a corrida e a liderança do campeonato.
Nas últimas três voltas a Ferrari se acomoda e Verstappen leva a Red Bull a vitória no circuito casa da equipe. Os três primeiros cruzam na mesma cena a linha de chegada uma volta a frente do quarto lugar. Verstappen conquista a sua quarta vitória na carreira e de quebra passa Ricciardo na tabela de pontos. O mar laranja, cor predominante da Holanda, se agita e enlouquece na Áustria, uma festa linda para coroar uma das corridas mais emocionantes dos últimos anos, quiçá a melhor desse ano. A Ferrari também comemora, Raikkonen também passa Ricciardo na tabela e faz uma boa corrida, combativo e eficiente, como a muito não se apresentava e Vettel, que retoma a liderança da temporada por um ponto de frente para Hamilton, porém a próxima corrida é em Silverstone, casa de Lewis. O quarto lugar Grosjean também comemora muito, seu melhor resultado no ano de longe.

Um pódio em que todos estão felizes por diversos motivos.


A Ferrari apesar de discreta em desempenho, retoma a liderança dos construtores graças aos abandono dos carros da Mercedes, 247 pontos contra 237, mas para serem campeões vão precisar melhorar e rápido. a próxima corrida é na semana que vem na Inglaterra, e promete boas disputas e sede de recuperação da Mercedes, especialmente Hamilton.

Abaixo a nota dada aos pilotos pelo seu desempenho na corrida.

1o. Verstappen - 9,5

 Foi bem, mas não brilhante na classificação, foi contido na largada, mostrando amadurecimento e soube imprimir um bom ritmo na corrida, e principalmente sem erros, venceu de maneira primorosa.

2o. Raikkonen - 8,5

Talvez o melhor fim de semana do finlandês no ano. Se classificou bem, largou bem, errou é verdade, mas foi combativo e rápido o tempo inteiro, chegando a flertar com a vitória. De quebra passou a ser o recordista em voltas mais rápidas em corrida, com quarenta e seis.

3o. Vettel - 7,0

Se classificou bem, mas jogou fora a boa posição com a punição por sua desatenção. Largou mal, custou a se recuperar, porém soube ser combativo, obrigando Hamilton a forçar o ritmo, que pode ter sido determinante para o abandono do inglês.

4o. Grosjean - 8,5

O primeiro dos outros. Foi correto e eficiente o fim de semana inteiro. Não é preciso destacar que é um piloto muito rápido, o que complica Grosjean muitas vezes é o impulso inconsequente, não a falta de talento.

5o. Magnussen - 8,0

Chegou atrás de seu companheiro de equipe, entretanto também foi muito rápido e eficiente na corrida. O fim de semana da Haas foi maravilhoso.

6o. Pérez - 7,5

Começou discreto na corrida, porém foi avançando, colhendo posições graças aos abandonos e conseguiu um belo sexto lugar.

7o. Ocon - 7,0

Se destacou no início da corrida, mas sofreu com os pneus no fim, pelo menos conseguiu uma boa posição para a equipe que vive dias tenebrosos devido a gestão de Vijay Mallya.

8o. Alonso - 9,5

Talvez merecesse o prêmio de piloto do dia. O carro era ruim, largou dos boxes, estava sem ritmo, e ainda assim conseguiu pontuar razoavelmente bem. É um piloto muito acima do carro que tem infelizmente.

9o. Leclerc - 8,0

O piloto sensação também fez uma boa corrida e conquistou pontos preciosos, de quebra chegou a frente de seu companherio de equipe.

10o. Ericsson - 7,0

Levar o carro da Sauber aos pontos chega a ser um feito, e mesmo chegando atrás de Leclerc, é preciso reconhecer o feito de Ericsson também.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...