sábado, 11 de novembro de 2017

BOTTAS É POLE NO GP BRASIL


O GP do Brasil é repleto de expectativas, uma etapa desafiadora por conta de uma série de fatores, como o traçado seletivo e o clima instável de São Paulo.

Nos treinos livres a Mercedes dominou amplamente o grid, trazendo uma grande confiança para Lewis Hamilton para vencer no Brasil. Aliás Hamilton se candidatou a ser o representante honorário do Brasil na F1, já que com a aposentadoria de Felipe Massa, o país ficaria sem pilotos no grid.

Já na qualificação, nos primeiros minutos do Q1, Hamilton perde o controle do carro no laranjinha e acaba acertando a barreira de pneus. Com a suspensão quebrada e sem tempo, Lewis irá largar na última fila. Depois de um quarto título mundial a expectativa certamente não era de ver o campeão errando e ficando de fora da disputa da pole position. 

Cena a cena: Lewis perde a traseira, e escorrega até a barreira de pneus.


Em entrevista, Emerson Fittipaldi acredita que o erro de Hamilton pode ter sido ocasionado por causa de uma fina garoa, e como Lewis foi um dos primeiros a entrar na pista pode ter sido surpreendido pela pista mais escorregadia.

O Q1 recomeça após a bandeira vermelha devido ao acidente do carro da Mercedes. Raikkonen com pneus mais duros surpreende e fica na ponta. Bottas também se destaca e fica muito próximo de Kimi, mas com pneus mais macios. 

Verstappen apesar do quarto tempo e Stroll, eliminado do Q1, reclamam de problemas em seus carros mas continuam no treino. Massa, em uma excelente volta pula para quarto, passando com estilo e força para o Q2. Sem a mesma sorte, além de Lewis, os eliminados do Q1 são Ericsson, Gasly, Wehrlein e Lance Stroll.

Antes de recomeçar a classificação uma ponderação, imaginem se Vettel não tivesse batido em Cingapura e tido os azares em Suzuka e Sepang, certamente a corrida seria ainda mais dramática para Lewis e a disputa do título, infelizmente para o espetáculo a maré de Hamilton só virou após a consagração.

No Q2 os pilotos avançam para a pista pois uma garoa mais forte cai na pista. Bottas pulveriza o recorde da pista e crava uma volta de 1:08:901, o novo recorde de Interlagos. As Ferrari com Vettel e Raikkonen vem logo em seguida muito próximas. Ricciardo, o único com pneus duros é o quinto, podendo surpreender na corrida. Massa mostrando um bom ritmo faz o sexto tempo e mostra força com a sua Williams.

Max quase é punido por não fazer a pesagem do carro.


Nos minutos finais do treino o desespero dos pilotos em fechar um bom tempo e avançarem ao Q3 faz com que Vettel assuma a pole, mas o grande destaque do Q2 foi Alonso com um brilhante sexto tempo, já com o cronômetro zerado. Pérez também se dá bem pois consegue eliminar Ocon, seu arqui rival e companheiro de equipe.

Os eliminados no Q2 foram, Hartley, Magnussen, Vandoorne, Grosjean e Ocon. Desta forma, dois carros da Ferrari, dois da Red Bull e dois da Renaut avançam ao Q3 juntos de um carro da Mclaren, um da Williams e um da Force India. 

No Q3, Bottas é o primeiro a ir a pista e faz um excelente volta, logo em seguida Vettel consegue bater o tempo do finlandês por menos de um décimo. A briga pela ponta promete.

Em sua volta lançada, Massa é atrapalhado por Sainz e tem a volta comprometida. Para piorar a chuva se aproxima do autódromo. A última tentativa dos pilotos será dramática pois se a chuva cair acaba com as chances de uma boa volta e de quebra, há o risco de bater, rodar, comprometendo o fim de semana.

Na última tentativa de cada piloto ninguém conseguia melhorar, por pouco é verdade mas Bottas, consegue por 0,038 milésimos arrancar o doce da boca de Vettel, fazendo a pole position. Massa não consegue melhorar e fecha o dia em décimo mas largará em nono por conta da punições a Ricciardo, o brasileiro de fato tinha condições de ficar entre os seis, talvez sete primeiros se não fosse sido atrapalhado.

Assim, fica o grid, sem contar as punições dadas:




Bottas salva o dia da Mercedes e fecha a classificação na pole position mas a Ferrari estão bem e vão disputar essa vitória. Mais atrás Hamilton com certeza dará show e irá galgar as posições até os pontos, fora o fato que a chuva pode cair a qualquer hora em Interlagos.

Uma única previsão é possível, a corrida será espetacular amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...