Interlagos é sempre uma pista com promessa de grandes emoções e corridas inesquecíveis, apesar do dia ensolarado e sem previsão de chuva com Hamilton largando dos boxes, a promessa de show está garantida.
Os 60o. Celsius na pista favorecem os carros da Ferrari, o que demonstra uma corrida ainda mais intensa pela disputa da vitória.
Na largada Vettel força para cima de Bottas e assume a ponta. No S do Senna Riccardo é tocado bem de leve por Vandoorne que por sua vez havia sido atingido por Magnussen e roda bem no meio do pelotão por sorte outros carros acabam saindo ilesos.
Ainda na primeira volta, Grosjean força para cima de Ocon, acaba rodando no laranjinha e atinge o carro do francês. Ambos saem da pista mas Ocon com a suspensão quebrada fica fora da corrida.
Grosjean erra e acaba com a prova de Ocon. |
O safety car é acionado já no fim da primeira volta para a limpeza da pista devido aos detritos deixados pelos carros acidentados. Quem se beneficia dos acidentes é Lewis Hamilton, que não se envolveu em sururu nenhum e quando o safety car sai na volta seis ele já está na décima sexta posição.
Na relargada a corrida fica interessante pois vários carros aproveitaram o safety car para fazerem as suas paradas de box. Massa que já havia largado bem também faz uma boa relargada, passa Alonso e pula para quinto. Ao fim da sexta volta, Hamilton já era o décimo segundo, mostrando força para disputar o pódio.
Volta a volta Hamilton vai abrindo caminho passando seus oponentes, Stroll, Ericsson, Gasly e Sainz, sempre no final da reta de largada, são ultrapassados. Os quatro são vitimados por Lewis volta a volta, sempre no mesmo ponto.
Na décima volta Alonso começa a pressionar Massa, mais a frente Bottas começa a se aproximar de Vettel. Na volta seguinte Ricciardo na mesma volta ultrapassa Stroll e Ericsson. Hamilton agora na reta oposta ultrapassa Hulkenberg e assume a oitavo posição.
No giro catorze Hamilton e Pérez fazem uma disputa interessante, o mexicano coloca o carro por dentro para dificultar a ultrapassagem de Hamilton, na reta oposta com DRS, o mexicano obriga o inglês a se defender e perder tempo. Mais atrás, Ricciardo também dá show, ultrapassando Sainz de maneira arrojada.
Com um ritmo alucinante, Hamilton se aproxima de Alonso e Massa, e já se preocupa com a diferença para Vettel pois sabe que tem carro para chegar a frente. No início da volta vinte, o inglês passa Alonso, que nem esboça reação tamanha a diferença de velocidade. Na volta seguinte, na descida do lago, Hamilton passa Felipe Massa, que poderia ter complica mais a vida de Hamilton. Mais atrás Ricciardo após passar as Renault já é o nono.
Na volta vinte e dois, Bottas faz a melhor volta da corrida, se aproxima mais de Vettel e coloca mais fogo na corrida. Grosjean após meia hora de corrida, acaba sendo punido com dez segundos por ter tirado Ocon da corrida. Na volta seguinte, com pista livre, é a vez de Hamilton fazer a volta mais rápida da corrida.
Após vinte e seis das setenta e uma voltas, a diferença de Vettel para Hamilton é de apenas dezesseis segundos. Ricciardo começa a se aproximar de Pérez que também se aproxima de Alonso e Massa. Os pegas continuam intensos.
Na passagem vinte e oito Bottas e Massa param nos boxes e colocam os pneus macios, na volta seguinte é a vez de Vettel. Na saída dos boxes o finlandês volta literalmente atrás de Vettel que já é obrigado a se defender para se manter a frente. Na volta vinte e nove é a vez de Kimi parar nos boxes, mas este volta bem a frente de Verstappen.
Após os pits, Bottas esboça um ataque a Vettel. |
Após trinta e um giros, Hamilton assume a liderança mas começa a ficar um pouco mais lento do que Vettel. Nos boxe Sainz ganha a posição de Hulkenberg. Na volta seguinte, Ricciardo abre passagem para Verstappen, muito provavelmente o australiano deverá parar nos boxes.
Na metade da prova, Perez para nos pits e cai para nono. Hamilton continua se mantendo a frente de Vettel, mas provavelmente os pneus não iriam resistir até o fim da prova. Mais atrás, em franca recuperação, Hulkenberg que já havia passado Sainz, ultrapassa também Gasly e fica entre os dez primeiros.
Com quarenta passagens, Verstappen é o mais rápido da corrida e vais e aproximando de Raikkonen. Hamilton e Vettel começam a encontrar retardatários, Hartley, Grosjean e Stroll, acabam por ajudar a Hamilton a se manter a frente.
Três voltas depois Hamilton para nos boxes e coloca os pneus mais macios, na mesma volta Ricciardo também para nos boxes.
Raikkonen pressionado por Verstappen e por Hamilton, aperta o ritmo e vai se aproximando de Bottas. Hamilton consegue a volta mais rápida e mostra que vai buscar o pódio, quiçá a vitória.
A corrida por volta da volta cinquenta entra em um momento de calmaria, o destaque fica por conta de Hamilton fazendo as voltas mais rápidas da corrida, na perseguição a Verstappen.
Após cinquenta e seis giros, Alonso volta a pressionar Massa na disputa pela sétima posição. Hamilton fica a três segundos de Verstappen. O holandês começa a reclamar dos pneus para justificar a perda de ritmo. Na volta seguinte a diferença já vai abaixo da casa dos dois segundos.
Na volta cinquenta e oito, Hamilton tenta por fora mas não consegue passar Mas, mas na descida do lago, mesmo por fora, o motor Mercedes impulsiona Hamilton a passar pela Red Bull. A perseguição passa a ser contra Raikkonen. A diferença entre Vettel e Hamilton era de exatamente dez segundos nesse momento.
Hamilton abre caminho e passa Verstappen. |
Na volta sessenta, com um tempo espetacular na casa de um minuto e onze, Hamilton faz o novo recorde da pista e faz a diferença para Raikkonen cair para menos de cinco segundos.
Faltando oito voltas para o fim e com três voltas mais rápidas seguidas, a diferença para Kimi para Lewis é de apenas três segundos. O pódio parece ser questão de tempo. Verstappen, reclamando dos pneus, para nos pits mas volta ainda em quinto. Massa e Alonso ficam separados por um segundo e a briga entre eles recebe a companhia de Pérez.
Com seis voltas para o fim, Max Verstappen faz a volta mais rápida e quebra o recorde da pista que pertencia a Juan Pablo Montoya. Hamilton fica a um segundo e meio de Kimi mas o ritmo do inglês apesar de mais rápido, diminui um pouco.
Com cinco giros para o fim, Hamilton trava tudo ao tentar passar Kimi, Lewis ainda assim não desiste e continua a aproximação.
A "travada" de pneus que custou o pódio de Lewis. |
A três voltas do fim, Stroll fica com o pneu dechapado e tem de ir vagarosamente para os pits. Hamilton depois da travada demora a chegar de novo em Kimi. Na volta seguinte, o inglês ameaça mas Kimi, o "homem de gelo", não se abala e se mantém a frente.
Na subida da junção, Hamilton cola de novo mas não consegue passar Kimi, os dois abrem a última volta e Hamilton parece se contentar com o quarto lugar.
Vettel cruza em primeiro na bandeirada quadriculada, Bottas em segundo e Raikkonen em terceiro. Hamilton fica em quarto, seguido por Verstappen em quinto e Ricciardo na sexta colocação. Ainda na última volta, Massa se defende como pode de Alonso, que por sinal chega a meio carro a frente de Pérez na linha de chegada, sensacional. Fechando os dez primeiros cruza Hulkenberg, a uma volta atrás.
O pódio do GP Brasil, com um alemão e dois finlandeses. |
Três coisas chamam a atenção, além da vitória de Vettel, a sua terceira no Brasil e a primeira da Ferrari após o triunfo de Massa no ano de seu quase título, mostrando todo o talento do piloto do alemão. O segundo fato foi o desempenho de Lewis que chegou a menos de seis segundos do líder, e por muito pouco não conquistou o pódio, que seria merecido. E o terceiro fato foi o excelente desempenho de Felipe Massa, conquistando na marra o sétimo lugar. Uma despedida muito melhor do que a do ano passado e uma corrida memorável do brasileiro pelo carro que possuía.
A comemoração justa de Felipe Massa. |
Como relatado no início do post, Interlagos sempre nos brinda com grandes corridas, não à toa, o circuito é considerado um dos melhores do calendário.
Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo seu desempenho na corrida.
Vettel - 9,0
Não fez a pole position mas largou muito bem e assumiu a liderança da prova com autoridade. soube resistir a Bottas após a parada nos boxes e além da vitória, praticamente assegurou o vice campeonato.
Bottas - 8,0
Fez a pole, mas não largou muito bem, comboiou Vettel praticamente a corrida inteira, sem nunca ameaçar o alemão, comparar seu desempenho com de Hamilton chega a se cruel.
Raikkonen - 8,0
Fez uma corrida segura apesar de discreta, só foi notado ao se defender de Hamilton, aliás o fez com segurança.
Hamilton - 9,5
O que dizer desse tetracampeão? Largou dos boxes mas graças ao safety car ficou no pelotão e começou a sua cruzada, fez talvez uma das suas melhores corridas na carreira e quase chegou ao pódio.
Verstappen - 8,5
Fez uma excelente corrida, seguro, infelizmente seu carro era inferior ao Mercedes e a Ferrari e muito superior aos outros. Pelo menos conseguiu fazer o recorde da pista.
Ricciardo - 8,5
Largou no meio do pelotão por conta da punição por troca de peças, se envolveu em um acidente sem ter culpa na largada, mas foi arrojado e abriu caminho com autoridade para fechar dia em sexto.
Massa - 9,0
Fez um bom treino ao avançar ao Q3, largou muito bem indo para sexto, relargou bem e pulou para quinto e soube segurar a pressão de Alonso a corrida inteira. Fechou em sétimo pois era o possível a se fazer com o carro. Uma despedida digna de um piloto muito correto e rápido. Se fosse Felipe nem ia para Abu Dhabi, não tem como encerrar melhor a carreira.
Alonso - 8,0
Fez uma excelente classificação e uma corrida muito boa, quando perdeu a posição para Massa parecia que ia ficar para trás, mas soube se manter próximo e com um bom ritmo. Sobra talento e falta carro.
Perez - 7,0
Liberado para disputar as posições com Ocon, o confronto nem aconteceu devido a batida do francês. Pérez até fez uma prova razoável mas ficou um pouco aquém do que era esperado.
Hulkeneberg - 6,5
Após duas corridas com abandono finalmente consegue chegar aos pontos e consegue ficar a frente de Sainz, que é um bom resultado.
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