domingo, 8 de abril de 2018

O MILAGRE DOS PNEUS DE VETTEL.

O GP do Barein foi cercado de expectativas para se ter a real noção da força das principais equipes da F1 no momento: Mercedes, Ferrari e Red Bull. Na etapa australiana, o safety car mudou o rumo da corrida completamente, e fez com que Sebastian Vettel assumisse a liderança e ganhasse o GP.

O duelo entre Hamilton e Vettel, tão aguardado, pelo menos na classificação foi adiado. Por conta de uma troca de peça no carro, Lewis perdia cinco posições no grid, abrindo caminho para que a Ferrari fizesse a pole position.

Na classificação, Vettel superou a Raikkonen, largando assim na posição de honra. Bottas, que poderia ter atrapalhado a vida da equipe de Maranello, ficou apenas em terceiro. Ricciardo foi o quarto, e novamente, bem distante das duas equipes rivais. A surpresa do dia foi a Toro Rosso com Pierre Gasly na quinta posição, um resultado excepcional. Confirmando o bom desempenho do carro, Kevin Magnussen da Haas ficou em sexto. Mais atrás, Lewis Hamilton por conta da punição será o nono, Fernando Alonso, que se destacou na corrida passada ficou com a décima terceira posição e Max Verstappen, que bateu no início do Q2 ficou com a décima quinta posição. Com Hamilton e Verstappen mais ao fundo do grid, emoção não faltará no início da corrida.

A batida de Max Verstappen acaba com suas chances de uma boa posição no grid.


Na largada aconteceu de tudo um pouco. Vettel larga bem e se mantém a frente, Bottas consegue ultrapassar Raikkonen e assume a segunda posição. Mais atrás, Hamilton até parecia largar bem mas acaba encaixotado pelo carro de Magnussen e acaba ficando em nono. Apesar da largada agitada não houve contato entre os pilotos. Ainda na primeira volta Fernando Alonso surpreendente e passa Hamilton. Pérez é tocado por Hartley e acaba rodando mas continua na corrida.

Na segunda volta da corrida o carro de Ricciardo estaciona o carro com problemas. O atual campeão Lewis Hamilton, cauteloso começa a ser pressionado e acaba sendo atacado por Max Verstappen, que consegue, entretanto os dois carros acabaram se tocando e o pneu traseiro de Max acaba estourando. O desespero da Red Bull é imenso, em uma volta seus dois carros abandonam a corrida. O safety car virtual é acionado para a remoção do carro de Ricciardo.

O arrojo de Verstappen dessa vez cobrou o seu preço contra ele.


Na volta cinco a corrida recomeça, Vettel consegue imprimir um bom ritmo e abre vantagem para Bottas. Hamilton com mais ritmo passa por Alonso e na abertura da volta seguinte passa de uma só vez, Ocon e Hulkenberg de maneira espetacular. O inglês começa a mirar em Magnussen.

No giro oito, Hamilton que já havia passado Magnussen, também passa Gasly e se coloca em quarto, porém longe dos ponteiros. Mais atrás Alonso começa a pressionar Magnussen e Hulkenberg.

O jovem Gasly foi considerado pelo público o Piloto do Dia.


A partir da décima passagem, alguns pilotos já começam a rodada de pit stop. as estratégias que se formam são diferenciadas, Alonso por exemplo, parte para uma única parada. A direção de prova pune Hartley com dez segundos pelo toque no carro de Pérez, compremetendo de vez a corrida da outra Toro Rosso.

No giro catorze, Vettel que começava a perder ritmo, para nos pit, nas voltas seguintes Raikkonen e Bottas também param, porém Bottas com pneus mais duros irá até o fim da corrida.

Na volta vinte e cinco, Hamilton que não havia parado começa a segurar Vettel, com pneus mais novos. Na abertura da volta seguinte, com o DRS ativo, Vettel passa e abre vantagem rapidamente. O problema é que Bottas com pneus médios não deixa a distância crescer muito.

Na volta trinta e seis, Raikkonen para nos pits, porém na saída dos pits ele acaba acertando a perna de um dos mecânicos, que não havia conseguido fazer a troca. Um desastre para a Ferrari que vê seu piloto abandonar. O problema reflete para Vettel que se vê obrigado a atrasar o seu pit stop em várias voltas.

O acidente foi marcado pela forte imagem do pneu de Raikkonen quebrando a perna do mecânico.


Sem conseguir uma vantagem satisfatória, Alonso para nos pits na volta quarenta e um, e tentar assim passar Hulkenberg. . Por sua vez, o piloto da Renault passa por Ericsson e assume a sexta posição.

A corrida fica em compasso de espera faltando quinze voltas para o final. Vettel em teoria, iria parar porém a pouca vantagem para Bottas o faz ficar na dúvida. Hamilton, que com certeza não iria parar começa a se aproximar dos dois. Mais atrás, Alonso passa Ericsson e assume a sétima posição.

Com muito trânsito a frente, Hamilton perde tempo, e faltando dez volta para o fim parece que a decisão de parar novamente da Ferrari foi adiada pelo risco de se perder a posição para Bottas e Hamilton. Bottas então começa a acelerar para tentar se aproximar de Vettel. A diferença volta a volta começa a cair.

Com apenas seis giros para o fim, Bottas vem tirando quase um segundo por volta e faz a diferença cair para menos de quatro segundos. Com cinco voltas restantes a diferença cai para menos de três segundos. A verdade é que Bottas vai chegar em Vettel. O drama da Ferrari era grande.

Vettel sendo implacavelmente perseguido por Bottas.


Faltando três voltas para o fim, Bottas consegue baixar a diferença para menos de dois segundos, e pressiona Vettel a ir no limite, com pneus extremamente gastos.

Com apenas duas voltas para o fim, Vettel faz um trecho espetacular e evita que Bottas abra a asa na reta, porém Bottas continua a se aproximar e a diferença cai para menos de um segundo.

Na abertura da última volta, Bottas abre a asa e tenta a ultrapassagem, Vettel se defende. Na reta oposta Bottas tenta se aproximar para o último ataque. Sensacionalmente Vettel cruza a linha de chegada em primeiro, vitória de campeão. Foram trinta e seis voltas de pneus médios de Bottas, contra trinta e oito de pneus macios de Vettel. Um milagre de Vettel. Hamilton cruza a linha de chegada em terceiro a apenas sete segundos de ambos. Pierre Gasly conquista um quarto lugar estupendo para a Toro Rosso, e faz a Honda ganhar destaque, que começou muito mal na Austrália. Magnussen ficou em quinto, Hulkenberg em sexto, Alonso em sétimo, Vandoorne em oitavo, Ericsson em nono e Ocon em décimo.

A justa comemoração de Vettel.

Uma corrida para ficar na memória dos fãs da F1 para sempre, a festa no circuito de Sakhir foi merecidíssma a todos os pilotos. Finalmente depois de muito tempo, a F1 tem uma corrida que lembra os seus velhos tempos.

Após a corrida foi relatado pelo Ferrari que o mecânico que se feriu nos boxes se chama Francesco e ele acabou tendo duas fraturas na perna. Como consolo, a equipe de Maranello dedicou a vitória ao mecânico.

Que venha a China na próxima semana, que venham mais corridas assim.


Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo seu desempenho na corrida.

1o. Vettel - 10,0

É raro ver um piloto ganhar dez, até porque faltou a volta mais rápida da corrida, mas seu esforço monumental e uma corrida sem erros, fizeram com que ele merecesse essa nota. A borracha de seu carro ter durado tanto em um ritmo tão forte, foi algo notável, com um uma pitada de desespero. Duas vitórias em duas corridas mesmo não tendo o melhor carro do grid. Precisa aproveitar esses pontos ao máximo para tentar conquistar o título no fim do ano.

2o. Bottas - 8,5

Fez uma classificação razoável mas compensou com uma boa largada. Conseguiu acompanhar Vettel de perto mas faltou um pouco de ímpeto para buscar a vitória pois possuía pneus em melhores condições.

3o. Hamilton - 8,5

Com a punição de cinco posições no grid acabou um pouco desmotivado para buscar uma posição melhor no grid na classificação, porém mostrou maturidade em não se envolver em nenhuma confusão, nem quando "convidado" por Verstappen. Conseguiu se recuperar com uma boa estratégia e flertou com a vitória. Como bônus fez, até o momento, a ultrapassagem do ano.

4o. Gasly - 9,5

O francês se destacou na classificação com um belo quinto lugar, na corrida foi correto, mostrou um bom ritmo, não se envolveu em disputas tolas e foi premiado com um quarto lugar. De quebra ganhou o prêmio Piloto do Dia.

5o. Magnussen - 8,0

O resultado que falhou na Austrália chegou com duas semanas de atraso no Barein. O piloto foi muito rápido e combativo, e pode se orgulhar do resultado pois nem seu companheiro de equipe o francês Romain Grosjean aliviou para ele.

6o. Hulkenberg - 7,0

Fez uma boa corrida e uma disputa particular até o meio da prova contra Alonso. O carro é bom, o motor também, só falta ganhar mais ritmo para a equipe poder alçar vôos mais altos.

7o. Alonso - 6,5

Largou em décimo terceiro e chegou em sétimo. Conseguiu ser combativo a corrida inteira, o carro se mostrou um pouco mais rápido nas retas mas ainda falta ritmo para ele e a equipe conseguirem algo mais do que pontuar nas corridas.

8o. Vandoorne - 6,5

Foi literalmente o escudeiro de Alonso, sempre se mantendo próximo do companheiro de equipe porém em nenhum momento chegou a realmente ter chances de ultrapassar o espanhol. O resultado acaba sendo bom pela corrida confusa que foi no pelotão de trás.

9o. Ericsson - 8,0

Talvez não tenham destacado como deveriam essa posição de Ericsson mas o resultado foi espetacular. A Sauber talvez seja o pior carro do grid e mesmo assim ele conseguiu superar as Force India, as Williams e outros rivais mais poderosos. O sueco não é uma grande piloto mas hoje fez por merecer seu lugar no grid da F1.

10o. Ocon - 6,0

Pontuar é bom sempre, mas é triste ver a queda súbita da Force India. Ocon conseguiu não se envolver em acidentes apesar de sempre estar em disputas, que muitas vezes o fizeram perder segundos precisos. Mas chegar a frente de seu companheiro de equipe é sempre bom.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...