sábado, 10 de março de 2018

A Stock Car começa a mil por hora em Interlagos.


A corrida inaugural da Stock Car com a prova de duplas coloca na mesma pista os melhores pilotos do Brasil, alguns como postulantes ao campeonato e outros como convidados especiais tais como João Paulo de Oliveira, Felipe Massa, Augusto Farfus e outros talentos. 

Foto oficial do grid. A nata do automobilismo brasileiro está aqui.


A pole position da prova foi conquistada por Daniel Serra, atual campeão da categoria e seu convidado João Paulo de Oliveira para a alegria da equipe Eurofarma. A primeira fila ainda contou com Lucas di Grassi e seu convidado Augusto Farfus pilotando pela equipe Hero. Mas além deles outros pilotos poderiam disputar a vitória, tais como as duplas Cacá Bueno - Felipe Massa, Rubens Barrichello - Felipe Albuquerque entre vários outros. A categoria, apesar de algumas falhas, promove uma igualdade muito grande entre os carros.

A dupla Daniel Serra - J.P. Oliveira larga na frente.


Quando os carros saem para a volta de apresentação, o céu de Interlagos simplesmente desaba, no fim da volta de apresentação a direção de prova interrompe os procedimentos de largada. Os pilotos então puderam trocar os pneus, mudar o acerto dos carros e até mesmo instalar vidros especiais para melhorar a visibilidade do carro em condições adversas.

A chuva caiu de repente em Interlagos.


Com o safety car em pista a corrida é iniciada, e após sete minutos e meio os carros são liberados para largarem. Lucas di Grassi que nitidamente estava com dificuldades para enxergar a pista, larga muito mal, sai do traçado e na freada do S do Senna acaba sendo tocado por Felipe Fraga, batendo forte no muro. Melhor para JP de Oliveira que some na primeira posição. César Ramos consegue uma largada espetacular e pula para segundo.

O spray de água é grande, tornando a visibilidade extremamente complicada, César Ramos e Felipe Albuquerque se aproveitam dessas condições e passam a atacar o líder. Após uma boa disputa, César Ramos na freada do fim da reta de chegada ultrapassa e assume a ponta. Na curva do lago, o português Felipe Albuquerque assume a segunda posição e deixa JP de Oliveira em terceiro. Mais atrás, Nelsinho Piquet faz a volta mais rápida, mesmo estando em oitavo. E ainda faltavam 45 minutos de corrida.

Em entrevista durante a corrida, Di Grassi relatou que seu parabrisa quebrou quando estava com safety car ainda e pista. Uma irresponsabilidade do piloto em não parar para reparar, o risco de acidente era altíssimo, como se concretizou.

A corrida é super agitada, diversas ultrapassagens ocorrem em várias partes da pista a todo instante, pode-se destacar a boa manobra de Cacá Bueno que passa por Nico Muller e Felipe Fraga, que se tocaram e saíram do traçado.

Faltando 40 minutos, a pista começa a secar, a visibilidade melhora, não há mais chuva e um traçado se forma na pista. JP de Oliveira e Ricardo Zonta protagonizam uma linda disputa, e mais atrás Cacá Bueno se aproxima de ambos. Na subida do café, com ajuda do botão de ultrapassagem, Zonta passa seu rival e deixa para Cacá a árdua missão de passar por JP de Oliveira. Os dois não decepcionam, a disputa é feroz pois JP se defende muito bem. Cacá aciona seu botão de ultrapassagem, espreme JP para ficar com o melhor traçado e passa, pulando para quarto.

Faltando menos de 35 minutos a pista apesar de molhada está praticamente sem spray, e os pilotos começam a estudar a hora de parar e se poderão colocar pneus de pista seca. Nico Muller, em um golpe de azar, tem o pneu traseiro estourado na reta principal, tendo de fazer uma volta lentíssima até os boxes. A sujeira da pista obriga a intervenção do safety car.

Por conta do safety car a janela de pit stop foi estendida para até três voltas após a saída do mesmo. O carro de Bia Figueiredo sofre problema igual, comprometendo a corrida da piloto. Por coincidência (ou não) os carros da equipe Ypiranga teve esse sério problema. Enquanto a corrida fica em velocidade reduzida, os carros procuram desesperadamente as partes mais molhadas da pista para conseguirem conservarem os pneus já bem desgastados. 

Faltando 23 minutos a corrida recomeça, Marcos Gomes pula para quinto. No fim da volta, Cacá passa Felipe Albuquerque e assume a terceira posição. O carro de Diego Nunes perde o pneu, gerando o fim de prova para a dupla Diego Nunes - Luciano Burti. Os pilotos começam a parar, mas na pista, Marcos Gomes ultrapassa Cacá e assume a segunda posição.

Nos boxes, a equipe de Cacá se atrapalha ao colocar o suporte para Felipe Massa. Pizzonia e Frinjs se tocam, e pior para o piloto holandês que tem a roda quebrada e deixa consequentemente Nelsinho na mão. O safety car volta a pista.

Faltando 15 minutos, os primeiro são: Pizzonia, Valdeno Brito, Victor Genz, Galid Osman, que não pararam até o momento, entre os que pararam o "líder" é o Ricardo Zonta. Massa acaba voltando somente em oitavo.

Faltando dez minutos a corrida recomeça com pista seca. Daniel Serra passa Vanthoor. Van der Linde se aproxima de Vanthoor e passa a atacar o outro convidado, conseguindo uma bonita ultrapassagem.
Após as paradas, já no fim da prova são: Daniel Serra, Rubens Barrichello, Linde, Vanthoor e Ricardo Maurício.

O atual campeão da stock, fez uma belíssima relargada e assume a ponta, mostrando que não será fácil ganhar dele esse ano. Barrichello, com muito trânsito a frente não consegue se aproximar. mais lá atrás Felipe Massa decepciona e vai perdendo posições.

Na penúltima volta, Ricardo Maurício ultrapassa Vanthoor. Mais a frente, Daniel Serra, com cuidado leva seu carro até a linha chegada e se sagra vencedor da corrida. 

A alegria de JP Oliveira nos boxes é evidente, apesar de não ser familiarizado com o carro, foi combativo o tempo inteiro e entregou ao seu companheiro em uma posição capaz de disputar a vitória. Em segundo lugar veio Rubens Barrichello, que também pode agradecer seu bom desempenho ao seu companheiro Felipe Albuquerque. Em terceiro Van de Linde, e quem agradece é César Ramos, que levará esses pontos para o campeonato. Em quarto Ricardo Maurício, com a ajuda de Felipe Nasr que também fez uma excelente prova, aliás por largarem bem mais atrás, o resultado acaba sendo muito positivo. Em quinto lugar Vanthoor que sofreu na sua sessão em pista, comprometendo um pouco o resultado de Ricardo Zonta. Lá atrás Massa fecha em décimo terceiro, prejudicando, Cacá Bueno que sai de Interlagos de mãos abanando, mesmo após um excelente prova.

A merecida vitória da dupla Daniel Serra e JP Oliveira.


O momento mais bonito nas comemorações foi a declaração de Rubens Barrichello, que sofreu um pequeno AVC há 45 atrás, e se sente realizado por ainda poder correr e ser competitivo depois desse susto.

E é isso, apesar da Stock Car Brasil não ser uma categoria de um porte técnico elevado como a Nascar ou DTM, pelo menos possui pilotos muito bons e disputas acirradas em pista graças a equiparação de carros. 

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