domingo, 15 de abril de 2018

DEU CANGURU NA CHINA


A terceira etapa do mundial da F1 desse ano acontece no circuito chinês de Shangai, uma pista com curvas de baixa velocidade e uma gigantesca reta no último setor do circuito. A Ferrari, muito empolgada com as duas vitórias seguintes tenta manter a boa forma e aproveitar a maré para se distanciar das Mercedes. Por outro lado, a Mercedes que teve dois reveses muito em conta das circunstâncias, vinha animada para retomar a sua hegemonia.

Nos treinos livres, tudo certo para os carros prateados alemães, com Hamilton à frente do pelotão, até com certa folga. Mas nada como um dia após o outro. Na qualificação, a Ferrari melhorou seu desempenho, se aproveitou do tempo mais frio e cravou a pole position com Vettel e o segundo lugar com Raikkonen. A Mercedes, restou o terceiro e quarto lugares, um perplexo Hamilton, se deixou tomar pelo desânimo e se contentou com o quarto posto, até porque, as Red Bull de Verstappen e Ricciardo ainda não são páreos para os ponteiros. No pelotão intermediário a brincadeira foi mais animada, e Nico Hulkenberg levou a Renault para o sétimo lugar. Um inspirado Sérgio Pérez, conquistou com a Force India o oitavo lugar. Sainz com a outra Renault é o nono na grelha de largada e Romain Grosjean fecha o grupo dos dez primeiros.

Após uma volta espetacular, Vettel conquista a pole position no traçado chinês.


No dia da corrida a temperatura ambiente estava em torno dos vinte graus, bem melhor do que a qualificação, pois a temperatura estava em torno de treze graus. Melhor para a Mercedes, que não conseguiu aquecer adequadamente os pneus na qualificação, mas durante as cinquenta e seis voltas da corrida, a equipe alemã teria boas chances de recuperação.


Na largada Vettel joga duro com Raikkonen, pensando talvez em prejudicar por tabela Hamilton que estava atrás de Kimi. Bottas que nada tinha a ver com isso conseguiu pular para segundo. Verstappen, sempre muito arrojado, consegue passar Hamilton na primeira curva e depois ultrapassa Raikkonen. Mais atrás, Pérez acaba largando muito mal e cai de oitavo para décimo terceiro. 

Vettel com muita determinação e sem remorso jogou duro contra Kimi.


Na terceira volta, quando o DRS é liberado, Vettel já havia conseguido abir mais de dois segundos e meio de vantagem para Bottas. Raikkonen, o fiel escudeiro, segurava como pode a pressão de Hamilton.

Após sete giros a distância entre Vettel e Bottas fica estagnada na casa dos dois segundos e meio. De emoção nesse momento da prova, só a ultrapassagem de Magnussen em Grosjean.

Na décima primeira passagem Brendon Hartley foi o primeiro a parar nos boxes. No pelotão intermediário Alonso pressionava Grosjean pela décima posição. Os dois faziam a melhor disputa da corrida. 

Na volta treze, o primeiro a parar entre os dez primeiros foi Carlos Sainz, a Renault com os dois carros entre os primeiros fazia uma excelente corrida. Vettel, com muito custo, consegue colocar a distância para Bottas em três segundos, e quase treze para Hamilton.

A boa fase da Renault se mostrou em pista.


No giro quinze, as Renault, que já haviam parado, abrem caminho com facilidade, passada por Toro Rosso, Williams e Sauber. 

Na volta dezoito, Verstappen e Ricciardo param nos pits, na mesma volta, e colocam os pneus mais duros. A Mercedes reage e na volta seguinte é a vez de Hamilton parar nos boxes. A estratégia serve para Hamilton conseguir ficar a frente de Ricciardo pelo menos.

Na volta vinte é a vez de Bottas parar nos boxes, e na volta seguinte a Ferrari chama Vettel, o problema é que a reação demorou e a Mercedes de Bottas assume a ponta. O líder é Kimi Raikkonen, que não havia parado ainda.

A impressão foi que a estratégia da Ferrari para Vettel foi mais arriscada do que o necessário. A diferença entre eles após vinte e três voltas era de um pouco mais de um segundo. Quem se beneficiou com os pits foi Hamilton que começava a ser sistematicamente o piloto mais rápido da pista.

Na volta vinte e seis Bottas chega em Kimi, e Vettel finalmente ficava a menos de um segundo de Bottas. O piloto da Mercedes tenta uma primeira mas não consegue, mas na segunda ele consegue. Raikkonen após ser superado deixa Vettel passar, na grande reta Vettel abre a asa móvel mas Bottas consegue se manter a frente. Raikkonen finalmente para fazer seu pit stop.

Bottas com muito arrojo e coragem passa Kimi e se defende bem de Vettel.


Após a metade da corrida os primeiros são: Bottas, Vettel, Verstappen, Hamilton, Ricciardo e Kimi.

Na volta trinta Gasly, otimista demais, tenta forçar uma ultrapassagem em Hartley, seu companheiro de equipe e os dois acabam se tocando e se enroscando. Enquanto isso as imagens de TV mostram os pneus de Bottas quase se deteriorando muito rapidamente. O safety car por conta dos detritos é acionado. A Red Bull muito sagazmente chama seus pilotos para trocarem de pneus. Com isso Verstappen volta em quarto, a frente de Raikkonen.

A situação com o safety car ficou a seguinte, se para Bottas ajudou a conservar os pneus, por outro lado aproximou todos os outros dele. Hamilton em terceiro ficou na mesma situação, colou nos ponteiros mas teria atrás dele pilotos rápidos com pneus mais novos.

O safety car se recolhe na volta abertura da volta trinta e seis. Bottas relarga bem, mais atrás Alonso e Grosjean fazem um disputa emocionante pelo nono lugar. 

Na volta seguinte Ricciardo começa a pressionar Raikkonen, assim como Verstappen se aproxima de Hamilton. No fim da reta Ricciardo consegue a ultrapassagem. Mais atrás Pierre Gasly é punido pelo incidente que causou.

Ricciardo passa Raikkonen e volta para a briga da corrida.


Verstappen por fora consegue colocar o carro do lado de Hamilton, mas para evitar o contato ele acaba pegando a sujeira e saindo da pista. Ricciardo consegue passar Max e parte para cima de Hamilton.


Na volta quarenta, Ricciardo mergulha corretamente e passa Hamilton, e imediatamente parte para cima de Vettel.

Faltando quinze giros para o final, Ricciardo faz a volta mais rápida da corrida. Mais atrás, Verstappen ultrapassa Hamilton finalmente. Na mesma volta Ricciardo passa por Vettel, que vende caro a posição. A corrida pegava fogo nesse momento.

Ricciardo começava a pressionar Bottas. Verstappen imprudentemente, atinge o carro de Vettel e complica a corrida do alemão. Segundo erro de Verstappen na corrida.

Mais a frente, Ricciardo consegue passar Bottas, com muito arrojo e assume a ponta da corrida. Raikkonen também consegue passar Hamilton. Com Vettel em sétimo, mas com a provável punição de Verstappen, indo para sexto o prejuízo seria minimizado.

Faltando dez voltas para o fim Ricciardo abre um mundo de vantagem para Bottas e se consolida na frente. Verstappen chega em Hamilton. Na volta seguinte e o piloto holandês passa sem resistência por Hamilton.

Com seis giros para o fim o duelo pelo segundo lugar é finlandês, Bottas contra Raikkonen. Na volta seguinte Raikkonen começa o ataque mais incisivo. 

Mais atrás o desempenho de Vettel despenca tanto que até Alonso se aproxima da Ferrari. Vettel com três voltas para o fim fica em um situação crítica.

Com duas voltas para o final, o trio Bottas, Raikkonen e Bottas se forma. Alonso mais atrás ganha a posição de Vettel, com direito a arrojo e um leve toque. 

Alonso, joga pesado para passar Vettel.


Ricciardo, com muita alegria comemora muito a vitória, com Bottas em segundo e Kimi em terceiro. O resultado para Vettel ficou longe do esperado mas não chegou a ser catastrófico devido ao desempenho ruim de Hamilton.


A emoção de quem venceu merecidamente.


Na tabela de pontos, Vettel ainda é o líder, com nove pontos de frente para Hamilton, mas para quem se imaginou a uns vinte pontos de folga, o resultado de hoje complicou a sua vida. Hamilton após três corridas, tendo o melhor carro não conseguiu vencer, acendendo o sinal de alerta para a Mercedes. A próxima corrida é daqui a duas semanas nas ruas do Azerbaijão. Até lá, muito irá se falar da corrida de hoje por conta das polêmicas.

Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo seu desempenho na corrida.

1o. Ricciardo - 9,0

Largou apenas em sexto, mas fez uma corrida muito segura e soube mostrar inteligência e oportunismo para conquistar essa vitória. 

2o. Bottas - 8,0

Teve a corrida nas mãos, porém faltou estrela para o finlandês, que apesar e tudo vem se mostrando muito melhor em desempenho esse ano do que no ano anterior, dando até um calorzinho em Hamilton.

3o. Raikkonen - 7,5

A estratégia, junto com a sorte possibilitaram esse bom resultado. Do ano passado para esse Raikkonen também se mostra muito mais rápido e motivado.

4o. Hamilton - 6,0

Apático. Chegou a frente de Vettel em um golpe de sorte, da mesma maneira que perdeu na Austrália pela falta dela. A sorte reequilibrou a balança da temporada, mas ainda assim, Hamilton está devendo.

5o. Verstappen - 5,5

Foi o protagonista da corrida. Teve a chance de ganhar a corrida mas errou quando estava pressionando Hamilton. Teve a chance de pódio, mas errou e prejudicou Vettel. A direção de prova foi até benevolente com a punição a Max, dez segundos saíram de graça pela barbeiragem que fez. 

6o. Hulkenberg - 7,5

Fez um fim de semana maravilhoso, tirou tudo que pode do carro e chegou na melhor posição possível. Voltou aos velhos tempos de incrível Hulk.

7o. Alonso - 8,0

Saiu do décimo terceiro lugar para o sétimo, assim como Raikkonen, Alonso se valeu da estratégia e da sorte para sair de Shangai com mais um resultado expressivo. Ouso dizer que juntamente com Vettel, Alonso é o grande nome da temporada até aqui.

8o. Vettel - 8,0

O fim de semana começou com uma pole promissora, mas no primeiro pit a equipe jogou fora a liderança, Vettel estava em um cômodo segundo lugar quando o safety car revirou a corrida, para piorar, foi atingido por Verstappen e teve de se arrastar até o fim da corrida.

9o. Sainz - 6,0

Fez uma boa prova, quase fechou o dia em oitavo, por uma volta teria conseguido. Mostrou o quanto a Renault evoluiu esse ano.

10o. Magnussen - 6,0

Fez uma corrida combativa o tempo inteiro e conseguiu um pontinho precioso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...